Bom pessoal, antes de tudo eu gostaria de justificar o motivo pelo qual eu criei esse tópico. Eu tenho entrado em alguns OTservers e vejo que as classes sempre são imbalanceadas, e o PvP não funciona direito. Com toda a certeza, alguns de vocês gostariam de ter um PvP mais interessante, classes balanceadas e um jogo mais funcional e versátil.
O primeiro problema que a maioria dos servidores enfrenta hoje em dia, em relação ao balanceamento, é a recuperação de vida e mana. Se uma das vocações recupera 750 de vida por tick, significa que para matar alguém dessa vocação, você precisa tirar 750 mais a recuperação que a poção dá, suponhamos que seja 500. Quem tira 1250 em um tick? Ai vem os GMs dizer 'não não, é assim que tem que ser, tem que ir quatro contra um pra vencer, ai sim tem graça. Dá mais war.' ou então 'Ok, já resolvo. Vou baixar umas spells bem fortes pra por no servidor.'.
Claro que se você vai colocar mais regeneração precisa aumentar a quantidade possível de dano que um personagem pode causar, mas spells fortes só pioram a situação. Aposto que esse GM vai colocar uma espécie de ultimate explosion pra cada uma das vocações, a dos knights custando uns 150 de mana. Cadê o balanceamento? O propósito desse tópico é deixar as coisas mais interessantes no seu servidor, para que as classes funcionem do jeito que é para funcionar.
A primeira dica é: Diminua a regeneração, mas diminua o tick de regen.
Como isso funciona? Simples. Ao invés de colocar 250 de regen com 5 ticks, coloque 5 com 2 ticks. A moral disso é poder ter uma regeneração ainda rápida, mas que não torne o personagem imortal. Dessa forma, uma quantidade de dano maior irá demorar mais para ser curada, mas quantidades de dano pequeno serão curadas rapidamente. Uma regen alta conta como se fosse uma poção a mais que o jogador usa, assim fica mais difícil morrer no PvP e mais fácil morrer pra monstros.
Outra dica que eu dou é dificultar o uso de poções. Se o seu servidor tem uma alavanca que compra automaticamente 100k poções, o seu pvp vai ser imbalanceado. O jogador irá sempre ter muitas poções, e isso faz ele muito difícil de se matar. Você pode fazer com que o jogador tenha que comprar as poções e arrumar ele mesmo em backpacks, isso é muito chato, e ele irá carregar menos poções. Outra solução possível seria reduzir a quantidade de vida que as poções recuperam, mas reduzir não quer dizer mudar de 600 pra 120. O certo seria fazer uma fórmula que levasse em conta o nível do jogador, pois os jogadores de nível alto precisam de mais regeneração. Vou exemplificar com uma fórmula:
Suponhamos que a fórmula original fosse um número aleatório entre 500 e 625;
Para um jogador com 5000 de vida, a poção recupera mais ou menos 12% da vida dele, uma porcaria. Se o jogador tiver 2000 de vida, ela recupera 26%, muito melhor. Porém, o jogador com 5000 de vida não tem maior capacidade de dano que o com 2000 (na maioria dos casos).
Se mudarmos a fórmula para:
((Nível do jogador)²*100/(vida do jogador)*0,5)+(math.random(1,75))
teríamos um resultado mais balanceado, por exemplo:
Nível 200, 1800 de vida, 4000*100/900 = 444, somado com o random, a poção recuperaria de 445 até 519. Para um jogador mais forte, nível 280 com 2200 de vida, a fórmula dá o resultado seguinte:
7840*100/1100 = 712, recuperando de 713 até 787. Dessa forma, o nível se torna fundamental para se tornar mais forte, fazendo com que você recupere mais vida conforme fica nível mais alto.
Agora, para falar de um dos maiores erros de todos, falemos das classes em comparação.
Geralmente, você colocaria um monte de vida no knight, pouca nos mages, e média no paladin, e mana ao contrário, certo? Isso não está errado, desde que você use alguns critérios ao escolher. Se você fará os knights e paladins atacarem muuuuito rápido, coloque mais mana e vida nas outras classes. Se você fará o ataque ser velocidade normal, os mages ficariam em plena vantagem, então faça algo em relação às outras classes. O ideal é você tomar como base o tibia global. Assim, não haverá erro besta, como paladinos imortais e fortes demais, ou knights horríveis.
Pensem nisso, façam um servidor legal e balanceado.
Qualquer dúvida postem aqui, eu respondo assim que puder. Obrigado pela atenção :smile_positivo: