Tópico interessante, até recuperei meu usuário no XTibia (algo que eu não usava a anos) só para deixar minha mensagem...
No fundo o maior culpado do declínio do Tibia (ao menos no numero de jogadores) se dá ao fato da evolução dos jogos e PCs do pessoal, enquanto o Tibia se mantem, superficialmente igual e inferior...
Claro que muitas pessoas não gostam das mudanças que a CIP fez ao longo dos anos no jogo, eu por exemplo, não gostei de quando colocaram as Hotkeys e parei de jogar (2006), muitos fizeram o mesmo, no entanto, isso não fez o jogo diminuir... Na realidade o pico do Tibia (2007/2008) foi depois da implementação das Hotkeys e muitas outras mudanças... E ainda assim até meados de 2009 o jogo ainda superava 50.000~ jogadores online, ainda que a maioria já eram bots online na época...
A questão é que mesmo após as mudanças, até um certo tempo - 2010 eu diria -, o Tibia conseguia recuperar os jogadores perdidos por novos jogadores então se não crescia ao menos se mantinha no mesmo patamar... Entretanto, após este ano, ele não conseguia mais tal reposição... Ao passo que ele perdia jogadores (seja por insatisfação seja por banição de botters), não havia tantos jogadores novos mais para repor. Esta falta de reposição é que se dá por conta do desenvolvimento da industria de jogos num todo, enquanto o Tibia, literalmente, parou no tempo...
O Tibia foi criado sem grandes pretensões, como um projeto de faculdade, e a realidade é que chegou a ser muito além disto, certamente superou todas as expectativas... A CIP por outro lado, não tinha muito o que fazer para manter tal, digamos... sorte... Há jogos que conseguem ter um certo publico a muitos anos mesmo sem receberem muitas mudanças ou novidades, fazem sucesso mais por ser garantia que você ficará meses ou anos sem jogar e entrará e não se deparará com um jogo totalmente diferente a ultima vez que você o acessou, assim sendo voltados a fãs e antigos jogadores.
A CIP poderia ter seguido por esse caminho e talvez criado um novo jogo, no entanto optou por não... talvez devido aos bots que rapidamente tomaram conta de tudo... e de fato, ocorreu e obrigaram a CIP a modificar várias mecânicas que faziam do Tibia um jogo "especial"... Fazer grandes mudanças no visual do jogo para o colocar no mesmo patamar de outros títulos tirariam o charme original do jogo, causaria muita revolta (certamente) e pouca ou nenhuma certeza de sucesso... Acredito que percebendo isto que não havia por onde correr, e já prevendo um "fim" a CIP apenas tenta ganhar tempo e adiar o fim embelezando um pouco o jogo e trazendo novidades inúteis(como disseram) e hoje tenta apenas tornar o jogo mais lucrativo, dai que modificam por exemplo:
Sistema de Combate:
Foi modificado para não existir mais PvP, ao invés disto, confrontos de "bandos" aonde o que importa é o numero de jogadores. Isto influencia no jogo financeiramente a favor da CIP, pois para matar você precisa de mais jogadores, e obviamente, são mais premiums.
Isto também fez crescer o numero de "mundos controlados por guildas", aonde elas somente o fazem isso pelo seu numero elevado de membros. Em minha opinião, outra mudança voltada ao lucro, pois antigamente poderia se respeitar um único jogador pela sua habilidade, hoje há de se respeitar uma guilda pelo seu tamanho e com isso mundos totalmente dominados como hoje é facil de ver enquanto eram raros antigamente, pois havia maior possibilidade de competitividade entre os jogadores e dificuldade de dominação geral (eu pessoalmente, não me lembro de nenhum mundo até a versão 7.6 ou 7.7 ser "totalmente dominado").
Logico, você pode pensar: mas aonde a CIP lucra com isso? Simples, em outro sistema que eles criaram: World Transfer. Como quase todos mundos são dominados, a unica coisa que sobra para quem gosta de PvP é tentar invadir o mundo de outra guilda, e é ai que a CIP ganha, com o world transfer. O custo aproximado de transferência é de R$ 50,00 por personagem, agora imagine uma guilda com dezenas, talvez centenas de chars se transferindo para tentar dominar um determinado mundo. Isto deve ocorrer quase todos os dias em algum dos mais de 30 mundos de PvP aberto... Sejam guilds invadindo, sejam guilds fugindo para outros mundos por que perderam a war. Acredito que hoje a CIP fature mais com World Transfers do que com Premium Accounts inclusive.
Curiosidade: Segundo dados da propria CIPSoft, no ano fiscal de 2010/2011 eles faturaram 1 milhão de euros a mais do que em 2007/2008 quando o jogo passava de 60 mil online, e isso, com apenas metade da quantidade de jogadores da epoca. O que prova, que apesar de o numero de players ter diminuído, as mudanças da CIP buscando melhores lucros como o World Transfer tem dado muito certo
Fontes: http://www.cipsoft.com/about/index.php?language=en&subsection=about6
Note que não estou criticando a CIP, eles são uma empresa que busca o lucro como qualquer outra empresa no mundo. Eles apenas escolheram o que achavam melhor.
Enfim... Não havia muito o que fazer, imaginar que um jogo como Tibia ainda continuasse crescendo em 2012 é como imaginar Packman sendo recorde de vendas em 1999, algo totalmente fora da realidade. Foi bom enquanto durou, sorte de quem teve a oportunidade de jogar o Tibia em seu momento mais magico que foi até por volta da versão 7.4, como eu
E outra coisa, eu já encontrei servidores 7.4 realmente muito perfeitos (havia até boatos que rodavam usando scripts originais do Tibia da época, vendidos por um ex-funcionário), 1x, tudo igualzinho, e não foi a mesma experiencia... Não consegui jogar por mais de 1 semana... Acredito que boa parte do que muitos "fantasiam" de versões anteriores do jogo não passa de pura nostalgia, e não havia de fato nada de especial, é apenas especial na memoria, apenas um momento na época que parecia super legal, mas que ao ser trazido para os tempos de hoje na maioria dos casos não se mostrará algo tão incrivelmente legal.
Um abraço!