Ir para conteúdo

Como Contribuir Com Uma Matéria!


ryandometal

Posts Recomendados

Faala pessoal, vou falar um pouco para vocês agora sobre como vocês podem estar contribuindo com matérias aqui na sessão.

Bom, como alguns já deve saber, quando é criada uma matéria realmente boa, ela é movida para a sessão Matérias Tibia Premium, onde ganham destaque as melhores matérias do fórum.

Se você está afim de criar uma matéria nova e deseja ver ela na sessão premium, vou dizer abaixo o que vocês devem seguir para criar uma matéria de conteúdo.

 

Vou criar um 'índice' para nós seguirmos.

1- Títulos e partes.

2- Conteúdo.

3- Imagens e vídeos.

4- Escrita e formalidade.

5- Uso de tags em geral.

6- Onde encontrar fontes para me basear?

 

Vamos começar pelo título.

Título

O título geralmente é o próprio nome do tópico, mas como se trata de uma matéria, podem existir sub-títulos para cada parte. Recomendo que não usem sub-títulos com tamanhos exagerados, tamanho 4 é o máximo para não ficar feio, e fonte Tahoma de preferência.

 

Conteúdo

Sem dúvida alguma, o conteúdo é tudo em uma matéria, se você quer fazer uma matéria nova para ser movida a sessão premium, seu tópico deverá ter o máximo de conteúdo possível, abordando os assuntos principais e explicando cada fato da matéria.

NUNCA copie matérias de outros sites e poste aqui, o famoso ripping gera banimento, crie você mesmo o conteúdo.

Vamos citar dois exemplo:

♦Eu criei uma matéria chamada 'A história da Cipsoft', eu dividi a matéria em 6 (seis) partes, cada uma explicando um pouco da história da Cipsoft e seus membros, programação e evolução da empresta criadora do Tibia, e por aí vai, lendo essa matéria você encontrará tudo que precisa saber sobre esta grande empresta.

 

É isso que nós precisamos, de uma matéria com bastante conteúdo e que faça com que os leitores aprovem.

Vamos ver um tipo de matéria que não seria aprovada agora...

♦Eu criei uma matéria falando sobre os rats e falando de onde eles surgiram, eu não coloquei imagem porque senão o tópico iria ficar pesado e minha internet é lenta. A matéria tem 6 linhas apenas.

 

Mas o quê é isso? Uma matéria de 6 linhas, sem imagens e que não me interessa? Essa é digna de ir para a lixeira!

O que eu quero dizer a vocês é que, quanto mais conteúdo tiver, melhor será a sua matéria e mais chances elas terão de ser aprovadas e movidas.

 

Imagens e vídeos

Como toda matéria boa, nunca se esqueça de adicionar imagens à ela, as imagens são um passo essencial para a criação de uma ótima matéria. As imagens e vídeos mostram as coisas que o leitor não consegue enxergar dentro das palavras, então é recomendado que sua matéria tenha imagens para explicar o que o seu texto diz.

As mesmas devem seguir uma regra em relação a marca d'água do XTibia, onde deve se utilizar a fonte Tahoma, tamanho 20 e opacidade em 50%, evite retirar imagens de outros lugares contendo a marca dos mesmos, isso é ripping e pode gerar banimento.

 

Escrita e formalidade

Para as pessoas que gostam de ler matérias boas, a escrita correta e a formalidade é uma coisa que não pode faltar.

SEMPRE que você for criar uma matéria, não cometa erros de português e muito menos use gírias, a matéria deve ser escrita de maneira formal e correta, facilitando a leitura de todos e evitando confusão.

 

Uso de tags em geral.

♦O XTibia.com fornece ao nosso fórum, assim como a maioria, o uso de várias tags. Recentemente foram adicionadas algumas tags novas, afim de ajudar o trabalho da Imprensa e dos membros na hora de postar uma matéria.

Vamos começar falando dessas tags novas.

♦Quando se trata de um jogador, você poderá colocar o nome dele entre as tags [*player] nick [*/player]

♦Ao se tratar de uma guild, use as tags [*guild] nome [*/guild], já ao colocar o nome de um mundo, use [*mundo] nome [*/mundo].

 

Negrito, Itálico e Sublinhado:

O uso do negrito é usado no nome dos jogadores, nome de bosses e monstros e guilds, o itálico se usa para palavras estrangeiras ou desconhecidas, já o sublinhado, nem pense em usar isso em sua matéria, fica feio e muito estranho, abertas as exceções no caso dos sub-títulos.

 

Onde encontrar fontes para me basear?

Existem vários sites que disponibilizam conteúdo sobre Tibia, onde você poderá se basear e usar em sua matéria.

O mais acessado para procurar conteúdo sobre quests e monstros em geral, é o Tibia Wikia, lá você encontrará todas as informações necessárias para falar sobre monstros, itens, quests, npcs e etc.

Não sabe onde encontrar imagens para sua matéria? Procura vídeos e retire as imagens do mesmo!

O nosso parceiro Tibia Mithus fornece vários tipos de matérias com um belo conteúdo, onde você poderá se basear na criação de novas matérias. Já o parceiro Tibia Photo, contém várias imagens variadas sobre Tibia, é um bom local para arrumar umas fotos para seu tópico.

 

Se você seguir tudo que eu disse acima, você estará criando uma ótima matéria, digna de ser aprovada e movida pela equipe de Imprensa, para a sessão Matérias Tibia Premium.

 

Espero que esse tópico ajude todos vocês, membros e equipe de colaboração, a criar ótimas matérias e trazer cada vez mais conteúdo para o fórum.

 

TEXTO SUJEITO A ALTERAÇÕES

Abraços,

Ryan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...