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Bem em primeiro lugar quero deixar bem claro aos curiosos, não..eu não sou um mapper "novato"..e não tenho muitos posts por que não costumo postar meus trabalhos.

 

Não quero que mudem seu jeito de fazer mapas, só quero entrar nos ot server e ver que os mapas foram feitos com o mesmo carinho que faço o meu.

 

Este tutorial é para dar algumas dicas em geral, pois quando eu fazia meus mapas eu tinha que seguir varios tutoriais ao envez de apenas um..

Vim para falar umpouco de como criar seu mapa do zero sem muito trabalho e deixando ele bem legal.. :smile_positivo:

 

Outra coisa, para quem não gosta de ler é melhor sair por que não vou economizar palavras..

 

Map editor usado: Remeres Mapeditor

 

 

 

 

Começando o mapa..

 

Antes de pensar em fazer qualquer coisa escolha o tamanho do mapa e coloque agua.. um espaço bem grande de agua, logo depois se você preferir vá nas propriedades do seu mapa e coloque la seus creditos.

 

Exemplo:

1zczfko.jpg

No caso estou usando Remeres Mapeditor

 

 

 

Fazendo o "continente"

 

Depois de ter colocado agua é só colocar um pedaço de terra de sua preferencia, aleatório (aconselho a não escolher formas exatas como quadrados ou circulos pois deixa o mapa com uma cara bem ruim), tente deixar com o formato da pedra que você viu no caminho de casa hoje :positive:

 

Exemplo:

2vd47iu.jpg

OBS: não é nessesariamente proibido mas tente não deixar pedaços muito retos, tente sempre deixar o mapa mais "quebradinho".

 

 

 

Fazendo a cidade

Antes de tudo no mapa faça a cidade, pois ela tem que ficar em um lugar bem localizado, se você deixar para fazer a cidade depois das hunts vai ficar prezo ao espaço que sobrou, no meu caso fiz uma mini cidade..mini mesmo..só para o exemplo =)

 

Dica 1:

Nunca deixe as casas muito separadas ou em formas aleatórias, sempre deixe-as bem quadradas por que alem de facilita-lo na hora de fazer a cidade ela vai se tornar feia e vai fazer com que o player prefira nem comprar casa.

 

Dica 2:

Eu aconselho a fazer primeiro a muralha se no caso a sua cidade tiver, o depot e o temple..em seguida as lojas e as casas, seguindo essa ordem sua cidade vai ficar mais organizada facilitando o player se localizar nela.(sempre coloque o depot e o temple proximos e no centro da cidade, se você colocar muito no canto ou separados vai dificultar a vida do player).

 

Dica 3:

Esqueça a ideia de colocar itens raros em exibiçao na cidade, quando você vai em uma loja no tibia global e ve um golden helmet em exibiçao? :positive:

Quando for enfeitar sua loja, sim use criatividade mais com moderaçao, nada de colocar coisas muito chamativas ou itens muito raros, pois vai deixar sua loja bem com cara de ot server "apelao", na hora de enfeitar suas lojas no caso uma loja de equipamentos, use um balcao normal como em todas as lojas e atraz do npc algumas mesas, crates, enfim o que você escolher e coloque alguns itens em exibiçao (lembrando sem ser itens raros), coloque por exemplo: Chain Armor, Noble Armor, Knight axe..itens comuns, e tente não deixar sua loja muito "papagaiada", como eu ja falei acima.

 

Dica 4:

Não sei quem foi o cara que inventou de intupir o templo de coisas, peço desculpas a quem faz o seu templo assim, mas pessoal o templo para relembra-los é um local de reverencia aos "deuses", e não um local de treino ou um mercado, o que um templo deve ter é um espaço vazio, sim apenas com o lugar de o player nascer, alguns pilares, coal basin, luzes, bandeiras, estatuas..fora isso mais nada, sem essa de colocar teleports dentro do temple, treiners, npcs ou qualquer coisa do tipo ta bom?

 

Dica 5:

Para quem gosta de um mapa mais RPG evite usar teleports ou npcs de barco dentro de protect zones que vão dar em areas de caça, isso facilita muito um pk fugir

 

Dica 6:

Imagine seu mapa como um pequeno mundo onde você é o deus que cria e comanda tudo e todos, não pense que seu mapa vai ser usado em um ot qualquer e dali a 1 mes ser jogado fora, alem disso não se intimide por pessoas que possam ter inveja ou desprezo do seu mapa, sempre vai haver alguem que vai falar: "mapa lixo", "mapa feio" e coisas do tipo..depois de passado um tempo é muito bom você "evoluir" seu mapa, almente-o sempre e refaça as coisas que você ja fez lembre-se..se você não gostou pior não fica :positive:

 

Dica 7:

Não use o tibia global como uma base a ser seguida rigidamente, é seu mapa e não deles, se eles fazem o mapa daquele geito não significa que você tem que fazer igual, não confunda coerencia com cópia..é claro que é bom seguir o exemplo dos "mestres" mas ter algumas ideias sempre é bom.

 

Dica 8:

Na hora que você for fazer a cidade escolha um tema e fique nele, se no caso for algo como gelo não mude do nada para grama normal ou pra fogo (e vice versa), fica bem feito..outra coisa na hora de fazer a cidade você vai encontrar muitas paredes e pisos que você vai ficar "woow eu vou fazer a minha cidade com isso" escolha bem o tema, ja vi mapas em que o individuo fez a cidade toda enfeitada so que nada combinando, axo que ele pegou simplesmente o que lhe chamou mais atençao e usou para fazer a cidade

 

Dica 9:

Lugares vazios sempre são bem feios, uma boa saída pra estes lugarezinhos que sobram na hora de fazer alguma coisa é colocar pedras ou arvores la, e não se esquecendo de colocar aquela "graminha" ids: 6216,6217,6218 e 6219 para não dar a ideia de vazio e tambem pra ficar mais charmoso ^^

 

Depois de seguir essas dicas aqui está a minha cidade:

33jhbep.jpg

Bunita não?

Não diria bem feita por que fiz correndo mas admitam que ela esta bem charmozinha.

 

 

Fazendo as areas de caça

Uma area de caça não é nada mais do que o nome diz, apenas uma area de caça, nada disso de toda hunt ten que ter uma quest, isso vai fazer com que os players não caçem e sim fiquem em busca de quests

 

Dica 1:

Meu deus do céu eu não sei quem teve a maldita ideia de colocar monstros fortes perto da cidade, eu canso de entrar em ot servers que logo que você sai da cidade você encontra beholders, elder beholders, demon skeletons..então eu me pergunto, preciso upar ate lvl 40 no buero para sair da cidade?..Purisso imploro a vocês, não coloquem mosntros soltos e proximos a cidade, se os monstros ficarem rodopiando por ai vao acabar se encontrando, quando o player aparece ou um mata o outro ou vai dar um combo bem feio.

Uma area de caça que não seja de caverna precisa ser fexada!, poxa nem que seja o caso de subir e decer uma escada mas o que não pode é eles ficarem soltos por ai, alem disso tem o caso de a pessoa colocar mais monstros em uma sala do que precisa, a sala não é pra ficar cheia com os monstros e sim levemente vazia, para quando o player chegar não encontrar uma festa de boas vindas.

 

Dica 2:

Ao envez de logo depois que você acabar a sua hunt você colocar seu ot online, tente esperimenta-la primeiro, tenha certeza que não tem bugs ou que não tem monstros de mais, não adianta nada ir com o gm, vá com um player de level adequado para a hunt.

 

Dica 3:

Imagine sua hunt como se fosse em um filme ou na vida real, quando você vai decer uma escada e dar de cara com um boss ou varios monstros?..sim escadas são um grande problema para os desatentos, se você coloca uma escada em meio aos monstros vai fazer o player ter um belo trabalho para mata-los ou entao facilitar um belo mage com suas "exevo gran mas vis, frigo, flam o que for" e não adianta ver só um andar, verifique acima e abaixo da escada, pois tudo que sobe dece.

 

Dica 4:

Se você for fazer alguma area como uma cidade abandonada ou entao uma dark catedral não deixe a area intacta, escolha paredes que tem a parte quebrada...como essas: 3366~3398, 1032~6282..isso vai ajudar muito no efeito de abandonada ou dominada por monstros.

 

Dica: 5

Entendam uma coisa, tem monstros que não combinam com outros, um orshabaal não combina com um nighmare ou entao um plaguesmith e um warlock, esses monstros tiram dano deles mesmos, alem de ficarem com uma aparencia horrivel juntos, outra coisa, NUNCA misture monstros de elementos diferentes como um dragon e um frost dragon.

 

Dica 6:

Isole os monstros que usam gfbs, exori, ou qualquer outra magia que acerte mais de um player, não é nada legal levar 3 hits e 3 gfbs de uma vez, como é o caso de muitos ot server que colocam 2~3 demons juntos.

 

Dica 7:

Bosses são deuses e não monstros comuns, nunca faça respaw de bosses..a não ser que toda hora os deuses e seus clones venham artazanar a vida dos players, um boss é unico..ou seja se tiver mais de um orshabaal ou morgaroth..o que for, em um respaw vai ficar bem estranho, a não ser que seu ot seja 200x ou superior.

 

Dica 8:

Você quer fazer uma quest ou entao um pequeno local com muitos monstros e eu acabei de falar que não fica legal, realmente não fica muito bom, mas não vou te impedir..se for fazer isso lembre-se de colocar algumas traps, pedras para deixar o monstro na diagonal ou entao simplesmente um caminho onde só passa um player, pode ter certeza que se você fizer isso não vai ficar tão ruim (mesmo assim não exagere).

 

Dica 9:

O local dos monstros fica sendo uma das coisas mais importantes, pois se um player novato em seu servidor vai explorar o mapa e da de cara com um bixo forte de mais para o seu lvl ele não vai gostar, monstros fortes sempre longe de locais de facil acesso como cidades ou caminho, se você colocar uma giant spider por exemplo...coloque algumas tarantulas antes assim o player não vai levar um susto tao grande se achar uma giant spider mais a frente.

 

Dica 10:

Essa dica fica sendo a minha favorita, são as bordas...nossa! q nojo q eu fico de ver um server em que o mapa não tem bordas ou então o mapper colocou bordas que não são para aquete piso, as bordas é que dão a beleza do mapa, o seu mapa pode ter todos os enfeites do mundo sem bordas vai ser horrivel, se um mapa tem bordas e não tem enfeites da para engolir..preciso falar mais algo? :blush: ...e o mais importante, não tenta inventar..se uma borda é para um piso não tente usa-la em outro.

 

Dica 11:

Enfeites da area de caça..se você fez uma area de dragons é claro que você só vai colocar pedras, staglamites (nome horrivel..pra quem não sabe o que é: 391) e os lava holes..porem ja vi varias vezes a pessoa colocar os cristais do update no chao, colocar crucible (8641) entre outras coisas, não tenta enfeitar de mais se não acaba ficando feio, e os cristais não são para colocar no chão, eles são colocados em buracos no chao ou em montanhas, vou postar a ss com a area de caça e poderao ver.

 

Dica 12:

Lugares muito grandes e parecidos dao a sensaçao de que o player não sai do lugar, alem de cansaço, faça areas depreferencia media, com enfeites diferentes de outro lugar que seja do mesmo formato ou tamanho...evite deixar muito espaço aberto a nao ser que seja campo.

 

Dica 13:

Lembre-se você conhece seu mapa o player não, deixe os caminhos para as hunts bem claros, de preferencia faça caminhos com terra em meio a grama (se esse for o caso) para facilitar o player achar o local, sem isso ele vai rodar de mais para achar alguma coisa.

 

Dica 14:

Coloque todos os tipos de monstros no mapa, lembrando que cada um em seu devido lugar, varios players tem mais habilidade para caçar certos tipos de monstros e dificuldade com outros, se você não colocar todos vai dificulta-los.

 

Como eu disse vou postar uma ss com os cristais..não estao em um lugar adequado mais vai la:

23t5rgi.jpg

 

E uma ss de uma hunt wyvern, nem uma coisa facil de mais com apenas um monstro mais nem uma coisa bizarra com 6~8 wyverns, uma hunt normal em que eu iria la quando estivesse saindo ou a caminho da city:

fliz4p.jpg

 

 

Fazendo quests

Quest nada mais é do que uma ajuda ao player ou entao uma aventura fora da rotina de caça.

 

Dica 1:

Não misture muitos monstros em uma quest, escolha um tema e siga o tema...ja vi muitos casos de o cara pegar e colocar tanta coisa na quest e tantos monstros que a quest ficou horrivel.

 

Dica 2:

Dê preferencia a uma quest com umpouco de RPG..nem que seja uma simples passagem secreta, todo ot por mais alta que sejam as rates com uma quest rpg faz susseco..evite colocar quests como um quadrado de 15x15 sqm com 5 orshabaal dando full set por exemplo...experimente fazer caminhos..talves missoes ou passagens secretas com dicas..quests como um labirinto com monstros nele tambem se tornam cansativas.

 

Dica 3:

Uma quest não é para dar itens bons de cara..se o player tem tudo que ele quer a partir de quests os itens não se tornam mais raros..nunca coloque uma magic plate armor como iten de quest..é um belo exemplo pois assim todo player vai ter sua mpa..e não só aqueles que caçam demon e a obtem com sorte.

 

Dica 4:

Itens que não são usados no tibia global para quests é por que são muito bons para ficar em quests..não tente inventar de colocar todos os itens em quests...coloque itens bons mais não os melhores..(no meu ot o melhor set que alguem pode conseguir com um lvl 100 é golden legs, boh, demon shield, dsm e dh).

 

Dica 5:

Se você tem uma base de scripts faça quests para trancar algumas areas de hunt..apesar de não dar itens elas se tornam muito valiosas..se você não sabe nada de script peça ajuda nos topicos ou entao chame um scripter para uma equipe junto a você.

 

Dica 6:

Quests bem elaboradas, enfeitadas e com aquele ar de mistério se tornam mais interessantes fazendo com que o player tente resolve-las e não simplesmente upar o maximo de niveis possiveis para conseguir completa-la.

 

Dica 7:

Se você é do tipo pão duro..que coloca quests bem dificeis e com muitos monstros para dificultar os players..não precisa disso..é só esconde-las..com poucos player sabendo sua localizaçao ela se torna mais valiosa.

 

Dica 8:

Evite ao maximo usar teleports para entrar e sair de suas quests..facilita muito algum player conseguir completa-la..se ele morre ele volta ate ela sem muito esforso ou ate mesmo com o respaw pela metade..se usar teleports nunca coloque-os em meio a cidade ou então onde muitos players possam ver..para não dar esse problema.

 

Dica 9:

É muito legal a ideia de colocar uma quest onde os monstros dropam o iten..por exemplo em uma quest de uma crown armor vou usar alguns heros e fire devils..monstros que não dao loot com facilidade ou que simplesmente só servem para bater como fire devil e fire elemental são um bom acompanhamento para varios monstros em quests.

 

Dica 10:

Lembre-se de que tudo que o player precisa para jogar é um set rasoavel, um bom escudo e de quebra uma boh...tendo esses itens em quest o resto não se torna nessesario mas sim bem legal se for feito com moderação.

 

Não vou postar ss por que uma quest não é um modelo a ser seguido e sim uma ideia que vai aparecer.

 

 

Ideias para seu mapa

Sempre inove seu mapa, sendo uma coisa sua você tem o direito de fazer com ele o que quiser..se você tiver uma ideia boa não fique com medo de esperimenta-la :smile_positivo:

 

Dica 1

Aqui nos foruns de mappers sempre tem ideias para aqueles sem criatividade..lembre-se nunca copie mapas o que você pode fazer é ver um mapa e tirar uma ideia dele.

 

Dica 2:

Não é uma boa ideia para aqueles que não tem muita criatividade para mapas mas se você ver algo que achou muito legal em um filme..jogo..alguma coisa e quer colocar no mapa..tente juntar alguns itens e ver se chega perto do que você queria..sempre é bom fazer algo unico para seu mapa..=D

 

Dica 3:

Sem ideias novas não tem novos mapas e sim varias versoes de um..sempre coloque algo que possa destaca-lo como destalhes na cidade..musgo..torres..não sei..o que você preferir.

 

Dica 4:

Uma ideia boa que eu tive é fazer cantos só para tirar screen saved..em meio as hunts eu coloco uma montanha bem enfeitada..com cachoeiras, pedras, flores..com muitos enfeites mas sem exagerar..quando o player passa ele ve que ela esta bem bonita e tira uma screen save..quem sabe seu mapa não vai parar em um site qualquer de demonstraçao..flogs ou orkut? :smile_positivo:

 

Dica 5:

Quanto as ideia não ha muito o que falar..só lembre-se suas ideias fazem seu mapa..sem elas ele não passa de um mundinho simples.

 

 

Não sei se faltou alguma coisa mais tentei fazer um bom tutorial, peço desculpas pelos erros de potuguês e agradeço se tiver opiniões ou elogios.. :positive:

 

Creditos: Murin (eu)

 

OBS: Depois dou uma olhada, se o tuto for aprovado eu melhoro ele.

Editado por asmus
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asmus

 

Tipo o tutorial ficou muito bom, mas você esqueceu uma coisa... Qual dos Map editor usar e onde baixá-lo... Pelas imagens eu percebi que é o RME, mas para quem não sabe....

 

Se você arrumasse ficaria muito legal.

 

Delton~~

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Olha, Gostei muito do seu tutorial, se alguem falar mal dele, é inveja,

lembro quando fiz um tutorial de mapping, era meio ruim, pois eu não sabia postar fotos,

nem sabia que existia o imagehack.us, eu era tão "noob". :X

 

APROVADO =D

 

OBS: Suas camas nas casas estão muito longe uma das outras, asvezes nem coloque duas, coloque uma ou nenhuma.

(eu sei que você fez com preça, mas não custa nada em um tutorial arrumar isso para que os iniciantes saibam =D)

Editado por Xgogeta
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Tenho um leve conhecimento de Mapas apenas. Não pude acabar de ler todo o seu tutorial por tempo, e não por pura preguiça. Independentemente disso, deixo aqui meu comentário porque sei o quanto é precioso para você. Gostei bastante do seu tutorial, quando tiver tempo eu leio o resto porque achei bem explicado e nada daquelas coisas superficiais. Parabéns pelo seu trabalho e continue assim!

Parabéns!

Editado por Phgsoares
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  • 2 weeks later...

Asmus você acabou de cometer flood. Floods são por definição: mensagens sem conteúdo apenas para 'encher' o fórum, ou que não tenha a ver com o conteúdo do tópico. Espero que não volte a repetir tal ato.

 

O tutorial está muito bom, obrigado pela contribuição.

 

Aprovado e movido para Tutoriais - OTServ > Tutoriais de Mapping.

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