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Introdução Ao Mapping.


Alissow

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voce.png

Imagem por: Kaonic



Introdução ao Mapping

 





























Quando se fala em servidores de Tibia, a primeira coisa que vem à cabeça é o mapa, sem um bom mapa não existe bom servidor, assim como acontece com o scripting, roleplay, etc. Para se fazer um bom mapa é preciso levar em conta alguns simples pontos importantes:


Paciência: A pressa é inimiga da perfeição. Quando se trata de mapping, deve-se levar em consideração este ditado. Fica bem difícil fazer um bom mapa usando bordas automáticas e detalhes aleatórios.
Otimismo: Uma pessoa otimista é aquela que pensa sempre pra frente, que pensa sempre no lado bom das coisas. Mas o que isso tem a ver com o mapping?
Bem, imagine a situação: Você começa a fazer uma área de um mapa e logo percebe que seu mapa não irá ficar bom. Não irá, é um pensamento pessimista (que é o oposto de otimista dãã) pois todo e qualquer mapa tem salvação, desde que seja possível fazê-lo. Então meu caro, antes de apagar um mapa, olhe novamente pra ele, pergunte-se o que pode ser feito, o que pode ser mudado, pois o tempo é precioso.
Coerência: Nunca uma Stalagmite
stala.jpg deverá ficar ao ar livre, pois stalagmites são formações que crescem somente em cavernas. Antes de adicionar um item ao mapa, verifique antes este ponto.

 

Criatividade + Detalhes: Cada mapper tem sua própria concepção de um bom mapa. Eu, por exemplo, gosto dos detalhes com toda aquela coerência, cada pedrinha precisa de um motivo pra estar ali. Outros podem dizer que um excesso de detalhes deixam um mapa bonito, desde que não atrapalhe a jogabilidade, enfim, gosto é gosto e não se discute.

 

Para trabalhar a criatividade, faremos um pequeno teste:

 

squareo.jpg

O que você faria com este quadrado?

 

Este quadrado poderia ser uma prisão, uma casa, ou até mesmo um quadrado vazio (?).


 

Neste exemplo faremos uma casa. O que temos dentro de uma casa?

 

Cômodos: pared.jpg

 

Sofás: sofakg.jpg

 

Camas: cama.jpg

 

Estantes de livros: estante.jpg

 

Fogão: fogao.jpg

 

Etc, etc, etc.

 

No "quadrado" coloque cômodos, um piso adequado à parede, móveis e itens penduráveis, enfim, preencha cada cantinho, mas com moderação.

 

 

 

 

O interior de uma casa depois de pronta.



Se você não consegue pensar em algo que se destaque no seu mapa não se desespere, consulte o oráculo!

 

Buscando por Paisagem no Google é possível encontrar algumas imagens de lindas paisagens, entre elas eu selecionei uma para representá-la no meu mapa, funcionando como uma fonte de idéias.

 

paisag.jpg

Como as sprites no tibia são limitadas, apenas tentarei fazer parecido. Como podem ver abaixo.

 

 

paisag2.png

Ficou ao contrário fiel à imagem não ficou? Mas o que nós queremos não é isso, a imagem serviu apenas para fornecer idéias para seu mapa, é ai que você coloca a cachola pra funcionar.

 

Fazendo do meu jeito, obtive um resultado assim:

 

paisag3.png



Percebeu como os pequenos detalhes fazem sim muita diferença?

 

 

 

 

---

 

Bem pessoal, este é o primeiro de muitos artigos sobre mapping, foi apenas uma introdução pra vocês já terem uma idéia do que vai rolar nas próximas semanas. Falarei sobre detalhes (mais aprofundado), casas, cidades, montanhas, caves, enfim, tudo relacionado ao mapping.

 

Até a próxima!

 

 

casaw.png

Editado por alissow
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Muito bom. :bigsmile:

 

Gostei do estilo do artigo, dando dicas junto a explicação.

Que muitos artigos como este venham ao xtibia e dem uma movimentada na seção de mapping, que está semi-morta.

Editado por Sukx
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Alissow,

 

Parabéns pelo artigo. Muito bem redigido, com clareza, exemplos muito interessantes.

 

Legal pra caramba, espero que continue com a série, vai ser muito interessante para a comunidade. Os mappers têm muito a aprender contigo e a lhe ensinar também, acredito que faremos uma troca de informações muito bacana aqui.

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