Ir para conteúdo

Dicas Para Praticar.


Posts Recomendados

Dicas para praticar!



Iniciantes á experientes.

 

Antes de mais nada, isso aqui são dicas, não precisa ser exatamente assim, você pode criar seu jeito de treinar.






• Iniciantes: Você que está começando agora a mappear, é importante ler tutoriais, não podemos negar. Muitos podem dizer que o auto-border só estraga seu mapa, e podem te orientar a não usar desde o princípio, para melhorar. De uma certa forma, está errado. No começo você TEM que usar auto-border, é fundamental. As chances de você criar uma área mais bonita e bem clean usando raw pallete estando no início, é muito baixa. Mas venho lhe trazer um dica que eu usava muito quando eu estava começando. Vá em algum site de mecanismo de busca, google, yahoo, bing (sugiro o google) e procure por imagens de mapas, pegue um que você mais gostar, de preferência. Ou porcure em Show Off aqui mesmo no XTibia.


Abra seu RME, e com a imagem aberta, tente fazer uma paisagem com todos os detalhes que tem na outra imagem. Mas impotante, não faço formato igual, faça tudo diferente mas com tudo que estiver lá.

Como assim? Exemplo, o chão é grass, então ponha grass. Mas tem dirt misturado também!! Então ponha dirt. Use este conceito, tufos de gramas, brushes, árvores, se tiver, você poe! Depois que terminar, compare com a da imagem.

Mas relembrando, não faça igual, formatos diferentes! Isso é muito importante.

Faça isso com umas 20 imagens (sugiro umas duas por dia), com isso, você conseguirá explorar a fundo seu RME (sugiro usar rme para mapear) e onde ficam seus itens nos palletes e suas funções.



• Intermediário: Agora, para você entrar no nível intermediário de mapping, você precisa saber todas as funções de seu Editor. "Fuce" na barra de opções de seu MapEditor, vá em File e veja todas as opções e como funcionam, depois vá em Edit, Map, View, e assim por diante. Sugiro ler um tutorial que explique tudo. Aliás, deve ter um desse aqui no XTibia.

Agora que você já conhece as funções e um pouco dos palletes e onde encontrar os IDs minha dica é começar a criar seu mapa próprio!

Crie um mapa com 3 cidades e várias áreas de caça. Após isso, crie outro, e mais outro e mais outro. Crie uns 10 mapas, alguns com 3 cidades, alguns com 4. Mas não demora não? Sim, demora, mas não esqueça que você está treinando. Não quer virar um mapper?

 

• Experiente: Agora, para ser experiente, seus mapas tem que respeitar a coerência, a estética e principalmente a jogabilidade.

Minha dica fundamental para este nível de mapping, é criar um mapa inteiro no raw pallete. Sem usar um auto-border.

O que você demorava 2 semanas, vai demorar 2 meses. Você vai virar craque nos formatos e na variedade de detalhes de um mapa.

Claro, ninguém é de ferro, experientes usam auto-border em certos casos, mas para você treinar, crie pelo menos um inteiro sem usar o auto-border.

 

 

Estas são dicas elaboradas por min e na minha evolução como mapper eu usei praticamente todas elas.

São dicas que funcionaram comigo, basta você adaptá-las caso não concordem com algo.

 

Abraços.



 

 

 

Editado por RenatoRibeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O texto está bom, realmente são dicas boas porém para tornar a leitura mais facil você poderia fazer algumas brincadeiras com a explicação e usar imagens o que deixa bem neos 'chato' ler.

 

Mais valeu manolito por trazer ao forum ta de parabéns! :winksmiley02:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa droga de auto-border deveria entrar em extinção. rsrs

 

Topic:

Acho que esse texto se encaixaria melhor em Artigos de Mapping.

 

ps: para de usar essa frase ("Trabalhando para um futuro melhor do XTibia." kaonic). x,x

hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa as dicas, td perfeito msm, soh q eu concordo com o moskitinho, que vc deveria deixar o texto mais divertido.. mas ficou ótimo, eu uso o auto-border soh pra fazer montanha msm, e qd to fazendo mapa pra treinar, dae eu uso nos tiles, mas quando é mapa sério - nada de auto-border.

Parabens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas concorda comigo que pra uma pessoa que está iniciando usar raw pallete, não vai fazer caquinha?!

ASHUASHAS, eu uso auto border pra montanhas também, mas randomize eu uso bastante, tipo as pedras, eu não vo no raw pallete D:

Minha extensão tem aquelas pedras andáveis que você aperta Z e ela muda '-'

 

@Caverna,

não entendo o motivo de artigos de mapping, isto não é um artigo, é um tutorial.

 

A palavra tutorial é derivada da palavra tutor visto que o seu objectivo é ensinar.
Editado por Kyvorgury
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kyvorgury

Ótimo texto cara, parabéns!

Para se iniciar a mapear, esse tutorial está excelente, porém como já foi falado.. poderia colocar algumas imagens de ajuda também para descontrair um pouco a leitura.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Cara me ajudou muito porque eu sou um novato e estava procurando por dicas desse tipo, voce acertou em "xeio" kkkkkk a dica de procurar imagens de mapas no google e tentar copiar com formatos diferentes ta perfeita, muito bom treinar com ela

 

 

:button_ok: APROVADISSIMO :button_ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente está muito bom, so que você esqueceu do mais importante.

Não adianta ler o topico e ver criar 4~5 cidades e hunts inteiras, e fala fuuu... nem vo fazer, tem de tentar, praticar. Eu digo isso porque sou muito preguiçoso kkk, eu leio apenas o necessario e mapeio pouco mais eu to fazendo minha cidadezinha, as hunts tudinho no raw pallet, acho que ja nao uso auto-border a 1 ano ;s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...