Ir para conteúdo

[Arquivado]Porque Alguns Servidores Ficam "offline"?


Joinu

Posts Recomendados

Eu vejo muitos posts aqui dizendo.

 

-Meu servirdor nao fica on-line as portas ja estao desbloqueadas

-Pq meu servidor nao fica on-line?

-Blablabla

 

Lendo esses topicos vi que o maior motivo pelo qual seus servidores nao ficam on-line, é puramente por falta de informação de como funciona a comunicação entre o seu pc e a internet!

Bem na minha época onde os primeiros servidores aqui no Brasil funcionavam dentro da net discada era muito mais fácil pois nós nao tinhamos esse problema de portas bloqueadas e na maioria das vezes nossos ips eram publicos(Isso significa que nossos computadores faziam parte da internet diretamente) pois como a velocidade de nossas internets eram muito baixa nao oferecia-mos competição com algumas empresas existentes.

Vejam na figura abaixo que nessa epoca nossos computadores faziam parte da Rede da Internet Diretamente

 

post-168056-1269008662,79_thumb.jpg

 

Passado algum tempo, com a chegada da tecnologia DSL & ADSL começou a complicar as coisas primeiro de tudo foi por verem que esse tipo de tecnologia poderia dar aos usuários finais chances de sairem de alguns tipos de serviço como hospedarem sites e outos ja que com uma largura de banda razoavelmente grande poderiamos facilmente fazer isso de casa, entao começou ao corte de nossos uploads e clausulas nos contratos dizendo que era proibido usar qualquer tipo serviço servidor dentro da rede DSL.

Nessa primeira epoca de DSL os modens vinham configurados como Bridge(Ponte) e nao era necessario autenticação.

Isso tornava Ainda a internet muito parecida tecnicamente com a discada pois os modem configurados como Bridge

fazem uma pequena "ponte" entre a rede de internet e o seu computador deixando passar todos os dados de um lado para o outro diretamente como se nao houvesse nada separando os dois lados.

post-168056-1269010288,44_thumb.jpg

Notem na figura que o modem internamente possui uma "setinha" que esta dizendo que os dados de um lado para o outro do modem podem fluir tranquilamente.

Bem, o que eu acho que começou acontecer foi que muitas pessoas começaram a pedir DSL e começaram a oferecer serviços de hospedagem e outras coisas pois a segunda geraçao DSL veio bem mais complicada

Ja por portas estarem bloqueadas dentro do modem ou diretamente na empresa que disponibiliza o serviço DSL.

Bem nesse meio a tantas complicaçoes pensavamos que seria impossivel ligar-mos novamente nossos sites pessoais abrir servidores de qualquer tipo que seja.

Foi quando começamos a procurar e estudar na net como resolver o problema.

A primeira medida descobrimos que o mais importante é saber o modelo e marca de nossos modens, com isso em maos o que precisamos descobrir é qual senha o nosso provedor DSL coloca em nossos modens (tendo modelo e marca na mao o pai google ajuda) e tb precisamos saber como resetar o modem para as configuraçoes de fabrica e qual senha que vem de fabrica (outro ponto onde podemos procurar no pai google).

Não esqueça que é importantissimo tb vc saber configurar o seu modem e nao venha me falar que não sabe pois o que nao falta no mundo eh manual de modem tb nao tem disculpa se esta tudo em ingles pois na minha epoca o unico programa que existia em portugues era o windows 95 e todas as documentaçoes sem exeção era tudo em ingles e nao tinha tradutor nem nada nossa epoca nós tinha-mos convicção de que fariamos akilo acontecer e acontecia.

Bem nao tem como dizer como desbloquear as portas dos modens cada modem tem a sua maneira só basta vc ler o manual.

Mas começou aparecer os serviços de redireciomanento de Portas. como o no-ip, o cjb.net(o melhor de todos e se nao me engano o primeiro que apareceu) e varios que existem hoje, bem com isso as coisas começaram a ficar mais facil pois era soh criar a conta no site instalar o programa e no site onde vc criou a conta dizer qual porta voce quer que redirecione para qual no seu pc é mais ou menos assim se a sua porta na maquina esta blokeada a 7171 mas sabe que a port 500 esta desblokeada, entao vc configura o servidor para rodar na porta 500 e no site de redirecionamento vc fala que a porta 7171 tem q ser redirecionada para a porta 500 roda o programa no seu pc e pronto ja esta funcionando!

Bem um ultimo caso que pode estar acontecendo com vc é o seguinte.

Seu modem esta configurado como Roteador, configurado como roteador temos um problemão bem grande e tb um alidado bem grande.

Veja na figura

post-168056-1269012403,76_thumb.jpg

Repare que no modo Roteador, não existe uma setinha dentro do modem ligando um ponto do modem ao outro como no modelo Bridge isso significa que voce não esta mais conectado diretamente à internet agora vcs sao 2 redes independentes.

Como vc consegue entao usar os recursos da internet?

O que acontece é que quando vc vamos supor usa o browser para acessar um site qualquer vc chega ateh a primeira parte do modem somente entao o modem pega esse pedido joga para a segunda parte do modem e la ele guarda o ip da maquina interna da sua rede que pediu para acessar esse determinado site e do segundo lado do modem ele conecta ao site e todos os pacotes que o modem recebe ele ve qual foi o ip da maquina interna que pediu manda para a primeira parte do modem de novo e essa por sua X manda para a maquina ele cria uma "Rota" entre voce e os lugares que vc esta acessando não eh uma conexao direta.

Agora o que acontece quando uma pessoa digita o seu IP Externo? vamos supor que alguem queira entrar no seu OTserver e que a sua porta 7171 esteja bloqueada e que voce esteja usando um redirecionador de portas qualquer para a porta 500 vamos supor.

Bem quando o cara tentar acessar o seu otserver que tem o endereço do vamos supor no-ip o cliente vai se conectar ateh o no-ip ele por sua X vai redirecionar vc ateh o seu ip externo na porta 500 do modem pois o modem é a primeira coisa que é encontrada entre o seu pc e a internet chegando la no modem na porta 500 do seu modem ele simplesmente nao vai fazer nada pois voce nao tem nada dentro do modem que saiba fazer com a porta 500 ele simplesmente vai recusar ai vc me pergunta.

Mas se eu estou rodando o Otserver na minha maquina na porta 500 e o no-ip redirecionou o cara ateh a minha porta 500 pq raios nao conecta!

Pelo simples fato de que o no-ip redireciona o cara para a porta do seu modem e como disse mais a cima usando o modem como roteador ele é dividido em 2 partes imagine que vc vai viajar para casa de alguem e quando chegar nesse lugar tem um rio que separa um lado da estrada do outro bem voce chegou ateh lah mas nao passou para o outro lado do rio ou seja, vc esta lah mas nao esta!

O que vc precisa fazer é conseguir criar uma "rota" de fora para dentro indicando qual o ip dentro de sua rede esta esperando algum pacote na porta 500.

Para isso todos os modens que rodam como roteador (pelo menos eu cho que todos) vem com um recurso chamado NAT(Todos que eu peguei tem essa sigla mas pode ser que vc encontre algum com outro nome) que é um recurso onde vc indica para o modem que quando do lado do Externo chegar alguem batendo em porta tal vc quer que esse pacote seja redirecionado para a porta tal do ip tal do outro lado do modem.

Como sei que meu modem esta configurado como roteador

Bem geralmente quando vc nao digita senha nem nada para se conectar e vc tem um ip interno e um externo acho q 98% desses casos estao conectados como Routeador.

Pode ser que isso nao esteja completo mas o importante é vcs cohnecerem as tecnologias que isso soh facilitara muito para vcs.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara como o Matheus (meu chará =D) citou no post acima, por favor tente organizar seu tópico ele está muito desorganizado ao ponto de dificultar bastante a leitura.

 

Tente usar quotes, use também o negrito, sublinhado e itálico para destacar as palavras e frases mais importantes, tente separar os parágrafos deixe o texto bem detalhado.

Irei te notificar via MP para que você possa arrumar o mais rápido possivel.

 

Caso ao contrario o seu tópico será fechado em 24 horas pois ele está desorganizado.

Abraços.

Editado por DoidinMapper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem! infelizmente existem 2 tipos de pessoas os da area tecnica e os da area visual eu me encaixo nos da parte da area tecnica e nao nos da parte visual para uma pessoa dessa area eh extremamente dificil dixar da maneira que vcs queiram visualizar!Bem o texto esta ai para quem quiser aprender.

valeu pelo aviso mas infelizmente eu nao vou mudar é assim que eu leio nos livros e nos sites onde eu costumo frenquentar para a infelicidades de vcs essa eh a visao da minha realidade eu cansei de encotrar topicos bem bonitinhos bem formatados mas que tem um conteudo fraco onde ta na cara de que quem escreveu nao entende do que esta falando ou foi uma copia mal traduzida de algum lugar!!!

Bjus a todos uhahuauh!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joinu, realmente como você citou, é horrível ver tópicos com uma formatação ótima e um conteúdo deplorável. O seu tem conteúdo e por isso ele vai ficar onde está. Para esclarecer o que o Membro da imprensa disse acima, foi um erro MEU, pensei que o tópico estava em aprovação de tutoriais e mandei ele falar aquilo, falta de atenção mesmo. O tópico tem um conteúdo ótimo, como já citei, e ao meu ver até poderia ser fixado, mas com essa formatação não dá.

 

De qualquer forma,

Obrigado por trazer conteúdo ao XTibia, ficamos muito agradecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...