Pr0 0 Postado Dezembro 12, 2008 Share Postado Dezembro 12, 2008 Math A matemática por traz do script Introdução: bem, antes de começar a explicar o math em si, acho melhor explicar que: * não é recomendado colocar variáveis como x ou y em uma equação * alem do exemplo acima, funções lua ou de otserv, não podem ser declaradas como nome de variáveis * "=" é diferente de "==" para facilitar, de uma olhada nessa tabela com os simbulos matemáticos em lua : Citação: + ---------------------- adição- ------------------ subtração*---------------- multiplicação/ ---------------------- divisão== ------------------ igualdade~= -------------- desigualdade> ----------------- maior que>= -------- maior ou igual que< ----------------- menor que<= -------- menor ou igual que^ ----------------- potenciaçãoO math sozinho: O math, sozinho, serve somente para colocar equações e cálculos em geral. ficando assim :Lua: local var = getPlayerHealth(cid) local resultado = math((var-(var/2))) no caso, var é a vida do player, e na variavel resultado e math resolve a equação que está em seu parametro. math.random: O math.random, pode pegar um numero aleatorio entre um minimo e um maximo, pegar um numero de uma tabela, ou ate mesmo randomizar frases e etc... randomizando numeros por min/max : observeLua: resultado = math.random(1,3) no caso ali, 1 é o numero minimo a ser sorteado, e 3 é o maximo. randomizando por meio de tabelas novamente com um codigo de base : Lua: tabela = {1, "eu sou de...mai...onese!", " tutorial by Eventide =D ", 2, 3, 5}Sorteio = math.random(1, table.getn(tabela))resultado = tabela[sorteio] primeiramente, foi feito uma tabela com o que seria sorteado.depois, declarei que ia sortear em uma variavel (sorteio), usando math.random, o primeiro numero de seu parametro, indica em qual valor da tabela ele começara a contar, o numero pode ser considerado ordinal, mas é escrito como cardinal, veja o exemplo: Lua: table = {"1° valor (ordinal), é representado por 1 ( cardinal )","2° valor (ordinal), é representado por 2 (cardinal)"} outro modo:Lua: tab = {"sete", "mih", "exemplo" } R = math.random(1,table.maxn(tab))rand = tab[R] assim, você cria uma tabela, randomiza normalmente pelo metodo min/max, sendo que o max é o numero de valores contidos na tabela, e depois na variavel rand, você pega a tabela randomizada, com esse metodo, da pra inserir novos valores na tabela futuramente, sendo que estes tambem serão randomizados... math.fmod(x, y) Retorna o resto da divisão de x por y, caso necessario o valor é arredondado para baixo.Lua: math.fmod(4,2) -- retornara 0 math.sqrt (x) Retorna a raiz quadrada de x.Lua: math.sqrt(9) -- retornara 3 math.pow (x, y) Retorna x elevado a y Lua: math.pow(x, 2)-- retornara x² math.abs( )retorna o valor absoluto do valor contido em seu parametro, ou seja, os números negativos são automaticamente transformados em positivos. Lua: math.abs(-x)-- retornara x math.floor (x) transorma um numero decimal em inteiro, exemplo, se x for 1,3 depois de passar pelo floor ele se torna 1. Lua: math.floor(1,5) -- retornara 1 é sempre bom usar isto após uma divisão creditos: (60%)Eventide (30%)Merdamen (10%) Dark (pelas dicas) Pr.Z :smile_positivo: Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/102341-math-a-matem%C3%A1tica-por-tr%C3%A1s-do-script/ Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mimow 2 Postado Dezembro 13, 2008 Share Postado Dezembro 13, 2008 Muito bom, tutorial bem formatado e explica bem o que você quér ensinar! APROVADO!! Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/102341-math-a-matem%C3%A1tica-por-tr%C3%A1s-do-script/#findComment-654827 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tprocheira 5 Postado Dezembro 13, 2008 Share Postado Dezembro 13, 2008 Bom tutorial. Só uma dica, no lugar de Sorteio = math.random(1, table.getn(tabela)) use Sorteio = math.random(1, #tabela)) Mais curto Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/102341-math-a-matem%C3%A1tica-por-tr%C3%A1s-do-script/#findComment-654977 Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucasjockey 1 Postado Dezembro 13, 2008 Share Postado Dezembro 13, 2008 math(-1+1-1+1*1/1*1/1*2*3/6*6/3/2*666/333/2/666*666+1-1+1-1*9/3/2*4/6) é igual a quanto? ^^ Aprovado! Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/102341-math-a-matem%C3%A1tica-por-tr%C3%A1s-do-script/#findComment-655127 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eventide 23 Postado Dezembro 15, 2008 Share Postado Dezembro 15, 2008 (editado) lawl já é o segundo tópico meu que eu penso em trazer pro sanduíche tibiano e trazem por mim... só uma dica, coloque os exemplos entre as tags [code.] script[/code.] (sem o "ponto") @tprocheira quando eu fiz o tuto, essa função ainda não estava em desuso.. :-) Editado Dezembro 15, 2008 por Eventide Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/102341-math-a-matem%C3%A1tica-por-tr%C3%A1s-do-script/#findComment-656625 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jvchequer 63 Postado Dezembro 16, 2008 Share Postado Dezembro 16, 2008 Ultraprovadíssimo, Tutorial bem bacana e diferente. Está excelente! Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/102341-math-a-matem%C3%A1tica-por-tr%C3%A1s-do-script/#findComment-657762 Compartilhar em outros sites More sharing options...
tibiaa4e 86 Postado Dezembro 16, 2008 Share Postado Dezembro 16, 2008 @up legal msm Esse math.floor eu vi acho que no c e não sabia pra que servia Curti bastante esse Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/102341-math-a-matem%C3%A1tica-por-tr%C3%A1s-do-script/#findComment-657806 Compartilhar em outros sites More sharing options...
lockypally 0 Postado Janeiro 8, 2009 Share Postado Janeiro 8, 2009 Muito bom !!! acho que eh o primeiro sobre "math" nos scripts , me ajuda bastante no meu ot !!! vlwsSS;DD Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/102341-math-a-matem%C3%A1tica-por-tr%C3%A1s-do-script/#findComment-671129 Compartilhar em outros sites More sharing options...
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