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[ChL Design] Psicologia e Relações Físicas das Cores


Jvchequer

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Aproveitando o meu penúltimo post sobre Teoria das Cores, quero dar um embasamento sobre psicologia e significado das cores, que além de ser algo fascinante, é algo muito importante a ser estudado na área de design e comunicação.

As cores se comportam de maneiras diferentes, de acordo com a intensidade da luz que colocada no ambiente, e das características do suporte em que a cor está, sendo impresso ou digital. Cabe a nós, profissionais, executar os trabalhos com o conhecimento desses princípios, para provocar nas pessoas que olharem a nossa peça terem a reação psicológica que procuramos e que seja necessária ao objetivo proposto.

 

 

Significado das cores

Cada cor pode remeter algo diferente para cada grupo de pessoas, carregando-se de significados. Abaixo, uma relação de cores e sua respectivas influências psicológicas:

 

 

Preto

A cor preta, por representar ausência de luz, sugere morte, algo trágico, luto, infortúnio, noite, fim, solidão, porém aplicada de um jeito certo, como por exemplo, ao receber uma acabamento especial, como verniz, plastificação fosca, ou mesmo como fundo de um cartão, pode vir a mostrar elegância, distinção, luxo, se tornando um cor muito chique.

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Branco

A cor branca, por ser a reunião de todas as cores, como explicado no nosso penúltimo post, remete a paz, isolamento, pureza, calma, inocência, diginidade. Porém culturalmente, em religiões orientais, essa cor pode sugerir a passagem para planos espirituais.

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Cinza

A cor cinza é uma cor neutra, que dependendo das combinações que tiver, assume diversos significados. A cor em si remete a tristeza, angústia, desânimo, tédio, decadência, passado, pena, sabedoria. Quando colocado com tons mais escuros remete a sensação de sujeira. Como disse por ser uma cor neutra, ela é muito usada hoje em dia tanto com cores frias como cores quentes, dando uma combinação muito boa em logotipos.

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Vermelho

A cor vermelha remete a sensações como alegria, força, vitalidade, dinamismo, energia, coragem, intensidade, porém é uma cor que transmite vulgaridade, sensualidade, perigo, fogo, calor. É uma cor que se impõe. Classificada como cor quente, para alguns teóricos, a cor mais quente (para Kandinsky amarelo seria a cor mais quente), ela tem essa característica de aumentar visualmente os objetos que possuem essa cor.Ele tem o significado que vai da proibição até ao estímulo da procriação, sobrevivência.

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Verde

A cor verde é considerada a cor mais calma, estática, fria, está associada a estabilidade. Quanto mais amarelado, mais associado a força ativa, e quando tem mais predominância ao azul, causa a sensação de serenidade. É a cor que está associada com paz, vida, frescor, saúde, bem estar, abundância, tranqüilidade, segurança.Também a cor do jogo, do destino, muito usada como fundo de mesas de jogos, e com isso remete ao dinheiro (devido a ser a cor dos dólares, das “verdinhasâ€).

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Azul

A cor azul é uma cor que remete a profundidade, como por exemplo, o céu, mar, universo. Introvertida, cor feminina, discreta, é a cor preferida dos adultos, pois traz serenidade, infinito, espaço, viagem, afeto, intelectualidade, confiança, amizade,. Essa cor transmite uma calma diferente da cor verde, pois o azul é mais dinâmico, e nos remete a viagens imaginárias.

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Amarelo

A cor amarela, como disse para Kandinsky,seria a cor mais quente do círculo cromático, e possui uma expansão muito grande. É uma cor que representa energia, alegria, verão, considerada a cor mais luminosa e representante mais próximo da luz, porém pode também representar a loucura, o delírio, a inveja, euforia, orgulho, ciúme, e a também a ouro e fortuna.

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Violeta

A cor violeta transmite misticismo, meditação, sonho, igreja, fantasia, mistério, delicadeza, sendo a tonalidade de lilás remetendo a sensação de magia. Ainda representa a espiritualidade, o equilíbrio entre o espírito e os sentidos, a inteligência e a paixão, a sabedoria e o amor (é a cor das roupas do bispo, obrigado a não cometer os pecados da carne).Porém essa cor representa também a violência, furto, agressão (olho roxo), miséria, engano.

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Laranja

A cor laranja transmite radiação, com muita força. Pode ser associada ao calor, fogo, luz, aurora/por do sol, chama, festa, robustez. Também está associada a fidelidade, e contrapartida, também representa a luxúria, e infidelidade. Representa o perigo, euforia, tentação, prazer, advertência.

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Marrom

A cor marrom é uma cor realista, que não vulgariza, e nem brutaliza, representando os pés no chão. Exprime compactação, doença, sensualidade, desconforto, pesar, melancolia, vigor e resistência.

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Rosa

A cor rosa é a cor íntima, de fácil assimilação, quanto a sensações, transmitindo feminilidade, intimidade. dignidade real, vidência, autocontrole, estima, valor, dignidade, calma. O rosa claro exprime graça, ternura.

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Relações Físicas e Psicológicas da Cor

 

Poder de Atração

Baseado em um estudo feito ao longo dos anos, podemos afirmar que a cor laranja tem maior poder de atração, seguido do vermelho, azul, preto, verde, amarelo, violeta e por final a cor cinza, sendo com menos poder de atração.

 

 

A Forma e a Cor

A forma do objeto que apresenta uma cor possui influência no grau de memorização da mesma, pois dependendo da forma, ela aumenta ou reduz a expansão da cor.

As formas circulares são mais eficientes e mais usadas, por possuírem esse forte poder para expansão da cor. As formar retangulares são as opção seguinte, e as triangulares são as que possuem menor grau de eficiência.

 

 

Os Sentidos e a Cor

As cores estimulam associações com paladar e com os sabores. A acidez é remetida por tons amarelos, verde ou verde-amarelados. Sabores doces são remetidos pelas cores amarela, laranja e vermelho. Adocicado fica com a cor rosa o amargo fica relacionando com as cores marrom, azul-marinho, e verde-oliva.

 

 

Elementos e Estações do Ano

A cor vermelha remete ao verão (cor do calor, energia, e por ser uma cor quente), amarelo ao outono (a cor remete as cores das folhas que caem no outono), a cor azul (cor fria e que remete ao frio, neve, água) ao inverno e a cor verde a primavera (cor que remete vida, saúde, esperença). Sendo assim a cor azul remete ao ar, o verde a água, o vermelho a terra e o amarelo ao fogo.

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Temperatura e a Cor

A temperatura é a impressão mais fácil de ser detectada em uma cor. Por exemplo, as cores quentes, como laranja e vermelho, transmitem a sensação de calor, as cores frias como azul, remetem a sensação de frio.

 

 

O Peso

As cores com tons de branco e amarelo sugerem maior leveza aos produtos, após os tons cinza, vermelho, azul e verde remetem ao peso médio, e a cor preta sugere maior peso e robustez. Embora o produto esteja com o mesmo peso em todos os frascos, o preto nos passa a sensação psicológica de peso, um fardo pintado de preto parecerá mais pesado do que um fardo pintado de branco.

 

 

O Tamanho

Há uma espécie de ligação física entre tamanho e claridade. Por exemplo, Uma um objeto branca parece sempre maior, pois a luz que reflete lhe confere amplidão. As cores escuras, ao contrário, diminuem o espaço. Todas as cores constituídas com bastante branco, terão um aspecto maior do que as tonalidades escuras.

 

 

Artigo Extra!

Cores Complementares e a Visibilidade

Uma cor primária é complementar de uma cor secundária quando ela não faz parte da mistura que forma a cor secundária. É a complementação por oposição. Muitos teóricos defendem que cor complementar é a cor que está situada na diagonal oposta no círculo cromático.

O vermelho é complementar do verde, o azul do laranja, o violeta do amarelo, aonde uma cor terciária é sempre complementar a outra cor terciária, oposta no círculo cromático, como o azul-violeta é complementar do laranja amarelado, e assim por diante.

Ao planejar um layout, com combinação de cores, é preciso levar em conta a visibilidade e também o contraste entre elas. As cores complementares, contrastantes, devem ser usadas com cuidado, atraem a atenção, pois causam um maior impacto visual.

 

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Por exemplo, o contraste de amarelo e preto é o mais visto a distância, por que o azul é o tom mais próximo do preto. O branco, que é a cor contrastante do preto, não consegue a mesma visibilidade. Devemos sempre procurar colocar o fundo claro, e letras escuras e vice-versa, dando uma visibilidade melhor.

A combinação de tons análogos, que sãos os tons próximos do círculo cromático, as cores vizinhas, ficam muito boas usadas em alguns layouts, como detalhes, mas usadas como sendo um delas a escrita e a outra fundo, as vezes ficam com visibilidade média, como por exemplo o vermelho e laranja, mas a maioria, como por exemplo o verde e o azul, obtêm uma visibilidade ruim.

 

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E as cores contrastantes, como disse acima, ficam muito boas usadas como detalhes, mas como escrita e fundo, como vermelho e verde, além de ser um incômodo para os olhos, também possuem uma visibilidade ruim.

 

Tomara que vocês tenham gostado! Até a próxima =D

 

Psicologia e Relações Físicas das Cores is a post from: Choco la Design

 

 

 

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