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~> Conheça Seu Editor De "a A Z" (com Fotos)


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Este é um tutorial explicativo para que os mappers iniciantes entendam o map editor, um tutorial bem explicado, feito do 0, com imagens e feito inteiramente por mim. Ele pode ser usado para entender o OTMapEditor 8.1

 

Índice

 

•Barra de Tarefas.

 

•Barra de Ferramentas (toolbar).

 

•Outras Funções.

 

~>Bem, vamos começar pela Barra de Tarefas:

 

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1.0 - Subdivisões:

 

1.1 - File ou Arquivo:

 

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A primeira função é New ou Novo, ativada pelo atalho Ctrl+Enter, ela abre uma janela para a criação de um novo mapa, onde você preenche com:

"Filename ou Nome do Arquivo" - Nome que recebera o seu mapa.

"Description ou Descrição" - Uma pequena descrição para o seu mapa.

"Size ou Tamanho" - Total das coordenadas X e Y

"External Spawn File ou Arquivo Externo de Spawn" - O nome do arquivo onde ficarão guardados os spawns do seu mapa, geralmente leva o mesmo nome do mapa.

"External House File ou Arquivo Externo de Casas" - O nome do arquivo onde ficarão gravados os spawnpoints do seu mapa, geramente leva o mesmo nome do mapa.

"Temple ou Templo" - As coordenadas X, Y, e Z do templo principal do seu mapa.

 

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A segunda função é Open ou Abrir, ativada pelo atalho Ctrl+O, ela abre uma janela onde é possivel localizar o seu mapa em trabalho e interpreta-lo.

 

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A terceira função é Import ou Importar, ativada pelo atalho Ctrl+I, ela abre uma janela parecida com a do Open, onde você localiza um mapa para colocar em cima do mapa atual, misturando assim, áreas dos 2 mapas.

 

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A terceira função é Load Template ou Carregar Template, ela abre uma template nova, (arquivo que contém os grounds e etc).

 

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A quarta e a quinta função são Save e Save As ou Salvar e Salvar Como, ativada pelo atalho Ctrl+S (Save), ela abre uma janela parecida com a do Open, onde você salva o mapa atual com o nome atual (save) ou salva o mapa atual com outro nome (save as).

 

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Depois destas funções ha mais cinco atalhos, para os últimos 5 mapas que você abriu.

 

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Após isso ha as funções Proprieties ou Propriedades e Exit ou Sair, que são respectivamente um balanço das propriedades atuais do mapa (Tamanho, Nome dos Arquivos, etc) e Fechar o Programa.

 

1.2 - Edit ou Editar:

 

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A primeira função é Undo ou Desfazer, ativada pelo atalho Ctrl+Z, ela desfaz a última ação feita pelo editor.

A segunda função é Autoborder, ativada ou desativada pelo atalho Ctrl+A, Ela Ativa ou Desativa a função autoborder, que cria automaticamente bordas aplicando um tipo de solo aou outro, ex: Agua e Grama.

 

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A terceira função é Multiple Floor Selection ou Seleção de Multi-Andares, ela serve para que a ferramenta seleção selecione a área dos andares inferiores a ele, na mesma área que você selecionou o andar mais superior.

 

A quarta função é Cut ou Recortar, ativada pelo atalho Ctrl+X, ela permite que o usuário recorte uma parte do mapa que foi selecionada com a "Selection Tool".

 

A quinta função é Copy ou Copiar, ativada pelo atalho Ctrl+C, ela permite que o usuário copie uma parte do mapa que foi selecionada com a "Selection Tool".

 

A sexta função é Paste ou Colar, ativada pelo atalho Ctrl+V, ela permite que o usuário colepie uma parte do mapa que foi selecionada com a "Selection Tool".

 

1.3 - View ou Ver:

 

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A primeira função é Status Bar ou Barra de Status, ela permite que a barra de status na parte inferior da tela seje ocultada ou mostrada novamente.

 

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A segunda função é Toolbar ou Barra de Ferramentas, ela oculta e mostra novamente a barra de ferramentas, a ser explicada mais tarde.

 

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Agora temos a subdivisão Windows ou Janelas, ela oculta e mostra novamente as mais diferentes janelas do map editor.

 

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Windows > Materials ou Materiais, ativada pelo atalho Ctrl+M, oculta ou mostra a janela dos materiais.

 

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Windows > Information ou Informações, ativada pelo atalho Ctrl+F, oculta e mostra novamente uma janela de informações sobre o item atual selecionado na janela "Materials".

 

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Windows > Jump to Item ou Pular ao Item, ativada pelo atalho J, abre uma pequena janela onde é possivel localizar um item da janela Materials através do seu ID, caso o ID seja conhecido.

 

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Windows > Minimap ou Mini-mapa, ativada pelo atalho M, abre uma pequena janela com uma versão miniatura do seu mapa, da visão mais longinqua.

 

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Windows > New Material ou Novo Material, ativada pelo atalho Ctrl+E, oculta e mostra uma pequena janela, parecida com a dos Materials, com a finalidade de que você abra uma outra subdivisão na mesma, sem que desmarque a subdivisão atual na janela Materials.

 

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Windows > Unique/Action List, ou Lista de Unique/Actions, oculta e mostr4a uma janela contendo todos os Unique e Action ID's usados no seu mapa.

 

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Continuando, a terceira função é Show Animations ou Mostrar Animações, ela ativa e desativa as animações das crituras e itens animados utilizados no seu mapa

A quarta e a quinta função são Show All Floors ou Mostrar Todos os Andares e Show Shades ou Mostrar Sombras, não sei exatamente o que elas fazem, não é de grande importância, se alguém souber peço que postem por aqui para mim implementar o tutorial.

A setima função é Show Spawns, ela ativa e desativa os spawns a vista, onde é possivel de se colocarem criaturas.

 

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A oitava função é Show Creatores, ela ativa e desativa os skins das criaturas colocadas nos spawns.

 

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1.4 Tools ou Ferramentas:

 

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A primeira função é Verify Map ou Vereficar Mapa, ela abre uma janela que verifica se a falhas graves no seu mapa, não é 100% confiavel.

 

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A segunda função é Edit Towns ou Editar Ciades/Citadelas, ela abre uma janela onde é possivel editar a cidades existentes no seu mapa, colocando novos templo, nomeando-a e etc.

 

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A terceira função é Edit Houses ou Editar Casas, ela abre a mesma janela da House Tool, de onde é possivel configurar casas.

 

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A quarta e a quinta função são Export House Tiles e Export Towns ou Exportar Tiles de Casas e Exportar Cidades/Citadelas, através destqa função você é capaz de botar as mesmas configurações de suas cidades e casas de um mapa, nas configurações das casas e cidades de um outro mapa.

 

1.5 - Floor ou Andares:

 

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Esta função varia o andar do seu mapa desde 7 andares a cima do andar principal até 7 andares abaixo do solo do andar principal, no jogo, ao descer ou subir qualquer escada ou elevação seu personagem muda de andar. Os números indicam do Ground Floor ou Andar Térreo até +7 e -7, num total de 15 andares.

 

1.6 - Help ou Ajuda:

 

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Abre a janela de créditos do map editor, não tem utilidade a não ser para mostrar o nome dos criadores e afins.

 

~> Seguindo pela Barra de Ferramentas (Toolbar)

 

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Ícone do Papel - É um atalho para a função "New ou Novo" localizada na Barra de Tarefas.

Ícone da Pasta Aberta - É um atalho para a função "Open ou Abrir" localizada na Barra de Tarefas.

Ícone do Disquete - É um atalho para a função "Save ou Salvar" localizada na Barra de Tarefas.

Ícone da Tesoura - É um atalho para a função "Cut ou Recortar" localizada na Barra de Tarefas.

Ícone do Paper Duplo - É um atalho para a função "Copy ou Copiar" localizada na Barra de Tarefas

Ícone da Prancheta - É um atalho para a função "Paste ou Colar" localizada na Barra de Tarefas.

Ícone do Cursor - É um pequeno adereço para selecionar o cursor e parar com o uso de qualquer ferramenta.

Ícone da Selection Tool - Ferramenta de Seleção, ativada pelo atalho R, que permite você selecione uma parte do mapa clicando com o cursor e arrastando mouse, esta parte destacada pode ser usada com as funções Copy ou Copiar, Paste ou Colar e Cut ou Recortar, esta parte pode aidna ser arrastada de uma parte do mapa para outra através do mouse.

Paint Brush - Usado para inserir Tiles, Items, e afins no sue mapa, ativada pelo atalho B, sua dimensão muda de 1x1 sqm, 3x3 sqms, 5x5 sqms, 7x7 sqms, 9x9 sqms, para um preenchimento mais amplo.

Erase Tool - Da mesma forma que o Paint Brush, a Erase Tool, ativada pelo atalho e, pode se expandir em dimensões maiores, mas ao invés de inserir tiles ela os apaga. Nota: A Erase Tool só irá apagar tiles de chão caso esteja em dimensões 3x3 para mais.

Protection Zone Tool - A Protection Zone Tool, ativada pelo atalho P, é a ferramenta usada para inserir PZ no seu mapa, clicando com o cursor e arrastando o mouse. Os sqms pintados em verde indicam que naquele tile ha PZ.

Spawn Tool - A Spawn Tool, ativada pelo atalho A, serve para adicionar uma área de respawn que atinge um determinado número de sqms a partir do centro (meio) em um raio de 0 a 999. Nesses espaço que ficara pintado em vermelho, é onde é possivel de se colocar as criaturas, e adicionalas ao respawn do seu servidor.

House Tool - A House Tool, ativada pelo atalho H, abre uma janela onde é possivel de se configurar a entrada e área de diversas casas, e configura-las a partir do aluguel, nome, cidade, etc.

 

~> Continuando com Outras Funções.

 

Há algumas funções escondidas mas muito úteis ativadas somente por atalhos do teclado.

Um exemplo delas são as teclas "Q" e "W", onde a tecla "Q" afasta a visão do seu mapa de uma amplitude em que tudo fica menor, possibilitando a visão de diferenntes áreas ao mesmo tempo. E onde a tecla "W" aproxima a visão do seu mapa, até um ponto onde ve-se tudo claramente. Nota: Quanto maiis longe a imagem do mapa, mais difusa ela fica.

 

Há també algumas que são acionadas ao clicar-se com o botão direito do mouse em qualquer área do mapa.

 

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São elas: "Cut", "Copy", "Paste" (ja citadas anteriormente), "Delete", ativada pela tecla del, que deleta ou apaga algum elemento selecionado no sue mapa, "Select ou Selecionar", que ao acionada localiza instantaneamente o item selecionado no mapa na lista dos Materials, e "Proprieties ou Propriedades", que exibem uma janela com as propriedades do item escolhido no mapa (pode ser um marco de respawn, que no caso é possivel configurar-se o raio, pode ser a lista de unique e action id's do item selecionado, entre outras).

 

Fim

 

Tutorial redigido inteiramente por mim, X_shadoW, para o fórum XTibia. Caso usado, por favor dê créditos. :icon3:

Tempo estimado para a construção do Tutorial: 5 Horas (não corridas)

Número estimado de imagens: 29 (todas hospedadas no imageshack)

 

Muito Obrigado, X_shadoW. Mais uma Exclusividade XTibia. :rolleyes:

Editado por X_shadoW
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Seu tutorial ficou muito bom, está realmente de parabéns.

Apenas uma coisa em que notei, no titulo do tópico está "Conheça Seu Editor De "a A Z" Tente deixar assim "Conheça o seu map editor de a a z" acho que ficaria melhor, porque deixar apenas conheça seu ""editor"" de a a z não da para saber que é o mapa editor... só isto :)

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a respeito de um tutorial para RME, eu até faria, mas acontece que ja exite um do tipo, se não me engano foi feito por Tucow e ta no topic de download do RME, deem uma olhada la, qualquer coisinha eu faço outro :smile_positivo:

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  • 1 month later...

Olá Xtibiano,

 

Parabéns, seu tutorial foi aprovado.

 

Estarei movendo ele para a área de tutoriais.

 

Obrigado por trazer conteúdo para o Xtibia.com e espero que continue com o ótimo trabalho.

 

 

Atenciosamente,



JV Chequer *Sub-Administrador do Fórum Xtibia.com*

:great:

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