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Fazendo Superfície Do Seu Mapa


mathEXTREME

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Créditos exclusivos para: Vufusuf e revisado por Lambix

Fazendo a Superfície do seu Mapa.

Talvez mais de 70% de um mapa, fique na superfície. Ela é composta por cidades, locais para caça, montanhas, algumas construções e florestas... Mas e o resto?

 

Provavelmente todos já jogaram Tibia, e já perceberem que em uma viagem de Carlin para Thais, uma boa parte do mapa não tem nada! Ou melhor, não tem nada mais que alguma decoração, e é exatamente isso que vou ensinar a fazer:

A superfície do seu mapa, as partes teoricamente inúteis, mas que fazem muita diferença no seu mapa.

 

Parte #1: As Bordas.

 

O problema mais comum nesta primeira parte são as famosas bordas quadradas:

 

 

Na foto acima temos um exemplo bem nítido de bordas quadradas, o que não é muito comum de se encontrar por aí, mas que AINDA existe, infelizmente.

imagem2xb4.png

 

Talvez você esteja pensando: "Mas estas bordas NÃO estão quadradas!"

Realmente... elas não estão quadradas, mas isso é o que eu chamo de borda "escadinha", aonde o mapper traça uma diagonal em uma direção e faz as bordas.

Não é uma borda ruim, mas hoje em dia, o que conta é a diferença, então você pode ser um pouco mais ousado...

imagem3uc6.png

Nesse caso temos uma borda bem irregular, nada geométrico. Assim seria uma borda IDEAL, mas uma dica: Não exagere demais! Bordas muito irregulares também são feias.

 

Parte #2: A Vegetação.

 

Outra parte muito importante de uma superfície, se não a mais importante: A vegetação.

Ao contrário do que muitos pensam uma paisagem natural não depende exclusivamente de árvores. Uma grande planície composta por arbustos, árvores, pedras e pedregulhos pode ser um grande diferencial. Na foto abaixo, coloquei algumas árvores espalhadas randomicamente pelo mapa, que é o que vemos em GRANDE parte dos mapas atualmente.

 

imagem4we5.png

 

Sim, ainda costumam errar muito neste ponto... Na imagem acima vemos um exemplo TOTALMENTE errado de vegetação, até para uma floresta: Árvores em todos os pontos do mapa e com intervalos regulares (quase todas as árvores têm o mesmo espaçamento entre uma e outra). Isso é um erro extremamente comum.

 

O Certo seria basicamente isso:

imagem5bu3.png

 

Pouca quantidade de árvores (lembrem-se: não estamos fazendo uma floresta), separadas em intervalos irregulares e com quantidades diferentes de árvores em cada "grupo".

Queria deixar claro que essa distribuição de árvores não é regra, mas temos que pensar que nenhum jardineiro plantou essas árvores, logo uma distribuição irregular seria muito mais correta.

 

E obviamente, uma superfície não é composta apenas de árvores, também encontramos alguns arbustos e plantas baixas:

imagem6wg7.png

 

Lembrando, como no exemplo das árvores, nada de espaçamentos regulares entre os arbustos!

 

Mas não podemos esquecer também das rochas e pedras! São essenciais no seu mapa e dão um toque muito bonito. Como nossa superfície é imperfeita, adicionei outro tipo de solo, um rochoso (você também pode usar outros tipos de solo: como outras variações de grama e terra). Mas também não exagere!

imagem7uv7.png

 

Nossa superfície está quase pronta, ela já tem uma vegetação muito bem distribuída, pedras e solo diferenciado. Mas ainda existem algumas áreas "peladas", por isso adicionei outros tipos de plantas, flores e até um tronco:

imagem7uv7.png

 

Finalmente nós podemos finalizar nossa superfície, colocando os detalhes finais: Randomizar o solo e adicionar aqueles pequenos tufos de grama.

 

Obs.: Escolhi randomizar a superfície depois de acabar a vegetação, mas isso varia de pessoa pra pessoa.

imagem8ln5.png

 

imagem9oi8.png

Editado por mathEXTREME
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