Ir para conteúdo
  • 0

[informação] Vale A Pena Comprar Um Micro Com Linux?


Wey.Ctba

Pergunta

Retirado do Yahoo! Tecnologia

 

Microcomputadores completos por menos de mil reais já não são novidades. Além da queda natural dos preços, por conta do dólar mais baixo, há incentivos fiscais do governo, como isenção de PIS/Cofins para equipamentos abaixo de R$ 2.500.

 

No site das Lojas Americanas, por exemplo, um micro da Amazon PC é vendido por R$ 869 à vista ou em 12 parcelas de R$ 72,40 sem juros. Ele vem com processador Via de 1 GHz, 128 MB de memória, HD de 40 GB, monitor de 15 polegadas, gravador de CD, placa de rede, mouse e teclado.

 

O sistema operacional é o Linux. A configuração é bastante modesta, levando-se em conta o processador Via de 1 GHz. Com um pouco mais de investimento, diluído em 12 meses, será possível comprar um micro com processador mais potente.

 

Mas a questão é: vale a pena comprar com computador com sistema operacional Linux para uso doméstico? O Linux evoluiu muito nos últimos anos e vem ganhando cada vez mais adeptos, até mesmo no mercado corporativo. Trata-se de um software livre, ao contrário do Windows, que é proprietário. Como o código-fonte do Linux é aberto, qualquer um pode fazer uma melhoria.

 

A comunidade Linux é muito forte e atuante. No mundo, estima-se perto de 1 milhão de desenvolvedores, que trabalham voluntariamente para o aperfeiçoamento do sistema operacional.

 

O Linux foi criado oficialmente em 1991 pelo então estudante finlandês Linus Tovard, que se tornou uma celebridade entre os escovadores de bits do mundo todo - a primeira versão estável para chips Intel x86 (versão 1.0) só chegou ao mercado no início de 1994. Desde o começo, a idéia era que o código-fonte fosse aberto, para que pesquisadores de qualquer lugar do mundo pudessem sugerir implementações no seu kernel (o núcleo do sistema). Isso só se tornou possível com a internet, que derrubou distâncias e permitiu o desenvolvimento de uma comunidade virtual. Ao mesmo tempo, o Linux ganhou projeção ao dar mais estabilidade aos servidores web Apache, um dos mais usados até hoje.

 

Esse sistema operacional pode ser baixado da internet gratuitamente, mas a forma mais fácil e segura de instalar o Linux é por meio das versões das várias distribuidoras, como Mandrake, Red Hat, SuSe, Slackwared, Debian, Kurumin, entre outras. Uma distribuição é um conjunto com o kernel e vários programas, empacotado, de forma que seja fácil de instalar e manter atualizado. São produtos vendidos em prateleiras, com manuais, suporte e diversos softwares aplicativos, para que o usuário não precise correr atrás dos programas mais comuns, como processador de textos, planilhas, apresentações e até joguinhos. Os distribuidores geralmente possuem versões para servidores e para desktops (usuários finais).

 

Em geral, os microcomputadores com sistema operacional Linux vêm com um pacote de softwares aplicativos, como a suíte gratuita OpenOffice, que concorre com o Microsoft Office e possui processador de textos, planilha, software de apresentação, de desenho, banco de dados e um editor de fórmulas. Um outro programa gratuito que costuma acompanhar esses computadores é o browser Lojas Firefox, que tem se mostrado rápido e eficiente, ganhando inclusive mercado do Internet Explorer. Dependendo do fabricante do micro, outros programas são inseridos no pacote de aplicativos, como calendários, agendas, editores de imagens, jogos etc.

 

 

Será que um usuário doméstico, que usa o computador para tarefas gerais e navegar na internet conseguirá conseguirá fazer isso de forma confortável e sem problemas?

 

 

Navegar na Web - Neste ponto, o usuário quase não terá problemas. Com o Firefox ele conseguirá carregar praticamente todas as páginas normalmente. Em raras exceções haverá alguma página com problema de compatibilidade. No passado, na época da "guerra dos browsers" entre a Netscape e o Internet Explorer, esse problema se tornou grave, onde o usuário de um browser não conseguia visualizar uma página feita para o outro programa.

 

E-mail - O internauta também não terá problemas em enviar ou receber e-mails, pois o Firefox traz um gerenciador de correios eletrônicos.

 

Aplicativos - Com o OpenOffice, o usuário poderá escrever textos e salvar no formato .doc do MS-Word, assim como abrir arquivos neste formato. O mesmo ocorre com a planilha e o programa de apresentação. Assim, se ele receber um arquivo em PowerPoint por e-mail, ele conseguirá abrir normalmente. O único problema é se o usuário do Linux receber um arquivo com macros do Windows (uma espécie de programação, que realiza tarefas automaticamente). Ele não conseguirá reproduzir isto no Linux.

 

Vídeo - No caso de serviços como o YouTube, onde o vídeo roda em Flash, não haverá problemas. Caso ele queira reproduzir arquivos de vídeo, ele terá de ter um tocador. O mais usado pela comunidade Linux é o Mplayer, que também pode ser baixado de qualquer site de download, caso não venha no pacote oferecido pelo fabricante do micro.

 

Bate-papo - Também é possível usar os serviços de Instant Messenger a partir de máquinas com Linux, como o MSN e o Yahoo! Messenger. No caso do Yahoo!, basta o usuário ter uma conta e instalar a versão Linux do Messenger. No caso do MSN, o usuário poderá instalar o Gaim, um programa de mensagens instantâneas multiplataformas, que permite conversar com outros usuários, seja no MSN, Yahoo!, ICQ, IRC e outros serviços.

 

Vírus - Uma grande vantagem do usuário Linux é em relação à segurança. São poucos os vírus eletrônicos feitos para este sistema operacional. Mesmo que o usuário abra um e-mail contaminado com vírus para Windows, ele não funcionará no Linux.

 

Games - Este talvez seja ainda o ponto fraco do Linux. Existem vários games que rodam nesta plataforma, incluindo versões gratuitas e comerciais, inclusive clássicos como Doom e Quake. Mas os grandes desenvolvedores mundiais de games ainda não estão apostando em versões para Linux.

 

Imposto de Renda - O usuário conseguirá fazer e enviar a sua Declaração de Imposto de Renda sem problemas. No site da Receita Federal, ele encontrará as versões Windows e Java. Ele deve escolher este último e ter instalado a máquina virtual Java. Caso não tenha, há um link para fazer o download.

 

Bom na minha opinião eu prefiro comprar com windows pois eu jah sei mecher com ele ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0

Hum, nunca mexi assim no linux, mais prefiro o Windows, mais padronizado e tals, sabemos que tudo roda nele e etc...

O Kurumim, da boot direto do CD, não precisa de instalar ele pra usar, o ###### é que usa o drive de CD, mais é bom quando o Windows resolve 'frescurar', ai tu da boot, e copia do HD prum cd (ai precisa de dois drivers...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Prefiro 300x + o windows... eu vi o linux na casa do meu amigo, realmente ele tem algumas vantagens, mas msm assim achei uma ###### pisada comparada a windows.

 

abraço

Babybss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Nunca vi tanta bobeira num tópico só.

 

1) Linux não é o OS mais rápido de todos, pois existe um todo em ASM muito mais rápido

2) Não tem essa de mais seguro, tudo é relativo

3) Não é necessário "comprar" um pc com Linux, basta "instalar"

4) Dá para ter mais de 1 OS no mesmo computador, eu mesmo uso uma distro Linux que eu fiz e Windows XP

5) Dá para rodar programas no Windows sim com o uso de emuladores tais como o WINE ou outros

6) O KDE leva a facilidade dos usuários novos em Linux, pois possui uma interface semelhante ao Windows XP. Na verdade a Microsoft que copiou do Linux.

7) Windows não é TOTALMENTE compatível com jogos, assim como Linux não é totalmente incompatível com jogos

8) Linux não possui menos vírus, não é essa a questão.

 

 

Eu recomendo o Gentoo Linux, por ser o mais rápido. Mas para quem está começando, o Ubuntu seria uma ótima escolha. Outros bons também é o Mandriva, Red Hat e Debian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não sei , tpo ano gosto do linux ... a maioria od sjogos que eu jogo nao pega .. porem para a pessoa ter um problema ou pegar um virus e mto difiçil , mass mesmo com o Windows se a pessoa tiver cuidado e possivel realizar isso :D ... por isso axoq isso uma questão bem pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Muitos boatos falam que linux é 1000x melhor que windows...mais imagina vc troka o pc soh por que quer algo melhor para jogar "Tibia" dai vai lah e nao tem tibia para baixar o.O''

 

o que você faria nessa situação?

 

Tem Tibia para Linux sim

Mas o único jogo que eu tenho que serviria para Linux, Tibia mesmo.

Se não o Dofus que deve funcionar em Linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
No site das Lojas Americanas, por exemplo, um micro da Amazon PC é vendido por R$ 869 à vista ou em 12 parcelas de R$ 72,40 sem juros. Ele vem com processador Via de 1 GHz, 128 MB de memória, HD de 40 GB, monitor de 15 polegadas, gravador de CD, placa de rede, mouse e teclado.

 

O que minha mãe compro foi um igualzinho a esse...e linux.

Ai eu formatei pra WinXP ;D Não gostei muito do Linux.

 

E sei lah que fizeram,quando foi formata sei lah o pc fico com 96 de RAM!

O PC é um lixo ..lol

Quando percebi ja se passaram muitos meses e nem dava mais pra troca. Zzzz -.-

Editado por Kreyson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

LOL

 

Primeiro eu estou usando Linux a 1 mês alternando entre OpenSuSE 10.2 e Ubuntu 7.04, e sinceramente o linux é trilhões de vezes mais bonito que o windows, até gerenciador de desktop mais leves como FluxBox ou XFCE podem ser mais bonitos que o EXPLORER do windows. Quanto a jogos, eu rodo Enemy Territory, America's Army, DOOM 3, Urban Terror 4(mod de quake3) nativamente e CS 1.6 por emulação. É questão de conhecimento o uso do linux, não adianta falar besteira sem antes conhecer bem.

 

Edit:

 

Outra coisa, se algum aplicativo travar no windows, é nescessario fechar todo o sistema de desktop pra ser iniciado denovo o que em muitas vezes resulta em perda de dados, isso ocorre devido ao sistema de desktop do windows o EXPLORER, ja no Linux os processos são todos realizados em daemons separados o que caso um trave o pc não trava, mais somente o aplicativo fica travado, e que por sua vez é fechado individualmente sem alterar/danificar outros aplicativos.

 

Sem mais,

 

Nathos Thaymoth.

Editado por Nathos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Windows Muito Melhor

 

Linux Naum Gosto Muito

 

Linux E Muito Mais Seguro Que Windows

 

Mais o Windows E Mais Pratico De Mexer

Editado por Northon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...