Ir para conteúdo

Entrevista Com O Master Tutor

Posts Recomendados

Entrevista com o Master Tutor, Grimrath

1zb40sh.jpg

Olá Xtibianos,

Abaixo temos a entrevista traduzida ao Português desta noticia. Enfim estou traduzindo ela especialmente para o Xtibia.

Porque as cores do texto no canal de ajuda foi mudado para branco? Eu escutei opiniões de que agora jogadores não prestam tanta atenção como antes em ler elas?

O servidor velho de mensagens no canal de ajuda era muito estrito em minha opinião. Por isso resolvi mudar ele a uma cor mais peculiar e amigável. "Help" (Ajuda) é a palavra chave para o canal de ajuda e por isso não deveria ter nenhuma restrição. Essa mudança no estilo também mudou a cor dele. "Vermelho" é um aviso, e neste sentido, não é mais necessário.

Você disse que iria diminuir o limite de pontos de atividade de tutor para não ser demitido. Qual é esse limite agora e que mais você gostaria de mudar?

Agente diminuiu a quantidade de pontos de atividade necessários para ficar ativos fazendo algo bom, em vez de ficar online sem fazer nada. Como o Master Tutor, eu me foco mais na diversão de tutores fazendo o trabalho deles do que impor certa pressão para adquirir certa quantidade de pontos de atividade. Eu acho que isso vai melhorar muito a qualidade do trabalho deles.

Para ganhar atividade os tutores tem que ajudar outros jogadores, que é necessário a saber tanto como as funções In-Game quanto as regras e um bom vocabulário. Este é um instrumento importante na hora de avaliar um tutor. Sobre a quantidade de pontos necessários preferimos deixar essa informação confidencial e não compartilhar ela publicamente. Posso te asegurar que você pensa que o numero é bem baixo, e se um tutor ajudar regularmente, ele ou ela não vai ter problema algum a ser considerado "Ativo".

Seniors tutores são tutores experientes. Do mesmo jeito 3 meses no cargo de tutor não é muito pouco para ser promovido?

Bem, se um tutor sempre adquiriu seus pontos de atividade e sobreviveu por 3 meses sem ganhar reports ele pode ser considerado um ajudante ativo e experiente. Com a quantidade mínima de pontos necessários agora, vamos estudar a situação um pouco primeiro. Eu posso revelar que grandes mudanças vão ser realizadas este ano quando falamos sobre o sistema de tutor. Baseado no Feedback que recebi, vamos introduzir algumas mudanças da qual esperamos que vão melhorar a vida dos tutores e fazer dela mais agradável. Só não posso é dar mais informações do que esta por vir.

Ao ser um Senior Tutor eu iria amar ver quantos reports são procedidos como corretos e quando a punição é mudada, etc. Eu tenho certeza que estatísticas vão aumentar a qualidade do trabalho de tutores senior. As vezes eu me pergunto se o meu report foi correto. As vezes chego até a ver a conta do jogador e ver se a conta dele foi punida ou não de acordo com o que reportei.

Eu entendo seu pedido de ver seus reportes mais em minha opinião se tutores se focarem muito nas regras, efeitos negativos vão acontecer. Muitos tutores de hoje em dia tem que se dedicar mais a ficar ativo no jogo. Muitas vezes eles são criticados por reports que eles fazem alegadamente. A conexão de tutores ao processo de aplicar uma regra não tem nenhuma influencia na punição que o jogador vai receber. A decisão só é feita pela equipe de apoio ao cliente.

O que você pensa de seniors tutores serem capazes de dar "mute" em players por certo tempo? As vezes jogadores fazem spam, ou enviam links com virus, etc. Eu suponho que essa seria uma ótima idéia que depois de reportar um jogador na janela de "Rule Violation" (violação de regras) ele poderia habilitar a opção de tirar o direito da pessoa de falar por certo tempo. As situações de tirar essa permissão de conversar seria descrito na referencia. Acho que essa seria uma ótima idéia e que iria economizar muito tempo de pessoas sendo hackeadas ou canais com pessoas fazendo Spam.

Eu gosto da função de dar "mute" nos jogadores. Tem muitas vantagens mais muitos riscos também. Dando mute em alguém tem muitos efeitos negativos para um jogador e não podemos garantir que todos tutores senior iriam usar isso cautelosamente. As vantagens e disvantagens tem que ser estudada e discutida e seria algo questionável deixar essa enorme responsabilidade nas mãos de um enorme grupo de tutores. Especialmente porque todo mundo é capaz de virar e ser um tutor facilmente. E novamente dar "mute" em uma pessoa pode ser muito bom, só que ao mesmo tempo é uma ferramenta muito perigosa.

O que você acha de Seniors Tutores ter possibilidade de ver os seus pontos de atividade? Não tem perigo algum de que eles vão fazer disso uma competência. Do mesmo jeito, reports que são inúteis poderiam ser classificados como errado e ai eles não ganhariam os pontos.

Como já falei anteriormente, tutores tem que oferecer um trabalho mínimo a comunidade, por exemplo ao dar respostas que vão ajudar alguém no canal de ajuda a jogadores de precisam de assistência. Só que um tutor não deveria se preocupar com seus pontos de atividade, e sim se focar em ajudar. A quantidade de pontos requeridos é tão baixo que um tutor que ganhou a oportunidade de ser tutor por ajudar jogadores nem deveriam se preocupar com os pontos. E é por essas razões que sou contra a idéia. Eu não iria gostar de ver qualquer tipo de competição entre tutores, comparando seus pontos. A meta da tutela seria definida em "Como obter estes pontos" em vez de "Como posso servir de assistente a comunidade".

Você decidiu ser o mestre dos tutores por sua conta própria ou foi dito que você deveria iria obter esta função? Se a decisão foi sua porque você escolheu esse cargo?

Meu chefe não me deu chance alguma. Ele veio atrás de mim, com um sorrido assustador e um martelo enorme, ai ele disse "Essa é a unica opção que você tem". Não, estou brincando! =).

Honestamente, acho que minha motivação a me tornar o responsável pelos tutores foi a mesma de muitos tutores: Não tem nada melhor do que dar assistência a pessoas que precisam de ajudam e de guiar eles.

Você vai fazer alguma grande mudança que vai afetar os tutores? Se sim, qual seria essa mudança?

Eu já tomei algumas decisões em algumas de suas perguntas. Por favor entenda que não posso entrar mais a fundo neste momento já que nem tudo esta decidido ainda. Temos uma idéia de onde queremos ir, mais infelizmente é muito cedo para anunciar. Do mesmo jeito posso dizer: Nossa orientação geral é de reforçar a influência benéfica da tutela para a comunidade e reduzir os aspectos negativos para os tutores no seu trabalho, e para a comunidade

Agora algumas perguntas sobre você:

Como você ficou empregado na CipSoft?

Em 2007, eu queria mudar de trabalho. Por coincidência, Eu li uma entrevista com Durin (acho que era ele) em um Fansite. Ele declarou que a CipSoft estava procurando novas pessoas, então eu dei uma olhada na pagina oficial do Tibia e vi que tudo era verdade. Eu verifiquei as instalações e decidi tentar e aqui estou eu. Já são quase 3 anos.

Você já tinha jogado Tibia antes de obter seu cargo?

Na verdade eu joguei Tibia por vários anos antes de começar meu trabalho aqui, sim. Eu gostava muito de tudo e ainda hoje eu me mantenho informado com todas as mudanças no jogo. Mesmo sendo dificil para mim algumas vezes pois eu trabalho. Contudo, eu ainda tento realizar todas as quests que consigo fazer com meu char.

Como é o seu dia de trabalho?

Meu trabalho original consiste em identificar e encaminhar bugs que o apoio ao cliente recebe. Junto com isto eu tento responder perguntas sobre estes bugs no fórum aos players e também conversar com os tutores. Junto com tudo isto eu respondo vários E-Mails com perguntas ou problemas que outros jogadores sofrem. Já que tenho uma longa historia como jogador de Tibia, eu respondo perguntas que são sobre algo In-Game, especialmente na indústria do jogo. Também tento me manter atualizado com o que esta acontecendo na comunidade em especial. Eu estou particularmente interessado em como outras empresas enfrentam os desafios que nós temos que enfrentar todos os dias. Trabalho concepcional também faz parte do meu negócio. Estou envolvido em várias discussões e posso assegurar a você que algumas delas são bem quentes ;).

No seu dia de negócios o que toma mais o seu tempo?

Como sou o responsável pelos tutores, meu dever no fórum de tutores naturalmente e também o trabalho concepcional para o sistema de tutores. Depois é só o trabalho relacionado a reportes de bug que eu recebo.

Qual é a coisa mais interessante e a mais chata da sua rotina diaria? Do que você gosta mais no seu trabalho?

Bom posso colocar muitos atributos no meu trabalho mais definitivamente retiro o tédio. O meu trabalho é desafiador, gratificante, e muito interessante e a melhor coisa é que as vezes tem situações muito engraçadas, então sempre estou dando boas gargalhadas. A coisa mais interessante é quando você tem que enfrentar situações que você não esperava e você tem que confiar em seus instintos e experiência para auxiliar os jogadores. Além disso, é muito gratificante quando eu posso prestar ajuda nos chats pessoais e nas reuniões de tutores.

Como um membro da comunidade de tutores eu vejo você sempre respondendo tópicos e também dando suas opiniões em certas ocasiões. Eu sei que você também processa alguns reports mais qual são os outros deveres de um master tutor?

Bom, acho que quase tudo que eu já expliquei antes. Eu ajudo tutores, respondo as perguntas deles e escuto seus problemas. E também sobre o trabalho concepcional atualmente para o futuro sistema de tutores.

O que você pensa do mytibia.eu especial desta ferramenta, CLIQUE AQUI e veja. Na sua opinião acha que tem algum sentido em desenvolver ela? Se sim o que poderia ser adicionado/retirado/mudado nele?

Eu gosto do MyTibia.eu, eu acho um ótimo fansite, ele informa os jogadores sobre algumas mudanças importantes e oferece algumas características agradáveis. Sobre a ferramenta, ela é ótima, a existência dela demonstra que jogadores ainda experienciam dificuldades quando querem reportar alguma coisa. Já estamos conversando sobre o assunto e vamos ver como podemos melhorar o sistema de Rule Violation System.

Você já teve alguma outra função na CipSoft além da atual? Se sim qual/quais?

Antes de virar Master Tutor, eu tinha que fazer o que os meus colegas fazem. Geralmente seria responder E-Mails, execução de regras, evaluar problemas e ajudar a resolver eles.

Quantas horas por dia leva para lidar com isso?

Eu e os meus colegas trabalhamos geralmente 8 horas por dia.

O que você acha de Gamemasters sendo capazes de banir botters novamente?

Um Gamemaster só pode reagir a reports ou iniciar investigações pessoais. Uma solução adequada de trabalho técnico é mais justo e objetivo na minha opinião.

É isso gente espero que tenham gostado foi um prazer compartilhar esta ótima entrevista com vocês do Xtibia.

Abraços.

Editado por kaonic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Kaonic pela iniciativa de traduzir uma entrevista deste tamanho do Inglês para Português :D

Já verifiquei e reportei todos os erros para você, e novamente Parabéns :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...