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Dinheiro Vem E Vai


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Dinheiro Vem e Vai

 

Já pensou o porquê dos ratos no Tíbia droparem gold coins? Afinal, na vida real roedores não são conhecidos por deitarem moedas para fora. A resposta não é muito difícil de adivinhar: ratos são os primeiros monstros que os novos aventureiros podem caçar, que tentam naturalmente adquirir melhor equipamento. E para isso eles precisam de dinheiro.

 

Trocar é uma parte crucial do jogo. Desde a primeira mace que compra em Rookgaard para uma armadura, desde arrows e bolts para backpacks de Sudden Death rune – tudo se foca na troca. Depois dos pontos de experiência, é o dinheiro que conta, porque os jogadores precisam de investir para avançarem no jogo. Eles precisam de melhor equipamento para caçarem com mais eficiência. Não só armaduras e armas, mas também itens que são básicos para um bom explorador como runas, mana potions e claro as health potions. Muitos destes itens podem ser comprados nas lojas, mas não todos. Alguns são conseguidos através de missões ou lootados de monstros – ou são comprados de outros jogadores que vendem os seus tesouros para obter mais algum proveito.

 

Mesmo que não dêem conta, todos os jogadores de Tibia são membros de um sistema económico e pensam e atuam para serem bem sucedidos. Esse jogador pede muito pela mace? Será que me dará proveito para depois investir numa nova espada? Quanto poderei pedir pelo escudo que encontrei? Jogadores experientes de alto nível são muito bons no ramo da economia tibiana. Eles conhecem os campos de caça mais eficientes e quais os monstros que dão proveito e calculam com extraordinária precisão e confiança se a caçada pagará os mantimentos gastos ou se dará prejuízo. No Tíbia, ser bom de cabeça paga.

 

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Então a economia é uma parte vital do Tíbia. Mas como funciona? Como se determinam os preços? Porque é que alguns itens são tão caros e outros tão baratos? E porque é que alguns itens vão perdendo o seu valor ao longo do tempo?

 

A resposta é que no mundo do Tíbia, tal como na vida real, aplicam-se leis económicas fundamentais. Um bom exemplo é a famosa lei do abastecimento e pedido, que determina o preço dos itens conforme a sua disponibilidade – quanto mais raro for mais vale. Esta lei determina o valor dos itens no Tíbia tal como faz na vida real. Consequentemente, itens que dropam milhares de vezes por dia valem pouco ou nada, enquanto itens que são extremamente raros de dropar são trocados por grandes quantidades de ouro. E tal como na vida real, o desenvolvimento da economia tibiana é determinado pelas rotas dos bens e serviços. Por outras palavras, precisamos de olhar de mais perto de onde o ouro vem e para onde vai.

 

Então de onde vem? Há várias fontes no Tibia. Como as fontes naturais que a terra tem para oferecer. As blueberries que você colectou em Rookgaard, o peixe que apanhou dos rios e mares – eles podem ser vendidos em mercadores ou para jogadores que os usam para regenerar mana e hit points. Depois há os tesouros encontrados em cofres, que podem ser encontrados em lugares secretos e remotos. Os corajosos aventureiros têm de ultrapassar perigosas missões para os obter, mas os prémios valem o esforço.

 

Mesmo assim a mais importante fonte de proveito são os monstros que habitam o mundo do Tibia. Dia após dia eles morrem pelas mãos de bravos aventureiros e dropam ouro e itens que são coletados e vendidos, para NPC’s mercadores ou para outros jogadores. Uma vista de olhos ao chão de uma típica caverna irá imediatamente vos dizer como os jogadores estão bem informados acerca do mercado – itens que valem pouco ou nada não são colectados porque não dá proveito apanhá-los e leva-los até um mercador. Também dará uma ideia do número de itens que são criados diariamente num típico mundo tibiano. De onde vêm todos estes itens? A resposta é que quando um monstro faz spawn pode trazê-los como loot ou quando um jogador abre um cofre, estes itens são criados do nada!

 

Mas os itens também são constantemente retirados de jogo. Quando jogadores vendem itens para um NPC ou os atiram para a água ou caixotes do lixo, eles desaparecem para sempre. O mesmo se aplica ao ouro usado para comprar itens de NPC’s ou para pagar rendas de casa ou itens que são deixados no chão ou em corpos que se vão decompondo. Todos estes itens são retirados do jogo tão rapidamente e misteriosamente como foram criados.

 

Claro que nem todos os itens são destruídos. Jogadores não jogam fora ou vendem todos os itens que encontram ou lootam – de fato, muitos colecionam itens raros ou peculiares. Assim os jogadores tendem a guardar dinheiro. O resultado é que a cada dia o número de itens aumenta em todos os mundos tibianos.

 

Claro que caçar e coletar itens é um elemento do jogo, e é importante que os jogadores o façam. Por que imaginem se fossem tudo de graça, todos obtivessem os itens que queriam, quando queriam, isso se tornaria cansativo e diminuiria certamente o numero de players, assim fazendo que os players lutam, se aventuram, enfrentam o perigo cara-a-cara para conquistar itens raros.

 

Controlando a Economia Tibiana.

 

Claro, que como desenvolvedores do jogo, temos ferramentas muito poderosas ao nosso dispor para fazer isso. Uma delas são os NPC's mercadores. Se encontrarmos um certo tipo de item que é trocado entre os jogadores por um preço mau para a economia porque ocorre em números excessivos, tudo o que temos de fazer é assegurar que um ou mais mercadores comprará o item pelo preço da nossa escolha. Como consequência, o preço desses itens estará arranjado para sempre pois quem quiser vendê-los não quererá receber menos do que pode na loja. Isto é uma maneira simples, mas eficaz de prever que os itens percam muito valor, e de fato é usado muitas vezes. Mas há outras medidas. Para nomear algumas, nós podemos aumentar ou diminuir a percentagem que certos itens são dropados por monstros, ou simplesmente reduzir o spawn dos monstros que o dropam. Porque mesmo que todos os dias milhares de monstros sejam mortos mesmo pequenas mudanças podem ter um grande impacto no jogo.

 

A economia é uma importante parte do Tibia, e queremos mantê-la em condições que fazem o jogo ser divertido de jogar durante um longo tempo. Porque apesar de tudo, diversão é tudo o que Tibia envolve!

 

 

Escrito por CipSoft, traduzido por TibiaML.

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Boa matéria. É isso que movimenta o Global e as amizades, e é a razão de a maioria dos OTservers perderem a graça tão rápido. Você mata um demon e já tem Full Set, sem contar que você vende as coisas sempre para o NPC (claro que tem excessões). Bem interessante, e que só lerá quem realmente se interessar no assunto, visto que muitos que veem o tamanho do tópico já desistem de ler, e vão procurar outra coisa. ;P

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Verdade. As vezes fico até sem vontade de trazer matérias, pois poucos leêm ;s

Mas valeu ae Koddy, eu sei que você é um dos Leitores, então valeu mesmo por ler, vou trazer mais artigos e matérias interessantes!

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Gostei Cara, muito boa mesmo a matéria... Realmente no Tibia dinheiro é tudo, é vida. Engraçado você criar essa matéria hoje, fui hackeado mais cedo perdi mais de 300k em itens e gold, e só aí vi que aqueles 10k pra isso 10k pra aquilo realmente fazem uma diferença tremenda quando você perde hehe.

 

No Geral a matéria foi boa, alguns erros de virgula, acentuação e tals, mas nada que influencie na leitura.

Continue Assim,

Abraços!

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hehe, é sim um artigo muito bom, agora multiplique esses 300k por 10 e ainda adicione 117 leveis, pense como é tomar um hack assim ? de você ir durmir acordar e encontrar um char que você perdeu grande tempo da sua vida lvl 1.

tudo jogado fora ...

 

haha², pensei que minha reação séria pior, quando vi começei a rir fortemente da situação.

 

Abraços

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Pois é moskitinho, acho que nos ot's deveriam ter algum retorno para o player! por que ele não gasta com nada quando ganha grana, se gasta ele gasta só com pot's que você faz um lucro muito maior em uma hunt de demon do que pagar 30 bp's de potion!

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A foto do warrior espremendo o rato é comica demais.

Boa matéria cara, mostra que até no tibia temos que economizar kk.

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