Ir para conteúdo

Powerabuser


melatto

Posts Recomendados

<ao som de “Territorial Pissings”, do Nirvana>

 

HeavenSky (o meu servidor, mais informações, tem um link na ssinatura), nove horas da noite. Você desce sutilmente pela rampa da mina, está escuro, o ar úmido. Por um instante, tudo o que você ouve são os barulhos dos pingos de água provenientes das estalactites, mas ao longe vozes grossas começam a gritar “Hail Durin”, cada vez se aproximando mais. Você fecha os olhos, estende a palma da sua mão, e murmura “Utevo lux”. Uma luz emana das palmas entreabertas, e você imediatamente nota que está cercado por 3 anões. A ação é rápida, um golpe de espada desferido em cada um dos mais próximos, e logo você tem 2 pequenos corpos aos seus pés. Um outro que estava mais longe é de repente atingido por um raio, este proveniente da sua runa roxa que estava escondida sob a manga do seu manto, e cai no chão como um cocô eletrocutado. E fede. Mas o cheiro de cocô não vem do dwarf, e sim de uma caveirinha branca flutuante na escuridão (ele deve estar usando cheat de luz). Você já tem um pressentimento do que pode ser, prepara seus ouvidos, e lá vem:

 

<POOOWW!>

21:03 You lose 2014 hitpoints due an attack by Powerabuser.

21:03 Powerabuser: “mine!1!1!! i hunt here! leave now or hunted!”

21:04 You see Powerabuser (Level 289). He is such a powergamer. He is mocorongo leader of Braziliam Scharers (You is hunted! xDDDDD)

 

Ouch! Isso dói. E dá raiva. “Fiadafruta!”, você grita por dentro, enquanto morde os lábios e dá um murro na mesa do seu computador. Totalmente broxante, o cara estragou a minha historinha... principalmente porque o meu personagem nem queria caçar ali, ó... tava só de passagem, indo buscar as coisas de um amigo que morreu lá nas profundezas da caverna.

 

Todos os dias muitas e muitas pessoas passam por situações semelhantes. Este infelizmente é o reflexo de Tibia nos dias de hoje, muita ganância e pouco respeito. Não seria muito mais educado (e divertido) o cara simplesmente iniciar uma conversa de igual pra igual? A primeira coisa que as pessoas na vida real costumam fazer é se cumprimentarem, iniciar uma conversa e discutir ideais, e não atacar umas as outras, a não ser que você seja um psicopata serial killer. Né?

 

Mais uma forma bem comum de powerabusing é esse lance de matar quem vende itens ou runas por preços abaixo dos que foram estipulados por uma guilda em uma price list (lista de preços). Às vezes é muito bom pra economia ter uma price list. O que é ruim é a forma que ela é implantada, à força bruta. Todas as guildas que implantam-na, é por pura tirania, sem qualquer respeito. Tá pra surgir ainda uma que seja idolatrada e respeitada. Imagina que belo seria, uma guilda tão legal que seria automaticamente aclamada pelo povo e decretada como “governante”, e seria respeitada não por medo, mas por mérito. Lekau né? Porque ninguém pensa assim?

 

Existem outros motivos bestas de powerabusing, tem uns nerds que brigam por causa de mulher. Mulher tibiana, cara! Sabe o que é isso? A maioria é mulher de tromba. Traveco. Muié barbada. Sacou? Daqueles que só fazem char feminino pra ganhar itens e proteção dos trouxas acéfalos. Mesmo que fosse mulher de verdade, é totalmente ridículo você querer ferrar um cara dentro do jogo, por motivos externos.

 

“Pô, eu tô hunted porque o ex-namorado da minha mina disse que vai me pegar no Tibia”, confidenciou um jogador indignado por não ter mais tranqüilidade ao entrar no game. É mole?

 

Se um cara tá xavecando in-game uma mina que você tá afim há décadas por exemplo, essas coisas devem ser resolvidas por MSN/e-mail/telefone, ou melhor ainda, pessoalmente (com uma boa conversa, num vai bater nele, ô! xD). Agora você vai lá e só porque o cara é mais fraco que você, tu mata o caboclo no jogo. Grande shit... aí que ele vai pegar raiva e vai xavecar mesmo a tua mina (eu particularmente faria isso Mwauaehauhuaeh). E a perguntinha básica: se ele por acaso tivesse level mais alto que você, tu ia atrás dele no Tibia? Não né? Fora do jogo vocês são iguais, então não seja covarde e resolva de homem pra homem. Ou vai fugir da realidade se escondendo através de poderes virtuais? Hein? Hein?

 

screenshot2007102319375ww0.th.jpg

Flagrante de powerabusing*

 

Sabe qualé a minha teoria? De que todos os caras que fazem powerabusing são frustrados na vida real, não conseguem demonstrar seu potencial (todos têm potencial em algo, falta achar), então se matam pra ficar fortes num mundinho irreal (muitas vezes compartilhando account), e descontam nos outros. Aí sim eles se sentem melhor. Totalmente ######, não? =D

 

O que é esquecido é que “com o poder vem a responsabilidade”, e você deve usar este poder para ajudar as pessoas ao invés de persegui-las. A coisa ia ser muito mais legal se ao invés de um bolt, uma SD ou uma machadada na cabeça, você recebesse um sorriso amigo dentro de uma cave. Aí nesse ponto que o meu leitor powerabuser vira pra mim e fala “Mas pô, Ander! O jogo é PvP justamente pra você matar os outros! Quem não quer morrer vai pra Secura!”. Sim, o jogo é PvP, matar é possível. Mas o mundo real em que vivemos também é PvP, e você não vê essas coisas com tanta freqüência na rua, correto?

 

Parece que em Tibia estamos andando de marcha a ré (ui!), ao invés de evoluir, o ser humano tá virando troglodita de novo... só tem força bruta, resolve tudo na base da porrada, tem preguiça de pensar, conversar e resolver diplomaticamente. Murmura palavras como “me hunt”, ou “hunted”, ou “me kill you”, ou variações de metades de frases, como um índio recém catequizado. Vira um zumbi matador, que se alimenta da desgraça alheia, usa qualquer pretexto pra matar. Raça maldita, get a life!

 

“Mas... o que fazer pra evitar o powerabusing?”, perguntou-me por e-mail um leitor do site. Bom, não é uma pergunta tão simples de ser respondida, já que é algo totalmente subjetivo. Primeiramente, seja SEMPRE muito cordial, gentil com as pessoas, você vai precisar de amizades no futuro. Sorria, converse, comente, salve vidas dos mais fracos, que podem vir a ser fortes aliados no futuro. É isso aí, meu caro... faltam heróis em Tibia! Se você é forte, poderia ser um Superman ao invés de um Lex Luthor. Quanto mais amigos, menos inimigos. Isso é um jogo de relacionamentos, como o Big Brother, você tem que interagir positivamente com as pessoas para vencer. Se você for conhecido e respeitado pela sua educação, dificilmente alguém vai querer te atacar. Caso alguém ainda assim arrume confusão, na maioria das vezes basta manter a calma, não revide, paciência aqui é primordial. Se o cara atacar, continue falando educadamente, convencendo-o de que esta não é a melhor forma de resolver a treta. Os trogloditas temem a sabedoria. Se você usar as palavras certas, o cara cai na real e pode parar de atacar, já funcionou comigo. Só num vai morrer né tiu? =P Se a coisa ficar preta mesmo, corre. Corre o máximo que puder, e contra-ataca apenas em último caso. Se o seu desafeto tiver guilda, a coisa facilita, conversa com o líder. Posta nos forums, explicando o que aconteceu, tente colocar o máximo possível de pessoas contra a opinião do agressor, para que ele se sinta intimidado com isso. Tenha provas de que você sofreu sem razão. Não se esqueça, as palavras têm poder. E um povo reunido contra um tirano tem mais poder ainda.

 

Vamos parar de ser tão opressores e vamos refletir, chega de Tibia brainless. E aí, já ajudou alguém hoje? Vai lá então, cacete... tá esperando o que? =D

 

<desligando Nirvana e colocando “Imagine” do John Lennon>

 

Creditos:

Melatto (5%)

 

Comentem por favor

Editado por melatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...