Ir para conteúdo

[Dsg Blog] CSS deveria ser separado em vários arquivos?


Jvchequer

Posts Recomendados

Essa é uma daquelas questões que não possui uma resposta fixa e que é bem debatida na comunidade de desenvolvedores. Vamos analisar os dois lados da moeda nesta.

 

 

 

dividir-css.jpg

 

 

Por que dividir?

Um lado acredita que é interessante dividir arquivos CSS. Assim, fica mais fácil depois de encontrar e editar determinadas partes de um site, ainda mais quando há mais de uma pessoa envolvida na manutenção do mesmo. A divisão é feita de acordo com o gosto do desenvolvedor: um arquivo os comandos de reset, em outro fica o layout, no terceiro a tipografia, e por aí vai.

 

Outro ponto a favor é poder manter folhas exclusivas de alguma seção inutilizadas quando não necessárias. No Wordpress, por exemplo, o estilo dos comentários não precisa ser utilizado até que seja aberto uma página de post (os comentários em blogs não aparecem na página inicial).

 

No entanto, o lado negativo é o número de server requests (pedidos de servidor) que aumenta com mais arquivos. Isto pode representar um problema em sites com altíssimo número de acessos, fazendo com que o servidor tenha que efetuar múltiplos processos de uma só vez. Claro que isto representa um problema para sites gigantes, com mais de 100 mil acessos únicos por dia. Blogs como este, que tem em torno de 3.000 visitas únicas diárias não sofrem muito com este problema.

 

 

Por que não dividir?

Nem sempre dividir o CSS facilita encontrar algo específico. Quando a necessidade de um “find and replace” (procurar por algum valor determinado e substituir por outro toda vez que aparece no arquivo), um arquivo só pode diminuir o tempo da tarefa.

 

Sem contar que, quando há necessidade de comprimir um arquivo CSS para diminuir o tamanho dele e aumentar a velocidade de download, um arquivo só é mais recomendado – já que múltiplos arquivos significariam múltiplos server requests e por consequência, aumento do consumo de transferência.

 

 

Então, qual usar? Separado ou junto?

Vai de cada caso. O site tem uma média de acessos alta? O CSS terá de ser compresso? Todo o código é usado o tempo todo? (ex: não tem páginas diferenciadas, em termos de layout, no restante do site). Neste caso, sugiro usar uma folha de CSS apenas.

 

Já se existem muitas páginas internas com diferenciação de layout (como aqui no Design Blog, cujo layout muda de cor dependente da categoria de cada artigo), ou haverá múltiplas pessoas tendo que fazer a manutenção do código CSS, o ideal é dividir o CSS metodicamente.

 

E você, leitor, qual prefere? CSS dividido ou em um arquivo só?

 

Inspiração

 

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.

 

.

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=H4O5ZPlq7mQ:vMAhrtIXGkY:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>H4O5ZPlq7mQ

 

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...