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Introdução À Programação Lua


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Introdução à programação LUA e lógica de programação

Assim como todas as linguagens de programação, LUA tem suas particularidades e sua estrutura lógica própria, a qual envolve suas funções, operadores e engines.

Para começarmos a programação em LUA, devemos conhecer sua lógica, para que possamos aplicá-la em nossos códigos. Abaixo, você encontra os operadores da linguagem e sua explicação:

 

• “Local” = É usado para a definição de variáveis. Pode ser encontrado também destacando uma função. Neste último caso, seu uso pode ser dispensado quando a função não se encontra embutida na função principal. Exemplo de uso:

 


► local a = 1

► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      local function helloWorld()
             print("Hello World")
             return TRUE
             end
             return helloWorld()
             end

► function helloWorld()
      print("Hello World")
      return TRUE
      end
 function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      return helloWorld()
      end

 

Note a diferença entre o segundo e o terceiro exemplos. Em ambos, a função principal é a “onUse”, porém, em um dos casos foi usado o operador “local” destacando a função secundária, que se encontrava embutida na função principal, ou seja, “abaixo” da função principal.

 

 

• “If” = É usado para definir condições. Ele é bastante usado para tornar o script restrito ao uso não programado. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      if getPlayerLevel(cid) > 10 then
      print("O jogador possui level maior que 10")
      end
      return TRUE
      end

 

Neste exemplo, o código só poderá ser usado para jogadores com level maior que 10 e retornará a mensagem “O jogador possui level maior que 10”.

 

 

• “Elseif” = Assim como o “if”, é usado para definir condições, porém, seu uso deve estar obrigatoriamente associado ao “if”. Este operador define outras condições para que o código entre em vigor. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      if getPlayerLevel(cid) > 10 then
      print("O jogador possui level maior que 10")
      elseif getPlayerLevel(cid) == 10 then
      print("O jogador possui level 10")
      end
      return TRUE
      end

 

Neste exemplo, caso o jogador tenha level maior que 10, o código retornará a mensagem “O jogador possui level maior que 10”, mas se o jogador tiver level 10, o código retornará a mensagem “O jogador possui level 10”. Note que para usar o “elseif”, antes tive de usar um “if”.

 

 

• “For” = É usado para fazer loops no código, executando várias ações ao mesmo tempo. Seu uso é indicado para encurtamento de scripts, fazendo com que leve menos tempo para o código ser processado e economizando memória. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
local pos = {
{x=1, y=2, z=3},
{x=4, y=5, z=6}
}
     for a = 1,2 do
     doSummonCreature("rat", pos[a])
     end
     return TRUE
     end

 

Neste exemplo, uma tabela indica as posições onde serão sumonados os monstros. O “for” foi usado para indicar que deveriam ser sumonados 1 rat em cada uma das posições especificadas na tabela.

 

 

• “While” = É usado para fazer loops no código, porém, diferente do “for”, este executa a ação até ser interrompido. Não é muito usado em OpenTibia pelo fato de usar muita memória para ser executado. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
local i = 0
      while i < 10 do
      print (i)
      i = i + 1
      end
      return TRUE
      end

 

No caso acima, a variável “i” foi definida inicialmente como sendo zero. Quando o código é executado, os valores assumidos por “i” são retornados até que “i” chegue ao valor nove, que é quando o código se encerra.

 

 

• “Else” = É usado para definir o que será feito caso a condição definida anteriormente seja falsa ou verdadeira, de acordo com o código e com o que se deseja. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      if getPlayerLevel(cid) >= 10 then
      print("O jogador possui level 10 ou mais")
      else
      print("O jogador possui level 9 ou menos")
      end
      return TRUE
      end

 

Note que foi usado anteriormente um “if” para a definição da condição. Neste exemplo, caso o jogador tenha level 10 ou mais, será retornada a mensagem “O jogador possui level 10 ou mais”. Mas se o jogador não tiver atingido level 10, será retornado “O jogador possui level 9 ou menos”.

 

 

Operadores matemáticos em LUA

 

Após entender a função de cada operador de linguagem acima, podemos passar aos operadores matemáticos ou “Operadores relacionais”. São usados para fazer a comparação numérica ou de uma string. Veja abaixo:

 

 

• “<” = É usado para dizer que algo é “menor que” outro. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      if getPlayerLevel(cid) < 8 then
      print("O jogador não possui vocação, pois seu level é menor que oito")
      end
      return TRUE
      end

 

A comparação feita mostra se o jogador possui vocação de acordo com seu level, mostrando se ele tem level mínimo para ter vocação, visto que no Tíbia, jogadores abaixo do level 8 não possuem vocação.

 

 

• “>” = O inverso de seu antecessor. É usado para dizer que algo é “maior que” outro. Exemplo de uso:

 


►function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
     if getPlayerLevel(cid) > 8 then
     print("O jogador pode posuir vocação")
     end 
     return TRUE
     end

 

Neste caso, o código retornará que o jogador pode possuir alguma vocação pois possui level maior que 8.

 

 

•“<=” = Este operador faz a comparação que algo é “menor ou igual” que/a outro. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      if getPlayerLevel(cid) <= 8 then
      print("O jogador não pode usar exura")
      end
      return TRUE
      end

 

Neste exemplo, o código verifica se o jogador possui level 8 ou menos para dizer se ele pode ou não usar exura, visto que no Tíbia o jogador só pode usar exura se tiver level 9 ou maior.

 

 

• “>=” = Este operador faz a comparação que algo é “maior ou igual” que/a outro. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      if getPlayerLevel(cid) >= 9 then
      print("O jogador pode usar exura")
      end
      return TRUE
      end

 

Neste caso, o código verifica se o jogador possui level 9 ou mais para dizer se ele pode ou não usar exura.

 

 

• “==” = Este operador faz a comparação de igualdade. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      if getPlayerLevel(cid) == 8 then
      print("O jogador já pode abandonar rookgaard")
      end
      return TRUE
      end

 

A comparação feita mostra se o level do jogador é ou não 8. Se for 8, o código retorna a mensagem “O jogador já pode abandonar rookgaard”.

 

 

• “~=” = Este operador faz a comparação de diferença. Exemplo de uso:

 


► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
      if getPlayerLevel(cid) ~= 10 then
      print("Somente jogadores com level 10 podem usar")
      end
      return TRUE
      end

 

O exemplo restringe o uso apenas a jogadores com level 10. Se o jogador não possuir level 10, o código retorna a mensagem “Somente jogadores com level 10 podem usar”.

 

_._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._.

 

Bom, é isso. Tentei fazer um tutorial completo e que ajudasse quem quisesse aprender a linguagem. Tutorial feito totalmente por mim. Espero que esteja bom e espero comentários também.

 

@Editado

Editado a fim de corrigir alguns erros de ortografia e nos scripts.

 



Será que ganho um ponto de reputação?

Editado por apocarai
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  • 3 months later...

Parabens pelo tutorial

Realmente muito bom. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. =)

Acho que todos que começam na linguagem lua deveriam ler,ajuda muito!

abraços

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  • 5 weeks later...

Esse "then" significa que há uma condição, e caso ela for obedecida, a ação seguinte seja executada. Exemplo:

 

local a = 1

if a == 1 then

print("A letra a vale 1")

 

 

O "then" significa "então".

 

 

Se (isto é verdadeiro) então

escreva "É verdadeiro"

 

 

flw

Editado por apocarai
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Outra duvida:

Com seu tutorial fiz isso:

 

function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)
if getPlayerLevel(cid) >= 100 then
doSummonCreature ("Chicken", [color="#FF0000"]Position[/color] + 1) 
else
print ("Você e noob")
end
return TRUE
end

 

 

Aonde a chicken vai ser sumonada etsa como position. Como eu configuro esta position? por exemplo pra apareçer na frente do player

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  • 4 weeks later...

ow... , tipow se eu quiser ke no if , tenha duas condições eu faço como?

tipo , seu quero ke o level do cara esteja entre 10 e 15 eu boto como?

assim?

if getPlayerLevel(cid) > 10 and getPlayerLevel(cid) < 15 then

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  • 2 months later...
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