Ir para conteúdo

Pixel Art


gkaonicx72

Posts Recomendados

Pixel Art

 

Olá Xtibianos,

Achei uma matéria muito interessante hoje e resolvi compartilhar ela com vocês.

 

09012001_blog.uncovering.org_pixelart.jpg

 

Quem foi adolescente ou adulto aficionado por jogos nos anos 80 se lembra: não era fácil decidir que criatura era Zelda afinal se a única referência fosse um console de game. Naquela época, e desde o Atari, todas as rodas de carros eram invariavelmente quadradas. E enquanto ao espaço sideral de Galaga? Essas foram as raízes da pixelart tenha surgido nessa época, para dar forma às idéias de jogos que iam surgindo com cada vez maior volume desde o Tênis para dois criado pelo físico William Higinbotham em 1958.

 

A partir daí, as coisas evoluíram rapidamente. Vieram outras espécies de ping pongs, jogos espaciais, o advento do Mr. Pac Man; em cada um desses novos jogos, os desenhos foram se tornando mais complexos e coloridos, acrescentando cenários e detalhes... sempre aquadradados, mas, ainda assim, alucinantes.

 

09012002_blog.uncovering.org_pixelart.gif

09012003_blog.uncovering.org_pixelart.gif

 

Com o aprimoramento das interfaces dos computadores e a democratização gradual dos computadores, programas como o Paint se tornaram uma opção bem acessível para quem queria criar alguns desenhos a partir da montagem de pequenas unidades coloridas a partir de um meio digital moderno.

 

O termo pixelArt foi usado pela primeira vez por Adele Goldberg e Robert Flegal, da XeroxPalo Alto, em 1982 numa compilação de artigos editada pela ACM (a Associação para Maquinaria da Computação) embora dez anos antes Richard Shoup, também da Xerox, já houvesse cavado o conceito para pensar seu software SuperPaint (MAC). Mas, independente da paternidade, fato é que a técnica já estava consolidada: edição de imagens, sem aplicação de filtros ou modos especiais de renderização através da alocação cuidadosa de cada um pixel com o auxilio de uma ferramenta que se assemelhe a uma caneta de pontos até que se obtenha o resultado necessário. A única “ferramenta extra” é qualquer um modo de ampliação da imagem em questão. No final, tudo deve ser armazenado na mais baixa compressão possível, assim, será atribuído à cada pixel preservará sua cor mais exata.

 

09012004_blog.uncovering.org_pixelart.gif

 

Hoje, programas como o PhotoShop modificaram bastante a forma de se encarar essa arte digital; na realidade, ela ficou mais refinada, contando com novas técnicas e estilos além de novos usos como em animações, avatares, ícones para desktop e personagens de mundos virtuais e jogos para celulares. Os profissionais em atividade até não são muitos comparados aos demais artistas digitais, mas a qualidade e paixão com que pacientemente “montam” as figuras cativam até os mais ferrenhos entusiastas das últimas novidades da área.

 

09012005_blog.uncovering.org_pixelart.jpg

 

Nesse artigo, selecionei algumas peças do britânico Gary J. (que já há alguns anos chama minha atenção por suas publicações no DeviantArt), mas também não deixe de conhecer o projeto Mr. Wuong Sup’partments, que construiu em 2005 o maior edifício digital do mundo graças à colaboração de pixelArtists de todo mundo (e de alguns curiosos também).

 

Fonte:

Obvious Mag

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
×
×
  • Criar Novo...