ArthurFavilla 6 Postado Julho 25, 2009 Share Postado Julho 25, 2009 Fazendo a Superfície do seu Mapa. Talvez mais de 70% de um mapa, fique na superfície. Ela é composta por cidades, locais para caça, montanhas, algumas construções e florestas... Mas e o resto? Provavelmente todos já jogaram Tibia (*), e já perceberem que em uma viagem de Carlin para Thais, uma boa parte do mapa não tem nada! Ou melhor, não tem nada mais que alguma decoração, e é exatamente isso que vou ensinar a fazer:A superfície do seu mapa, as partes teoricamente inúteis, mas que fazem muita diferença no seu mapa.Parte #1: As Bordas. O problema mais comum nesta primeira parte são as famosas bordas quadradas: Na foto acima temos um exemplo bem nítido de bordas quadradas, o que não é muito comum de se encontrar por aí, mas que AINDA existe, infelizmente. Talvez você esteja pensando: "Mas estas bordas NÃO estão quadradas!"Realmente... elas não estão quadradas, mas isso é o que eu chamo de borda "escadinha", aonde o mapper traça uma diagonal em uma direção e faz as bordas.Não é uma borda ruim, mas hoje em dia, o que conta é a diferença, então você pode ser um pouco mais ousado... Nesse caso temos uma borda bem irregular, nada geométrico. Assim seria uma borda IDEAL, mas uma dica: Não exagere demais! Bordas muito irregulares também são feias. Parte #2: A vegetação. Outra parte muito importante de uma superfície, se não a mais importante: A vegetação.Ao contrário do que muitos pensam uma paisagem natural não depende exclusivamente de árvores. Uma grande planície composta por arbustos, árvores, pedras e pedregulhos pode ser um grande diferencial. Na foto abaixo, coloquei algumas árvores espalhadas randomicamente pelo mapa, que é o que vemos em GRANDE parte dos mapas atualmente. Sim, ainda costumam errar muito neste ponto... Na imagem acima vemos um exemplo TOTALMENTE errado de vegetação, até para uma floresta: Árvores em todos os pontos do mapa e com intervalos regulares (quase todas as árvores têm o mesmo espaçamento entre uma e outra). Isso é um erro extremamente comum. O Certo seria basicamente isso: Pouca quantidade de árvores (lembrem-se: não estamos fazendo uma floresta), separadas em intervalos irregulares e com quantidades diferentes de árvores em cada "grupo".Queria deixar claro que essa distribuição de árvores não é regra, mas temos que pensar que nenhum jardineiro plantou essas árvores, logo uma distribuição irregular seria muito mais correta. E obviamente, uma superfície não é composta apenas de árvores, também encontramos alguns arbustos e plantas baixas: Lembrando, como no exemplo das árvores, nada de espaçamentos regulares entre os arbustos! Mas não podemos esquecer também das rochas e pedras! São essenciais no seu mapa e dão um toque muito bonito. Como nossa superfície é imperfeita, adicionei outro tipo de solo, um rochoso (você também pode usar outros tipos de solo: como outras variações de grama e terra). Mas também não exagere! Nossa superfície está quase pronta, ela já tem uma vegetação muito bem distribuída, pedras e solo diferenciado. Mas ainda existem algumas áreas "peladas", por isso adicionei outros tipos de plantas, flores e até um tronco: Finalmente nós podemos finalizar nossa superfície, colocando os detalhes finais: Randomizar o solo e adicionar aqueles pequenos tufos de grama. Obs.: Escolhi randomizar a superfície depois de acabar a vegetação, mas isso varia de pessoa pra pessoa Pronto! Sua superfície está pronta! E agora que você já aprendeu como fazer, poste aqui o resultado. Se você ainda acha sua superfície monótona e quer colocar algo diferente, você pode adicionar uma montanha, uma floresta mais densa ou até uma casa abandonada. E lembre-se: Partes inúteis no seu mapa são muito mais do que você imagina! Espero que vocês tenham gostado, abraços!Tutorial feito por Vufusuf e revisado por Lambix. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mixtura 1 Postado Julho 26, 2009 Share Postado Julho 26, 2009 Kara parabens. Com ss e tudo bem explicado. Para mim ta APROVADO :button_ok: ps:eu nao vo posta meu resultado porque eu nao fiz.nao so muito em mexer com mapas Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
spartangui 10 Postado Julho 26, 2009 Share Postado Julho 26, 2009 NOSSA MUITO MAIS DO QUE APROVADO MERECE FIXO! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubinhobarrichelo 0 Postado Julho 30, 2009 Share Postado Julho 30, 2009 (editado) Gostei do Tutorial; Deveriam aprovar , eu axei completo, parabéns. Continue assim , ajudando o Xtibia. Editado Julho 30, 2009 por RubinhoBarrichelo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Filippe Ferreira 11 Postado Julho 30, 2009 Share Postado Julho 30, 2009 Já temos esse tutorial no Xtibia e você acabou com a formatação do mesmo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ArthurFavilla 6 Postado Julho 31, 2009 Autor Share Postado Julho 31, 2009 Já temos esse tutorial no Xtibia e você acabou com a formatação do mesmo. Esse tutorial foi pego de outro forum, e esta identico ao original, muitas pessoas elogiaram, um ai falou até que merecia fixo, mas se vocÊ não gostou, ok, cada um com sua opinião, não é? (: Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Filippe Ferreira 11 Postado Julho 31, 2009 Share Postado Julho 31, 2009 Claro que gostei, esse tutorial é um dos melhores de mapping, mais já temos, o Wiltry já trouxe faz tempo :~ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubinhobarrichelo 0 Postado Julho 31, 2009 Share Postado Julho 31, 2009 É dei uma olhada,e já existe um tutorial deste postado pelo Wiltry Tópico não deverá ser aprovado. Espero que compreenda. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo 29 Postado Julho 31, 2009 Share Postado Julho 31, 2009 Eu procurei em todos os tópicos do Wiltry e não achei nenhum exatamente com o mesmo conteúdo que esse, apenas parecido. Vou dar 1 semana para postarem o link do tópico de conteúdo igual, caso não apareça, o tópico será aprovado (está excelente). Abraços. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Filippe Ferreira 11 Postado Agosto 5, 2009 Share Postado Agosto 5, 2009 é melhor aprovar isso rápido por que ninguém aqui sabe fazer nature.. e não existe mesmo aqui no Xtibia, sorry ;d Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bysmel 1 Postado Setembro 9, 2009 Share Postado Setembro 9, 2009 Sem duvida um exelente tutorial.. parabens.. gostei msm /dofundo kkkkkkkk Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ArthurFavilla 6 Postado Setembro 9, 2009 Autor Share Postado Setembro 9, 2009 Amen0, já fazia mais de um mês que não havia nenhum post neste tópico, tome cuidado com isso, você pode acabar sendo alertado. Reportado :button_cancel: Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DaNDaNrOxX 15 Postado Setembro 10, 2009 Share Postado Setembro 10, 2009 :button_ok: Parabéns ArthurFavilla, seu tutorial foi aprovado! Obrigado por trazer conteúdo à comunidade. ~> Tópico movido para a seção correta <~ - Amen0, você já foi alertado uma vez por fazer flood e reviver tópicos, não quero te dar um segundo alerta brother! Atenciosamente, Daniel Oliveira. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rooxy1997 0 Postado Outubro 2, 2009 Share Postado Outubro 2, 2009 Po, bem legal suas Bordas, vou me basiar nesse seu POST para poder editar meus locais de hunt Valew aeee :smile_positivo: Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ArthurFavilla 6 Postado Outubro 24, 2009 Autor Share Postado Outubro 24, 2009 Que bom Weviil, fico feliz por saber que estou ajudando =] Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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