Ir para conteúdo

Inovar + X-Design = Sucesso


gkaonicx72

Posts Recomendados

Inovar

 

Opa XTibianos,

Estou hoje aqui com uma matéria escrita por Kleber Puchaski e resolvi postar como uma dica para você ganhar a ADS =D. Boa leitura!

 

Atualmente fala-se muito sobre a importância de inovar. As empresas buscam um diferencial competitivo com produtos e serviços distintos a fim de atender um mercado cada vez mais exigente. O diferencial “inovação” é apontado como fator decisivo para a sobrevivência e, por isso, tornou-se prioridade em diversos setores da economia e também para governos do mundo todo.

 

Já em 1950, o sociólogo americano Everet Rogers desenvolveu a teoria chamada Difusion of Innovation. Para ele, “inovação é uma nova idéia, prática ou objeto. A novidade percebida da idéia para o indivíduo determina a sua reação. Se a idéia parece nova, isto é então uma inovação”.

 

Sessenta anos, e muitas mudanças depois, a definição de inovação é entendida de maneira mais complexa. A consultora e autora Bettina Von Stamm, por exemplo, descreve inovação baseando-se nos princípios de negócios, design e criatividade. De acordo com a especialista, para uma companhia inovar, deve-se ir além de apenas entender processos de desenvolvimento de novos produtos, estratégias e pesquisas no departamento de desenvolvimento. Inovação, Design e Criatividade devem permear cada aspecto da empresa, pois são conceitos que envolvem curiosidade, vontade de experimentar, constante insatisfação e incessante busca por excelência.

 

Um dos exemplos mais emblemáticos deste modelo de inovação, sem dúvida, é a Apple. O Ipod é um dos produtos mais inovadores da nossa geração, porém não é apenas sua forma/função que o torna único. O suporte de uma gama de ações permitiu que o Ipod se destacasse no mercado hiper competitivo dos mp3 players, como o network criado entre gravadoras e a Apple por meio do Itunes. A inovação principal foi antecipar a tendência, reagindo de forma rápida e ousada à forte demanda do mercado musical, dando adeus à indústria do CD.

 

Para chegar a este alto nível de inovação, com apontou Van Stamm, é preciso criar um ambiente favorável na empresa, reavaliando a cultura em todos os níveis de organização. Uma das ferramentas é aplicar o conceito “pensar design” no entendimento do real sentido que seus produtos e serviços têm para seus clientes, algo que deve acontecer no nível funcional, cognitivo e emocional. A empresa inovadora que usa o design como linha mestre não se satisfaz em meramente servir seus clientes, mas insiste em exceder suas expectativas. Neste processo o design não é apenas a tradução do que a empresa representa, mas, sim, sua própria filosofia.

 

Design Thinking

 

A habilidade do designer de criar algo novo vem do exercício diário de olhar o mundo sob diferentes perspectivas. Este “pensar design” ou design thinking tem sido objeto de estudos e de conferências pelo mundo, e hoje é definido como uma disciplina que usa a intuição em oposição à métrica para solucionar problemas e gerar novas idéias.

 

Recentemente, o debate sobre o pensar design ganhou força com a aposta de David Kelley, um dos fundadores do escritório IDEO, e da Stanford University em criarem a D-School, em referência às B-Schools (Business Schools). O objetivo da escola é fazer com que aluno se aprofunde completamente no design seguindo, basicamente, as cinco diretrizes da instituição: preparar pessoas com pensamento inovador; usar o design thinking para inspirar equipes multidisciplinares; promover a colaboração entre estudantes e indústria; pegar grandes projetos e prototipar idéias para descobrir novas soluções. :button_ok:

 

Nas universidades inglesas é comum a colaboração com empresas. A Royal College of Art, tradicional instituição, é um exemplo típico. Em 2004, criou o Innovation RCA a fim de fomentar a inovação por meio do design. O modelo atraiu a atenção de empresas que buscavam inovação para seus negócios, o que levou a universidade a buscar parcerias com outras duas instituições: Imperial College e a Tanaka Business School. Assim nasceu o Design London com o incentivo do governo britânico.

 

Agora, o design thinking começa a sair das rodas de discussão dos designers para chegar entre os executivos de grandes empresas. As principais publicações de negócios nos EUA e Europa abrem espaços para cases de sucessos onde o design foi fator determinante, ampliando a educação desses líderes. Cursos de MBA oferecem módulos mostrando como os designers pensam no processo decisivo na busca de soluções inovadoras. Um dos principais incentivadores desse processo é o professor Roger Martin da Rotman School of Management de Toronto, que estuda a diferença entre pensamento lógico e criativo a fim de aproximar esses dois mundos extremos focando a administração.

 

O Brasil é, provavelmente, um dos melhores ambientes para a inovação no mundo. Primeiro, porque muitas instituições, inclusive o governo federal, estão fomentando o processo inovação nas diversas camadas empresariais Estão crescendo os investimentos e as linhas de financiamento para projetos de produtos e serviços inovadores. Segundo, porque o Brasil, ao contrário de muitos países, tem criatividade em abundância, algo que é natural de seu povo.

 

Contudo, se diferenciar no mercado com produtos e serviços não acontece por acaso nem da noite para o dia. Inovar requer riscos e investimentos de longo prazo, concentrando esforços no que realmente importa: uma equipe talentosa em um ambiente adequado para gerar boas idéias. Um dos principais desafios do investimento à inovação é que o retorno nem sempre é imediato e, muitas vezes difícil de ser quantificado. Esse talvez seja um dos grandes desafios na quebra de paradigma na cultura de uma empresa. O desafio é grande, mas as idéias são infinitas. Compete aos designers, agora, responderem ao chamado e continuarem superando as expectativas.

 

XTibia + ADS + X-Drawing

Viram como é importante inovar? E isso começa desde cedo e como podemos ver até o XTibia anda inovando. Semana passada lancei o X-Drawing que seria algo diferente e o utilizei como uma técnica para lançar esta matéria. Vi muitos de vocês interessados e até pessoas de fora da área foram la e contribuíram. Poucos sabiam mais estavam fazendo ARTE e isso é mais do que o suficiente para você XTibianos ou Designers fazer algo bom. Fiquei muito feliz ao ver o luisfe23 esses dias fazendo umas "maluquices" no paint ou melhor, Artin.Paint hehe.

Se agente for observar a nossa área esta fazendo sucesso de novo, os membros estão voltando e todo dia estamos com novos trabalhos e novidades. E sim nos da equipe do XTibia precisamos da ajuda de vocês para que assim agente cresça juntos. Sucesso, resume a nossa área, e juntos agente vai conseguir tudo que agente quiser.

Venho aqui convida-los a Assinatura da Semana que me deixou preocupado ao ver que somente 4 pessoas estão participando dela. E não se esqueça se inovar ate mesmo fazendo algo simples no Paint, tem chances de ganhar.

Então se você fez para o X-Drawing, pode fazer para a ADS #21 e todas as outras que vem ai pela frente.

Conto com a participação de vocês,

E prometo que se vocês colaborarem concerteza vamos terminar a esperada seção de Duelos que se não me engano, todos os Designers estão ansiosos para ver ela.

Abraços e espero que tenham gostado.

Editado por kaonic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o texto... A inovação move o mundo hoje e isso me da medo :lolsuper: Quanto a nossa área eu fiquei muito feliz mesmo de ver como a galera parou pra ver e participar, comentando, postando trabalhos, fazia um bom tempo que não via isso... Sem duvida tenho ainda minhas queixas mais elas ficam de lado ao ver que pelo menos 1 ali ta gostando dos trabalhos... O XDraw eu achei meio fora de foco para os Designers a intenção seria ensinar a desenhar ou apenas divertir? Porque se tratando da sessão em si ele não ajudou muito porque ninguém tentou 'inovar' e criar algo diferente ficou basicamente nos riscos mais básicos, na brincadeira.

 

Bom eu to tentando fazer o possivel pra aprender técnicas novas pra trazer para o pessoal, e sempre que possível ensinar alguma coisinha nova... Não sou nenhum monstro no Photoshop só que tenho uma vontade insaciável de aprender e compartilhar isso...

 

Ufá, parabéns manolo pelo texto bem legal :positive:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom a matéria cara, como o moskitinho falou, o X-Drawing está mais pra brincadeira do que pra realmente aprender...

Realmente, a área estava parada quando eu entrei, mas nos ultimos dias, o pessoal ta agitando bastante lá.

Queria que a área fosse como em 2007, ótimos designers e muito ativos, mas para conseguirmos isso, temos que trabalhar né =)

 

Então é isso mesmo cara, vamos lá

 

Abraços =), (vamos inovar umpouco, abraços ja é velho.)

 

Beijókas ;P uhEUAUHEUHse -brincadeiras a parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa o que eu quis fazer com o X-Drawing seria mais falar que um desenho do Paint também é arte. E que todos do XTibia são bem vindos a nossa área e a ADS e que não precisa ser profissional, para fazer algo bom no Paint e fazer com que o pessoal goste e vote.

Vou adicionar depois uns ótimos trabalhos inovadores e vídeos de ótimos trabalhos feitos no paint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...