Chato ficar fazendo os tópicos de "morto-vivo" (reviver pra qm nao entendeu a piada) mas vou dar minha voz nisso (não li nenhum post do tópico).
O propósito original do OT era de se criar um servidor alternativo, mas não necessariamente opensource de Tibia. O fator "OpenSource" apenas dá mais segurança aos usuários, hosters e todos aqueles que estão envolvidos, mostrando assim que é antes de tudo, seguro, e em seguida, um projeto sério e com tendência de dar certo.
Quem não lembra na época do v0.2.7, quando ainda havia o otserv.org:7171, aonde todo mundo jogava um PVP brutal, entrava e saia matando a milhão? Tudo bem q aquilo ainda era o começo, dava uns bugs bizarros, e não preciso nem comentar o lag né... mas aquilo era o propósito do OT. De início, é você ter um espaço "tibiano" pra jogar, caçar (ta certo, não tinhamos mapa naquela epoca nem RPG) e zoar com os colegas. Tudo isso num servidor alternativo.
Daí começou que, por inveja ou não, muita gente se interessou no OT, ainda na epoca dos fóruns do WorldOfTibia (WoT). Foi ai que surgiu a massa newbie do OT, principalmente vinda de onde? Daqui, brasileiros. E isso eu não preciso nem dizer porque. Sorte que temos excessoes.
Após parte da comunidade migrar para o recém formado OTcommunity, a CipSoft, percebeu no OT uma ameaça crescente e resolveu usar do seu poder de influencia para fechar a seção de emulação no WoT. E assim aconteceu.
Nesse vai e vem, entre o OTcommunity e o OTFans, muita gente aprendeu como é que funciona o Tibia e o OT, qual a estrutura do RPG que a Cip implementou, e principalmente, muita gente aprendeu na tora a programar só por causa do OT. No inicio eu via cada erro bizarro, era tempestade num copo dágua que quando alguem com mais experiencia em programacao do que em OT resolvia o problema, virava santo! rsrsrs
Daí começou o pânico das "OT Distros", por volta do revmagsys/revbattlesys, no 7.4 - nomes como YurOTS, Sion, Empire, DarkStalkers, Survival, NeverLand, CrazyToko, HoTServ, Darkonia, Revolution, Biohazard, AnjoOTS, Thunderbolt OTS (minha autoria), Guilcera, Brabexia - com vários servers nascendo, a partir da melhoria provocada por usuários e desenvolvedores insatisfeitos com os padrões burocráticos (um deles fui eu), começam a criar versões alternativas e muito melhores, não só ao servidor ou ao RPG, mas mapas, hosting, e outras regalias e curiosas invensões dos criadores.
Claro que isso, naquela época era positivo --
Hoje o OT é quase perfeito. Quando falamos em distros, são todas genéricas. Só mudam o mapa. Poucas das boas distros resistiram ao tempo. Survival sucumbiu. Brabexia, até hoje "diz" que vai reviver (se eu estiver equivocado me corrijam, não sei a situacao atual de TODOS os OTs). O Empire, é um dos poucos originais que ainda resiste ao tempo, apesar de problemas constantes com usuários, ou até mesmo, com o recente "ataque hacker", que ocorreu (não sei a procedencia, por isso as aspas).
Acho que já falei demais.
Isso é tudo pessoal.