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A Retrospective - Tibia 2008



 

 

O ano novo está quase chegando, é hora de refletir sobre o ano que se passou. Neste mês, nós também gostaríamos de analisar o ano destacando alguns pontos importantes ou até mesmo eventos divertidos, lembrando e listando objetivos alcançados, dificuldades, mudanças e lições que aprendemos.

 

O ano começou um pouco conturbado por causa dos ataques DDOS contra os nossos servidores, que não pararam desde uns meses antes. Nossa equipe de técnicos conseguiu limitar a eficiência dos ataques e melhorou a estabilidade dos nossos servidores, mas ainda assim alguns jogadores continuavam com problemas de conexão. Os ataques realmente nos deixaram em muitas dificuldades, e nós entendemos a raiva e frustração de muitos jogadores, e verdadeiramente sentimos que estávamos prestes a perder a confiança deles. Um de nossos principais objetivos é assegurar que os jogadores tenham uma experiência de jogo livre de problemas, então nós continuamos a trabalhar nisso da melhor maneira possível. Finalmente, as nossas contramedidas se provaram muito efetivas contra os ataques DDoS de maio e junho. Desde então, a situação vem melhorando graças aos nossos técnicos: mesmo com ataques DDoS ainda ocorrendo nossos servidores estão muito mais protegidos e a maior parte dos ataques passa despercebida pelos jogadores. E é claro que nós pretendemos melhorar nossas defesas contra futuros ataques ainda mais.

 

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Em fevereiro, nossa NPC Valentina levou sua frase musical favorita, "Come on baby, light my fire." (Venha baby, acenda minha chama) a sério demais e ao invés de vender esplendidos arranjos florais para os amantes tibianos começou a tentar acender os corações deles vendendo-lhes tochas. É claro, bugs são irritantes, mas olhando agora esse foi até divertido.

 

Após o recrutamento de vários novos gamemasters no início de março o resto do mês foi dedicado ao novo sistema de pagamento, que desenvolvemos para oferecer a vocês suporte mais rápido e uma interface mais simples. Ele permite aos jogadores encomendar apenas um período de premmium time ou fazer uma assinatura de premmium time fixa utilizando cartão de crédito. Com o passar do ano ele foi ativado em mais e mais países. Em julho, o método de pagamento através de transferência bancária foi disponibilizado em vários países. Com o passar do tempo no novo sistema de pagamentos tibiano se estabeleceu com sucesso, com muitos tibianos usando-o para adquirir premmium time. É claro, nós vamos continuar a trabalhar nele e melhorá-lo para que encomendar premmium time pelo nosso sistema seja cada vez mais conveniente e atraente.

 

A reforma nas regras tibianas relativas a nomes foi o resultado do extenso feedback que recebemos. Muitos jogadores desejavam mais tolerância com os nomes de personagens e regras menos rígidas e complexas. Em abril, quando as novas regras entraram em vigor, nós abolimos algumas das regras antigas. Desde então nomes de personagens podem se referir a objetos, celebridades e países. Muitos tibianos se animaram com as mudanças, mas muitos não as apreciaram. Eles temiam que nomes referentes a países ou celebridades fossem arruinar ou pelo menos afetar negativamente a atmosfera de roleplay tibiana. Apesar disso a maioria dos jogadores gostou ou não se importou com as novas regras, então nós acreditamos que a mudança foi razoável e necessária.

 

 

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Na primeira semana de maio muitos jogadores se mobilizaram para coletar itens de outfit uma vez que tais itens estavam sendo dropados pelos monstros com muito mais freqüência no evento especial de outfits: era como se todos quisessem novas vestimentas para o vindouro update de verão. Com as novas camisas que adicionamos à nossa loja no final do mês os jogadores teriam novas vestimentas na vida real também. Por muitos meses todos vocês tiveram a oportunidade de sugerir frases pra camisas e finalmente as 3 frases vencedoras foram escolhidas pela comunidade entre as 10 mais promissoras que apresentamos a vocês em uma enquete.

 

Jardineiros amadores provavelmente aproveitaram junho, nosso mês das flores. A dríade Rosemarie visitou o Tibia e em troca de algumas sementes ela deu aos jogadores um vaso com um broto. As noticias se espalharam rápido e muitos jogadores, ao descobrirem seus lados jardineiros, cultivaram flores maravilhosamente lindas.

 

Em julho, o update de verão trouxe várias novidades como o aprimorado sistema de chat com NPCs, um tutorial para ajudar novatos a se iniciarem no Tibia, áreas reformuladas, novos áreas de caça e, é claro, novos monstros, itens e quests. Fazer comércio com NPCs ficou muito mais fácil. Alguns dias após o update nós começamos a fazer banimentos em massa: mais de 600 contas foram punidas por modificarem o client do Tibia e mais de 200 foram permanentemente deletadas por usarem software não oficial para logarem com muitos personagens ao mesmo tempo. Outras 650 contas foram banidas por modificarem o client do Tibia em setembro. Em outubro 70 contas foram instantaneamente deletadas por masslogin (N.T.: quando dezenas de chars logam ao mesmo tempo para emboscar um único outro jogador no jogo. Muitas vezes esse tipo de tática é auxiliada por programas ilegais). Então, jogue de acordo com as regras ou você pode ser o próximo!

 

Novamente, novos gamemasters receberam suas capas azuis em agosto para ajudar a garantir que as regras tibianas fossem seguidas. Na Cipsoft, vários departamentos se energizaram quando um novo departamento foi planejado e formado.

 

E finalmente em setembro o nosso novo departamento, o de Community Management (N.T.: gerência da comunidade), foi lançado. Desde então nós temos tentado melhorar o trabalho da Cipsoft junto à comunidade, a comunicação entre vocês e nós. Honestamente o início não foi tão bom quanto nós esperávamos uma vez que muitos jogadores viam o novo departamento com desconfiança ou não sabiam o que esperar dele. Graças ao construtivo feedback que recebemos nós pudemos melhorar muitas coisas e, mesmo sabendo que muitas coisas podem ser melhoradas, nós sentimos que nossos esforços estão dando frutos. A primeira vez em que isso ficou evidente foi durante a implementação do patch e do update do site no final de setembro: muitos jogadores ficaram preocupados com a segurança de suas contas, especialmente porque os novos account names não eram escondidos por asteriscos quando digitados e eram exibidos na página de controle de conta. Nós rapidamente respondemos ao grande feedback recebido não somente reintroduzindo os asteriscos durante o login como também adicionamos um botão permitindo a você exibir ou não o seu email e account name na página de login.

 

O artigo de outubro foi sobre um assunto controverso: tutores e seu trabalho. Nós tentamos esclarecer as coisas falando sobre algumas idéias erradas que as pessoas tinham dos tutores. Isso gerou uma exaltada porém frutífera discussão. Muitos não estavam satisfeitos com o trabalho dos tutores e, infelizmente, alguns interpretaram o artigo como uma tentativa de amenizar ou esconder os problemas que haviam. É claro que não era nossa intenção passar tal impressão: nós estamos cientes dos problemas e o feedback recebido nos ajudará a melhorar o sistema de tutores.

O concurso de histórias que foi lançado junto com a criação do departamento de Community Management também se encerrou em outubro. Haviam tantas histórias boas e divertidas que foi muito difícil escolher apenas 5. Nós perguntamos à comunidade qual era a melhor história e a de Baladha ganhou o primeiro lugar.

No Halloween uma abóbora mutante atacou Darashia, mas bravos jogadores conseguiram derrotar esse monstro, e conseguiram loots assustadores. Infelizmente muitos jogadores fora tomados por egoísmo e jogaram o corpo na água, ou bloquearam-no até que ele apodrecesse. Mas cuidado, porque fantasmas de Halloween nunca esquecem e sua vingança virá...

 

No início de novembro tivemos um Test Server Público para teste de desempenho. Ambos os servers ficaram cheios nos horários de pico e muitos jogadores tiveram problemas para logar: o fórum de discussões foi lotado com posts de jogadores desapontados. Entretanto os problemas de conexão eram esperados e os testes nos forneceram informações valiosas para que nós possamos melhorar os nossos servidores.

 

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Ainda em novembro nós iniciamos um novo programa de fansites para melhorar o nosso suporte a fansites e permitir que novos sites ingressassem mais facilmente no programa. Desde então nós temos promoted fansites em adição aos nossos supported fansites. Alguns dias após o lançamento nós adicionamos 5 novos supported fansites e esperamos que novos venham com o tempo.

Os teasers do update que começaram há algumas semanas iniciaram muitas discussões, e a do segundo teaser, que dizia respeito a magias bônus para partys e novas magias em geral, foi especialmente violenta: Muitos acharam que sorcerers e druids foram negligenciados em favor de paladins e knights. Por outro lado vários jogadores não concordaram com estes e disseram que gostaram nas novas magias, de modo que o feedback teve um pouco de tudo. O update está próximo e nós esperamos que as preocupações acabem logo.

 

E o que mais? O que vem agora? Nós temos algumas pequenas informações sobre 2009 que gostaríamos de dividir com vocês. É claro que nós falaremos pouco, não queremos estragar nenhuma surpresa.

 

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Um dos nossos maiores focos são as medidas anti-cheat. Até agora nós não revelamos nenhum detalhe sobre o que nós estamos planejando, ou a nossa agenda. Espere por mudanças no primeiro trimestre de 2009: nós vamos liberar novas informações nessa época. Em breve haverá a discussão interna e a reavaliação do sistema de PVP e da penalidade de morte em Tibia. Nós recebemos muito feedback nos tópicos de discussão do fórum e isso com certeza influenciará a nossa reavaliação. E mais: nós vamos desenvolver um programa de revendedores para que comprar premmium time seja mais fácil para você. Outro projeto planejado é o desenvolvimento de um client de Tibia para flash, para dar aos nossos jogadores mais formas de apreciar Tibia. Nós vamos também é claro fazer o máximo para melhorar a nossa comunicação com a comunidade e o customer support em Tibia. Novos projetos em fase de desenvolvimento deverão resultar em um serviço mais conveniente e eficiente.

 

Nós não queremos perder essa oportunidade de agradecer à comunidade. Obrigado pelo seu interesse em Tibia, pela sua dedicação ao jogo, pelo contínuo suporte e feedback, por dar a sua opinião, por participar de discussões e enquetes, por reportar bugs, nos dar informação, ter paciência, por nos dar sugestões para melhorar o jogo e os nossos serviços – obrigado por fazer parte da comunidade tibiana e por contribuir diariamente para o desenvolvimento e diversidade da mesma. A sua opinião foi, é e sempre será muito importante para nós.

 

Agora nós queremos perguntar a vocês sobre seus principais destaques de 2008, seus momentos engraçados, emocionantes, tristes ou desapontadores. Quais eram suas metas para Tibia? Você as alcançou esse ano? Nós estamos ansiosos para ouvir vocês no fórum.

 

Tradutor: Heenett

Original: Tibia.com

Atenciosamente,

Kardec.

Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/102363-artigo-oficialtibia-retro/
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