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Zeebo, console da Tectoy, quer competir com o PS2

THÉO AZEVEDO

Da Redação

 

Cláudio Batistuzzo/GamesBrasil

tectoyzeebosm9.jpg

 

Zeebo chega em outubro de 2009 e custará R$ 599

 

A 4ª plataforma. É assim que o Zeebo está sendo apontado por alguns dos grandes publishers do mercado de games - em alusão ao PlayStation 3, Wii e Xbox 360. O console, desenvolvido em parceria com a Qualcomm pela Zeebo Inc., braço norte-americano da Tectoy, foi apresentado pela companhia nesta quarta-feira (12), em coletiva de imprensa na cidade de São Paulo.

 

O Zeebo, fabricado nas instalações da Tectoy em Manaus, representa o fim da mídia física: todos os games serão armazenados no HD do aparelho, e baixados através de uma rede 3G proprietária, a ZeeboNet3G, em parceria com a Claro. O videogame será lançado em caráter experimental no 1º trimestre de 2009 em uma cidade do Brasil ainda a ser escolhida - Campinas e Curitiba são cotadas. Se tudo der certo, no Dia das Crianças do ano que vem o aparelho estará nas lojas de todo o país com um catálogo de 50 jogos.

 

"O Zeebo foi desenvolvido tendo em mente os países emergentes, onde a pirataria é um grande problema", explica Fernando Fischer, CEO da Tectoy, em entrevista exclusiva ao UOL. "Este modelo de negócio é totalmente inovador e trata-se da primeira iniciativa realmente antipirataria do mercado de games", completa. Cada jogo deve custar, em média, R$ 19,90, adquiridos através de cartões de pontos.

 

Como o conceito do Zeebo é de franquia, o executivo está de olho no Bric, grupo de países que, além de Brasil, inclui Rússia, Índia e China: "O grande beneficiado, se for para escolher um, é o publisher, que passa a arrecadar royalties de países emergentes". O console é imune à pirataria, já que os jogos não podem ser copiados ou transferidos para outras mídias.

 

PlayStation 2 na mira

 

Antes de aventurar-se por outros países, o Zeebo terá que provar a que veio no Brasil e, por estas bandas, o PlayStation 2 é o principal concorrente.

 

Para a Tectoy, o apelo de ter um produto legalizado, com jogos a preços acessíveis, é só um dos argumentos para conquistar o consumidor. "O modelo de compra é inovador, então os jovens ligados em baixar músicas e filmes vão baixar jogos também", aposta Vanessa Artea, gerente da marketing da companhia. "E temos o acelerômetro [controle sensível aos movimentos], que o PS2 não tem", completa.

 

Que fique claro, o Zeebo não é um aparelho voltado ao gamer, ou seja, o entusiasta e fanático por entretenimento eletrônico. O aparelho não chega nem perto de consoles como PlayStation 3 e Xbox 360, chegando, no máximo, ao potencial do PS2. E ainda vai levar tempo: "Em teoria, dentre de seis a doze meses, conseguiremos algo próximo a 'Resident Evil 4'", explica Reinaldo Normand, executivo da Zeebo Inc.

 

Até lá, no entanto, o que o aparelho será capaz de oferecer são jogos com qualidade entre o PSOne e o PlayStation 2, o que faz dos meninos entre 10 e 13 anos seu público-alvo. Mesmo assim, a Tectoy garante que o Zeebo não receberá apenas conversões de jogos para celulares, mas títulos feitos sob medida ou vindos de outras plataformas, como PC, PSP e até mesmo o celular Gizmondo, que teve curta carreira no mundo dos games.

 

Embora prefira ressaltar as características de videogame do Zeebo, a Tectoy não descarta, no futuro, explorar funções extras do aparelho: "Como o console é capaz de baixar conteúdo 'over-the-air' [literalmente, 'pelo ar'], imaginamos que no futuro ele possa baixar um player de foto ou de vídeo", diz Normand.

 

Diferenciais: compra de jogos via download através do próprio console; jogos não podem ser gravados em mídia física; controle que capta os movimentos do jogador; jogos em português de franquias consagradas;

 

Quanto custou: parceria entre a Tectoy e Qualcomm, demandou investimento de US$ 10 milhões;

 

Preço: R$ 599, com dois controles e seis jogos - "FIFA", "Super Action Hero", "Treino Cerebral", "Prey Evil", "Quake" e "Need for Speed: Carbon";

 

Preço dos jogos: em média, R$ 19,90

 

Armazenamento: cerca de 1GB de HD (há entradas USB e para cartões SD)

 

Lançamento: 12 de outubro de 2009, com testes neste Natal e em cidade piloto em março de 2008

 

Do que é capaz: gerar gráficos equivalentes ao de "Resident Evil 4" (PS2) dentre de seis a doze meses

 

Público-alvo: meninos com idade entre 10 e 13 anos (secundário: crianças entre 6 e 9 anos)

 

Gigantes do mercado de jogos credenciam Zeebo

THÉO AZEVEDO

Da Redação

 

Divulgação

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'Quake' e 'Crash Nitro Kart' (f) estão entre os primeiros jogos do videogame Zeebo

 

Se o Zeebo vai dar certo ou não, apenas o futuro dirá, mas no que depender do suporte inicial, o console de Tectoy e Qualcomm começou com o pé direito: o acervo de títulos vai contar com games de Namco, Capcom, Sega, Activision, 3D Realms, Id Software, Gameloft e Electronic Arts, para citar somente algumas produtoras.

 

Até março, quando começam os testes do videogame em território nacional, a linha de jogos vai incluir franquias consagradas do naipe de "Crash Bandicoot", "Resident Evil", "Street Fighter", "Ridge Racer", "Tekken", "Virtua Tennis", "Double Dragon" e "Sonic". E, quando o Zeebo estiver nas lojas de vez, em outubro, o consumidor pode esperar muito mais: "Os jogos crescem em progressão geométrica de acordo com a base instalada, modelo convencional da indústria", explica Reinaldo Normand, executivo da Zeebo Inc. cuja principal missão, atualmente, é arrumar 50 jogos para o aparelho até o final de 2009.

 

Se tudo correr bem e o Zeebo emplacar, referendado pelas gigantes do mercado, a Tectoy esperar poder abrir espaço para as produtoras nacionais - atualmente, somente a Tectoy Digital, braço da empresa, está produzindo para o videogame. "Achamos que existe um caminho muito bacana para fazer algo junto ao Governo, propondo desenvolver para a plataforma e remunerar com os royalties", diz Fernando Fischer, CEO da Tectoy.

 

Na quarta-feira (12), ao apresentar o console à imprensa, na cidade de São Paulo, os seis jogos que virão com o aparelho foram demonstrados: na memória estarão "Super Action Hero", "Treino Cerebral e uma franquia de futebol bastante popular e que, por questões burocráticas, a Tectoy não pode revelar ainda o nome; "Prey Evil", "Quake" e "Need for Speed: Carbon" terão download gratuito.

 

Multiplayer e acelerômetro

 

Os games poderão ser adquiridos através do sistema do próprio Zeebo. Basta comprar créditos, via cartão de crédito, boleto bancário e débito em conta. A Tectoy está buscando parcerias com lotéricas para aquisição dos pontos, além de cogitar cartões pré-pagos, website e call center.

 

"É importante destacar que o consumidor não pagará nenhum tipo de mensalidade para ter um Zeebo; pagará apenas pelos jogos que comprar", ressalta Fischer, quando perguntado sobre o suporte multiplayer do console. A verdade é que, de início, não será possível jogar online e, atualmente, e o executivo procura um modelo que possa não onerar o consumidor com o custo de uso da banda. "A publicidade 'in game', de repente, pode subsidiar o serviço, mas ainda é cedo para dizer".

 

Por ora, a companhia prefere apostar no acelerômetro, controle sensível aos movimentos que segue os mesmos passos do consagrado Wii-Remote, da Nintendo. Atualmente, a Tectoy Digital trabalha em uma coletânea com seis jogos de esportes radicais para utilizar o acelerômetro, que estará disponível em março.

 

 

Abaixo informação que eu não tenho certeza de onde veio, então consumam com moderação

 

Platforma

Qualcomm Chipset

Applications Processing (Audio/Graphics)

ARM 11 / QDSP-5 running at 528Mhz

3D Graphics Processing

Qualcomm Adreno 130 Graphics Core

Mobile Display Processor (MDP) (Concurrent 3D Rendering & Screen Operations)

 

Internal Memory

Non-Volatile Memory:

1 GByte NAND Flash

RAM:

128 MBytes DDR SDRAM + 32Mbyte stacked DDR

SDRAM in MSM7201A

 

Sistema de Saida de imagem

PAL-M and NTSC

 

Resolução de imagem

VGA (640 x 480) - 4:3 aspect ratio

 

Banda

? Quad Band GSM/GPRS/EDGE (850/900/1800/1900) MHz

? Tri Band UMTS/HSDPA/HSUPA (850/1900/2100) MHz

 

Antena

Interna

Modem Processing (Integrated in MSM7201A)

ARM 9 CPU / QDSP-4

 

Power

External Power Adaptor (Battery Not Required)

Power Supply

100 ? 240 V (50-60Hz) (universal)

 

USB

3 portas USB 2.0 Standard A (for accessories)

? USB 2.0 OTG ? Mini B

(Accessible to Service Centers and Developers only)

 

Outras especificações

RCA Connector (Video Composite TV Signal, x2 Stereo Audio)

SD Card Slot / Interface

Power Key Functions

Power On / Power Down / Power Off

Software

BREW-based

Pre-Loaded Content

4 Games + 1 Free Wirelessly Downloaded Game

Audio Formats

? MIDI (72 voice polyphony 512 kB wavetable, 44kHz sampling rate)

? MP3

? PCM

? ADPCM

? CMX

? QCELP

Messaging

SMS, server initiated

User Interface (UI)

Proprietary Zeebo User Interface (Updatable wirelessly)

Console ID

International Mobile Equipment Identity ? IMEI

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