Ir para conteúdo
  • 0

Melhor Antivirus Gratuito!

gkaonicx72

Pergunta

Microsoft Security Essential é considerado o melhor antivírus gratuito

Programa da Microsoft se destaca entre grandes nomes em teste realizado por site

O relatório divulgado pelo site AV-Comparatives, que analisa a eficácia dos principais antivírus do mercado, mostrou algo que muitos usuários já começaram a perceber: o Microsoft Security Essentials (MSE) é o melhor programa de proteção gratuito disponível.

O programa da Microsoft foi o único software grátis a receber a classificação Advanced+, considerada a melhor nos testes realizados pelo site. Além dele, as versões 2010 de outros cinco aplicativos conseguiram alcançar o nível máximo: o eScan, F-Secure, Kaspersky, Bitdefender e o Norton, todos pagos.

Por diversas vezes a questão sobre a eficiência do Microsoft Security Essentials figurou entre as principais perguntas da seção Tira-Dúvidas no site Baixaki. Muitos usuários queriam saber se o MSE era melhor que os seus antivírus atuais, e o resultado do AV-Comparatives. No que chegou a conclusão de que a resposta é sim.

Download, instruçoes e mais informaçoes sobre o programa, clique aqui.

Critérios de avaliação

Os critérios que os técnicos do AV-Comparatives levaram em conta se referiam ao nível de remoção e limpeza do aplicativo, ou seja, se ele conseguia apagar a praga e sem deixar nenhum tipo de vestígio. Além disso, outro ponto levado em conta foi a facilidade do processo.

Vale lembrar que os testes não avaliaram a capacidade de detecção dos programas. Se o antivírus não pudesse encontrar o malware, não conseguiria removê-lo, portanto foram utilizados apenas ameaças conhecidas por todos os aplicativos.

O Microsoft Security Essentials não foi apenas o antivírus gratuito melhor conceituado, mas também o que obteve as melhores notas entre o todos os outros programas. Com a média de 7,4 pontos (de 10) em remoção e 2,4 (de 4) em limpeza de vestígios, o MSE foi um dos únicos a conseguir conceito “bom” em ambos os critérios.

O site avaliou a habilidade de remover malwares de 16 dos mais populares programas de proteção em computadores já infectados. Para isso, foram utilizados dez tipos diferentes de ameaças e analisada a capacidade que cada antivírus tem de retirá-los do sistema.

9011.jpg

Os critérios que os técnicos do AV-Comparatives levaram em conta se referiam ao nível de remoção e limpeza do aplicativo, ou seja, se ele conseguia apagar a praga e sem deixar nenhum tipo de vestígio. Além disso, outro ponto levado em conta foi a facilidade do processo.

Vale lembrar que os testes não avaliaram a capacidade de detecção dos programas. Se o antivírus não pudesse encontrar o malware, não conseguiria removê-lo, portanto foram utilizados apenas ameaças conhecidas por todos os aplicativos.

O Microsoft Security Essentials não foi apenas o antivírus gratuito melhor conceituado, mas também o que obteve as melhores notas entre o todos os outros programas. Com a média de 7,4 pontos (de 10) em remoção e 2,4 (de 4) em limpeza de vestígios, o MSE foi um dos únicos a conseguir conceito “bom” em ambos os critérios.

Analisando a conquista

9019.jpg
O resultado do teste da AV-Comparatives serviu para mostrar a vulnerabilidade dos antivírus preferidos dos brasileiros. A versão profissional do AVG Antivirus 8.5 que foi analisada pelo site obteve notas de remoção e limpeza consideradas médias, assim como o Avast! e o Avira. As edições gratuitas destes programas são os antivírus campeões de download no maior site Brasileiro de downloads Baixaki.

Geralmente os softwares pagos são melhores que as suas versões grátis. No caso de programas de proteção, imagina-se que eles sejam mais eficazes e ofereçam maior segurança para o computador. No entanto, o Microsoft Security Essentials, gratuito, conseguiu melhor desempenho do que as versões comerciais de AVG, Avast e Avira. Portanto é evidente que as versões Free destes são menos eficazes do que o MSE. Você pode conferir os resultados de cada um deles clicando nos links acima.

O Avast e o AVG, por exemplo, só conseguiram remover completamente um dos malwares testados. Já o Avira precisou da utilização de um CD que permitisse retirar o problema durante a inicialização do sistema. O Microsoft Security Essentials, apesar de também ter deixado vestígios, saiu-se melhor do que os três concorrentes.

9014.jpg

Grátis, mas nem tanto

Por mais tenha se coroado como o melhor entre os gratuitos, o antivírus da Microsoft não é tão livre quanto se fala. O Microsoft Security Essentials só pode ser instalado em um versão original do Windows, que custa caro no Brasil.

Como grande parte dos Sistemas Operacionais utilizados no país é pirata, o MSE perde espaço devido à exigência de autenticação da Microsoft. É por conta deste bloqueio que antivírus menos eficazes continuam a fazer sucesso – e quem sai perdendo é o próprio usuário.

Para ver o resultado completo do teste realizado pelo AV-Comparatives, clique aqui.

Gostou da matéria? Quer pedir uma? Tem duvida sobre algum assunto da tecnologia moderna e atual? Clique aqui e envia uma MP para mim, quem sabe seu pedido seja realizado.

Creditos:

-Durval Ramos Junior (Escrita da Materia)

-Eu, kaonic (Compartilhar com o Xtibia, formatação do tópico e outras adaptaçoes)

Editado por kaonic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
O programa da Microsoft foi o único software grátis a receber a classificação Advanced+, considerada a melhor nos testes realizados pelo site. Além dele, as versões 2010 de outros cinco aplicativos conseguiram alcançar o nível máximo: o eScan, F-Secure, Kaspersky, Bitdefender e o Norton, todos pagos.

Tenho o Kaspersky crackiado.

Link para o comentário

• 0

E eu tenho o Kaspersky original sem ser crackiado tenho o cd lol, mais é pra ser original não é culpa deles que pessoas que não se importam pelo programa crackeiem o produto.

Link para o comentário

• 0
E eu tenho o Kaspersky original sem ser crackiado tenho o cd lol, mais é pra ser original não é culpa deles que pessoas que não se importam pelo programa crackeiem o produto.

Eu tinha o original, também tinha o cd, só que eu reformatei o pc, e quando ia instalar o kaspersky não achei o cd, ai achei melhor crackiar ele.

Editado por Last Seeker
Link para o comentário

• 0
Tenho o Kaspersky crackiado.

Continua sendo pago

Você que quebrou as regras

-----

Aff, não vou renovar minha key do Avira

Perder pra um AV da Micro$oft é foda

TENSO, O G DATA QUE É O MAIS PESADO E MAIS CARO DE TODOS FOI O PIOR

PFFFF

Editado por Lordfire
Link para o comentário

• 0

Antivírus são para descuidados, a cada arquivo que eu faço o download antes de abrí-lo eu passo scan em 29 antivírus diferentes pelo virustotal.com. É bem mais fácil do que lotar o computador com eles, além de perder um bocado de tempo atualizando.

Abraços.

Link para o comentário

• 0

@Kakilo

Os antivírus de agora atualizam automaticamente e são coisas pequenas nunca ha uma grande mudança, agora sim cada um tem sua opinião mais já para quem baixa muitas musica ou programas e recomendável ter um antivírus.

Link para o comentário

• 0

Hoje, dum jeito bem superficial, da pra dizer que pra cada 1 malware detectado e posto nas atualizações dos anti-virus, 100 novos são criados.

Kaspersky tá um LIXO hoje em dia. Sempre usei, sempre achei imbatível e sempre foi o melhor. Hoje nem uso mais anti-vírus.

Se quer ficar livre de vírus, use LINUX. Sibem que hoje até já tem gente pondo anti-virus em Ubuntu... Mas DUVIDO alguém com Suse ou então um open/free-BSD pegar UM vírus sequer.

Link para o comentário

• Criar Novo...