Ir para conteúdo

Construções No Tibia: Templos, Telhados, Casas, Detalhes, Etc.


Alissow

Posts Recomendados

Atenção! Este tópico contém muitas (25 imagens = 41.559.864 bits) imagens, algumas em tamanho G, então se alguma delas não carregar, atualize a pagina no seu navegador.

Obrigado pela atenção.

 

voce.png

Imagem por: Kaonic



[Construções]

 

 

Construções no Tibia são como na vida real, não se pode viver sem elas. No inicio o jogador nasce no templo, que é talvez o lugar mais importante e visitado do servidor, todos passam por ele no começo e é onde você renasce depois de morrer, também é onde você foge daquele Power abuser fdpfdpfdpfdp. Em segundo lugar na escala de importância vem o Depot, é onde você guarda seus itens mais preciosos (se você não tiver uma casa), onde você faz aquela feirinha maneirinha pra vender seus itens. Temos também as casas, que, com camas, servem pra regeneração fácil e rápida de stamina ou soul, servem pra guardar seus itens, fazer inveja em quem você odeia, brincar de casa da Barbie, etc. Enfim, construções no Tibia são mesmo importantes.


 

 

 

Templos:

 

Começaremos pelo, na minha opinião, o lugar mais importante de um servidor.

 

Como você já sabe, templos são aqueles lugares sagrados onde os players nascem e renascem.

 

Claro que esta não é uma construção, mas templos não precisam ser necessariamente quadrados, simétricos e "sem vida". A historia do templo acima, por exemplo, diz que no passado ele era um "templo de verdade", mas devido a ataques simultâneos de bombas atômicas Magos, o templo foi destruído, e mesmo assim os habitantes não quiseram abandoná-lo, por ser um templo sagrado e possuidor de forças sobrenaturais.

 

 

 

Templos e construções são diferentes em cada tipo de cidade, cidades desérticas tendem a ter templos com paredes no estilo "egypt wall" e "egypt Stone wall", cidades em selvas usam templos de bambu, as construções em cidades de gelo possuem paredes de madeira, e assim sucessivamente.

 

Dica: Em cidades pequenas, templos devem ser pequenos, e em cidades grandes, templos devem ser grandes, respectivamente.

 

templo2x.png



Este é o templo do popular Alissow OTS, como podem ver é um templo simples e totalmente retangular, mas mesmo assim não é feio – pelo menos eu acho que não é. Vocês aprenderão mais sobre construções quadradas um pouco mais abaixo.

 

Casas:

 

casa1s.png

 

 

 

As casas precisam ter:

 

- Pilares, para garantir o sustento da construção, como está indicado em vermelho. Isto não é obrigatório, apenas se tiver algo "solto por ai" que necessite alguma sustentação.

 

- Janelas nos telhados e nas paredes – indicação em verde - dão um charme a mais na sua casa, além de permitir a visualização dos players de dentro e fora da mesma.

 

- Uma porta, logicamente, para o player entrar e sair da casa.

 

- E por ultimo enfeite da maneira que quiser, sempre respeitando a coerência (Leia Detalhes mais abaixo).

 

 

 

Telhados:

 

Em sua construção você pode usar diversos tipos de telhados, em casas pequenas eu aconselho o seguinte tipo de telhado:

 

telhado1.png



Em construções maiores, é aconselhável usar um telhado baixo, pois o alto pode ficar alto demais, resultando num mapa feio.

 

 

 

 

telhado2.png

 

 

 

Também é válido utilizar pedras e plantas nos telhados.

 

 

 

Detalhes:

Detalhes em construções são uma coisa muito simples, geralmente usa-se tochastocha.png, janelasjanela.png, portasportav.png, musgosmusgo.png, floresfloresf.png, plantasplantah.png, etc.

 

 

 

OBS: Tochas em paredes de madeira são prejudiciais à saúde das mesmas, por isso o ministério da saúde recomenda o uso de lâmpadas.

 

 

 

Veja alguns exemplos de detalhes nas construções:

 

 

 

 

detalhes1.png

Observe que nesta casa temos plantas nas paredes, plantas no telhado, além de musgos nas paredes e uma calha com um barril de água, muito comum em casas de toda parte do mundo. Rçrç

 

detalhes2.png

Nesta, temos um contraste de paredes, além de musgos e chaminés nos telhados.

 

 

 

 

Construções Grandes:

 

 

 

 

castelo.png

 

Os castelos (eu adoro esse mapa) também fazem parte do mundo tibiano, os reinos precisam ter uma fortaleza que sirva de uma moradia digna para o seu rei e seus seguidores. Observe como as paredes foram usadas.

 

Tamanhos.

 

Eu vejo bastante gente fazendo casas extremamente gigantescas, quadradas ou curvas e com apenas uma porta e uma janela. A não ser que você queira criar monstros lá dentro, 13x13 SQMs já é grande o suficiente para uma casa grande e 6x7 para uma casa normal.

 

Se você não sabe o que é SQM, preste atenção:

 

SQM significa Square Metre, que em português, significa Metro quadrado. Passando para o Tibia, um player playerg.png ocupa um SQM, assim como um Demon demonta.png (ou qualquer outro monstro) também ocupa um SQM. Um pedaço de chão chaof.png ou uma parede paredee.png Também possuem 1 SQM.

 

casagrandecerto.png

Uma casa grande no tamanho certo.

 

 

 

 

casagrandeerrado.png

 

Uma casa grotesca do jeito totalmente errado.

 

 

 

 

Quadrado X Curvo:

 

 

Quando se fala em construções quadradas a primeira coisa que vem à cabeça é que é um mapa muito simples, feio e... quadrado (what?), o que não é verdade. Construções curvas atrapalham a jogabilidade, acompanhe.

 

 

 

Mapa 1:

 

casaquadrada.png

 

A primeira vista você poderá dizer que é um mapa muito simples, feio e quadrado, continue acompanhando.

 

 

 

 

Mapa 2:

 

casacurva.png

 

Qual dos dois mapas é mais bonito? Qual deles suporta mais items? Com certeza é a casa quadrada certo? Por isso pense bem antes de querer fazer algo "incomum".

 

Isso não quer dizer que deve-se fazer tudo quadrado, algumas curvinhas às vezes também deixam um mapa bonito:

 

casacurva2.png



Aplicando a "técnica do olha e faz" também é possível fazer lindas construções e com formas diferentes. Observe:

 

hambgermanhouse1.jpg

 

Depois:

casacopia.png

 

 

 

É certo que um servidor sem construções não funcionará como deveria, ele ficará totalmente incompleto, os players precisam de um lugar bonito pra renascer, precisam de um depósito seguro para guardar seus items, precisam de casas para viver e de qualquer forma essas construções precisam ser bem feitas, seja para atrair o publico ou para simplesmente mostrar seu trabalho.

 

______________________________________________________________________________

 

 

 

Considerações finais:

 

Os mapas não ficaram muito beeem feitos, alguns deles serviram apenas de demonstração.

 

Gostou do artigo? Deseja criticar? Elogiar?

Comente :laugh:

templo1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, muito bom. tem algumas coisas que eu sinceramente não concordo com você, mas pouca coisa, no geral excelente!

deu uma bruta vontade de voltar a mapear agora ;s

mas vou me segurar, sei que vou. ;x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts Sem Comentarios, até o mapa de demonstração ta esta excelente Oo

vai ajudar muito a quem pretende ser um bom mapper. Meus Parabéns :smile_positivo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente! :o

Ideias muito bem organizadas, transmitindo todas as informações necessárias para o leitor. A leitura não ficou cansativa, e há muitas imagens para exemplificação.

 

Aquela ultima screen de duas casas, antes de "Construções Grandes:", me fez lembrar aquela ao norte do DP de Carlin (pra lá >> dos campos de Xadrez, e ao sul do Castelo da Rainha). ;P

 

 

Ahh, e na última imagem do tutorial, quando você criou aquela casa, esqueceu de colocar o número. Aff...

Perfect ;x

Parabéns ^^

REP + :thumbsupsmiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que monstrouosidade Alissow! Lindo mesmo os mapas as explicações, você ta arrepiando nos artigos, parabéns mesmo sou fãn da sua coluna :winksmiley02: vou ver se baixo o Alissow OT e abro pro pessoal do XT jogar...

 

REP+, e parabéns de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Galera, eu quase caí da cadeira vendo os artigos que o pessoal tem feito, sério mesmo!

 

Todos estão de parabéns, alissow ... simplesmente perfeito!

 

Em breve, terei uma surpresa para ajudar todo mundo que está criando conteúdo

aqui no xtibia.com ... =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplismente EXCELENTE, alissow! Parabéns cara.. curto muito ver seus artigos.

Esse artigo, está.. (fico sem palavras).. irá ajudar muito à quem está começando ou até quem já começou.

Perfect :D

 

(até deu vontade de fazer algumas construções :D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Qual os IDs usados nas calhas? virei meu map editor interio aqui e não achei nada dela o.O

E qual os ids das plantas que você usou nos teclado? (eu só achei a versão dela ceca...)

Editado por godviollator
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
×
×
  • Criar Novo...