Ir para conteúdo

[leia Atentamente] (sobre:segurança)


rod_doidim

Qual sistema operacional você usa?  

14 votos

  1. 1. Qual sistema operacional você usa?

    • Windows
      14
    • Mac OS X
      0
    • Linux
      0
    • Outro? Qual ? Poste
      0


Posts Recomendados


Para começo!

Qual sistema operacional você usa?

* Windows
* Mac OS X
* Linux
* Solaris
* FreeBSD
* FreeDOS


* Lista retirada do WikiPédia e adaptada para o Xtibia por mim.


Introdução:



QUOTE
O WINDOWS é o sistema operacional mais usado no mundo! Sabe porque?
Primeiramente, a MicroSoft foi a compradora do primeiro sistema operacional mais vendido no começo da decada de 70 onde começaram os computadores pessoais, o sistema batizado por "DOS", em tradução livre "Sistema Operacional Rápido e Sujo".

Se passaram anos e na decada de 90 apareceu o Linux! Sistema operacional que foi vigorado por um finlandês chamado Linus.

* Comentário: O resto dos sistemas não serão postados pois além de serem para mim menos utilizados não são os mais concorrentes na lista dos melhores.


Debate: Qual deles protege mais e é bom para servidores ? Principalmente de Jogos.



QUOTE
Muitos donos de DataCenter de OTservers já se depararam com aquela opção no site:

Hospedagem Linux | Hospedagem Windows
Não se deixe enganar pelos preços! Tem diferença e saiba porque abaixo




Windows X Linux



Windows é alvo de mais de 100.000 vírus e parasitas virtuais
Linux é praticamente imune à vírus

* Windows roda ".exe" livremente, e Linux não, por isso o Linux tem grande chance de nunca pegar grande parte dos virus na rede porque não consegue identificar a função do aplicativo malicioso.
-----------

Windows tem muitos acordos com fabricantes de hardwares, e, portanto, usa drivers binários proprietários que dão bom suporte à multimedia e jogos gráficos 3D

Linux desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte (compiláveis) via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apóiam o software livre, que ainda são em número inferior aos parceiros de código fechado do Windows.
-----------

Windows requer hardware topo de linha

Linux funciona desde computadores Pentium-100 até os modernos Quad-Cores ou ainda Clusters de Supercomputadores

-----------

Windows é desenvolvido por um número limitado de técnicos, em ambiente privado corporativo, na forma de uma empresa privada tradicional do século 20.

Linux e outros Sistemas Operacionais Open-Source (código aberto) é desenvolvido por um número ilimitado de colaboradores, a chamada comunidade global do software livre, apoiada na internet, onde todo e qualquer problema por mais complexo que possa parecer, acaba se transformando num problema trivial, daí o Linux ter menos Bugs, numa forma de produção colaborativa típica do século 21.

-----
* Adaptado por mim, retirado parte do conteúdo do Guia de Hardware


Qual eu uso pro meu OT Server ?

Resposta facil, Windows que tem maior aceitação do conteúdo!
Mas se no caso você for programador e poder adaptar para uso do seu sistema seria uma boa, mais no caso nós não temos ainda em Download ao conhecimento de muitos.

Mais o Linux não é mais leve e mais eficaz nas defesas ?

Sim, você ganha em varios aspectos, mais você já usou um Linux? É muito complexo para quem não tem conhecimento do que está usando. Sem dúvidas, Linux é o sistema do futuro 64bits. Mais o Windows é oque mais dá para se usar em OpenTibia, servidores em geral. Recomendo Windows!

Sobre os Nukers da aula anterior sobre segurança! Não recomendo perder a cabeça com os Ataques DDOS, um dia eles serão vulneraveis. Agora é só esperar em vez de gastar "26 mil" como disse o pessoal. smile_positivo.gif



Obrigado, exclusivo Xtibia. Desculpe os erros de Português se houver e se tambem de entendimento. Peço correção caso haja erro de conteúdo.

Editado por Krono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa parabéns você disse parte 2? Pode postar o link da parte 1. Tirando isso gostei muito, aprendi muitas coisas ao ter lido esse tutorial.

 

Aguardo o link.

 

Até mais, continue assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aula de como se proteger via sistema?

ta tirando né?

depois do perl, java, etc

não existe mais essa, linux é tão vulneravel quanto windows

é só coloca cabeça pra funcionar.

pra q se fazer virus para 2% da população q usa linux enquanto 92% usa windows?

ja foi e muito provado q linux é vulneravel sim, quem sabe programar em varias linguas e conhece linux sabe do q falo.

 

OBS: eu não programo em varias linguas, mas sei q é bem possivel fuder um pc com linux tão facil quanto com windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É claro que Linux é mais protegido do que o Windows, mas vou fazer algumas críticas:

 

"* Windows roda ".exe" livremente, e Linux não, por isso o Linux tem grande chance de nunca pegar grande parte dos virus na rede porque não consegue identificar a função do aplicativo malicioso."

 

Claro, .exe é a extenção dos programas compilados do Windows, porque funcionaria em outros?

 

"Linux desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte (compiláveis) via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apóiam o software livre, que ainda são em número inferior aos parceiros de código fechado do Windows."

 

Como eu posso fazer engenharia reversa em um software aberto?

 

~~

 

Sobre o Linux ser mais protegido a ataques pela rede, depende, a maioria das vezes é o software que é o problema, e não o sistema operacional. O Linux não é uma coisa livre de bug's também. Como Guitarmau disse, as vezes é tão facil invadir o Linux do que o Windows.

 

~~

 

O Linux é mais protegido e mais leve, mas o Windows tem mais de 70% do total de uso em computadores domésticos, por isso que ninguém faz um OT p/ o Linux, além disso o programa que é usado pra compilar o OT Server, o DevCpp, é único para Windows, passar toda a extrutura que existe agora para um formato que rode em Linux daria muito trabalho.

Editado por lucasjockey
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

No linux existe o GCC C++ Compiler, e é melhor que o Dev-CPP, em termos de velocidade de compilação, linux pra mim é o melhor sistema operacional para rodar um OTServer, é so baixar o Wine no linux e pronto, tenho 2 pcs, 1 windwosXP x64, e outro Linux x64, concerteza em termos de segurança o Linux é bem melhor, mais o windows é mais usado, outra coisa, linux x64 não tem limite de RAM, já o windows tem, axo que é até 16gb de ram, mais tanto faz o que a pessoa escolher, mais o mais recomendado é o Linux

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Re12, isso é considerado Flood e você reviveu um tópico parado, você pode ser punido por isso!

Tome mais cuidado da próxima vez e leia as regras...

Editado por DoidinMapper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito boa essa aula para os "iniciantes" na parte de otserv.

Eu uso e sou fã do Windows XP, mas já tive vários servidores OpenTibia e sempre contratei dedicados com o sistema operacional Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Dou algumas sugestões de quem quer começar seu novo servidor, comece a investir em VPS Linux que é mais barato, mais eficaz e não corre risco de uma grande instabilidade ;*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...