Ir para conteúdo

Seja PrÓ Em Php -- Aula 1


yurez700

Posts Recomendados

PHP

Créditos:NumaBoa

 

Olá Galera estou aki para repassar um dos Tópicos que usei para aprender sobre PHP( :laughing: ), ou deixar um coment aki \o/... :wink:

 

Vamos lá entao:

 

O PHP é usado em larga escala como uma linguagem de script para vitaminar sites dinâmicos. Antes de começar com o PHP, é bom explicar primeiro os conceitos de um site dinâmico.

 

Quando a Internet começou a se tornar uma coisa 'normal' para as pessoas 'normais', a maior parte da web era constituída por sites estáticos. Isto significa que não havia absolutamente nenhuma interação entre cliente e servidor, exceto as requisições HTTP para se obter a página desejada. A Internet evoluíu e novas possibilidades foram sendo descobertas. Desta forma, nasceu a necessidade de interação com o usuário.

 

Algumas pessoas muito legais resolveram desenvolver algumas técnicas como CGI, módulos servidores e motores de script. E, já que estão aí (e "de grátis"), nada mais justo do que utilizá-las! A Internet mudou e continua mudando. É provável que você já tenha se dado conta dos milagres da imensa quantidade de dados à sua disposição (selecionados e ordenados como se nada houvesse), das pesquisas de opinião (muitas vezes devassando a sua intimidade) e do fenômeno chamado comércio eletrônico. Logicamente, você não quer ficar de fora e, para fazer parte da turma da interatividade, o PHP é A ferramenta!

 

Tem gente que odeia o PHP - eu não. Há muitos anos acompanho o desenvolvimento desta linguagem e a uso juntamente com o banco de dados MySQL em máquinas Linux com servidor Apache. Sem saber, faz tempo que sou uma das integrantes do movimento LAMP (Linux-Apache-MySQL-PHP), tão em moda nos dia de hoje. PHP significa Php Hypertext Preprocessor o que, na língua pátria, é Preprocessador de Hipertexto Php. Originalmente, o Php significava Personal HomePage. À medida que o PHP foi adquirindo maior funcionalidade e representando um papel mais sério na área de desenvolvimento web, o nome precisou ser melhorado para indicar corretamente sua aplicação: preprocessador de hipertexto.

 

Este tutorial se destina a iniciantes, com pouca ou nenhuma experiência em programação, e não há melhor maneira de começar do que aprendendo a programar em PHP. É uma linguagem de fácil aprendizado, de resultados rápidos e consistentes. A melhor forma de aprender é ir trabalhando com cada um dos tópicos deste tutorial, na ordem em que forem sendo apresentados. Tópicos mais avançados geralmente possuem elementos que foram explicados em tópicos anteriores.

 

O que é preciso para começar:

 

Basicamente, um editor de texto decente que permita criar textos em ASCII puro - sem elementos de formatação. Esqueça o Word ou outro editor mais cheio de nove horas. Pessoalmente, prefiro o editor de texto TextPad que permite destacar a sintaxe em cores, tem a versão em Português do Brasil e vem configurado para uma porção de linguagens de programação, inclusive para o PHP.

 

Também é necessário ter um interpretador PHP para desenvolver e testar os scripts. A maioria das hospedagens oferece este serviço mas, se você quiser rodar o PHP localmente, terá que fazer o download do motor do PHP no site oficial do projeto e instalá-lo na sua máquina.

 

Para poder testar seus scripts num ambiente web você vai precisar de um servidor web. Novamente, este é um serviço que todas as hospedagens oferecem e você não precisa se preocupar com a instalação e a configuração. Caso você tenha optado por uma instalação local, então recomendo o Apache, que pode ser obtido gratuitamente no site oficial do Apache.Este servidor web roda em qualquer tipo de sistema operacional *nix (Unix e todas as versões do Linux), além de possuir uma porta Win32. Leia com cuidado as recomendações de instalação para não se estressar sem necessidade. Mas a maioria das pessoas, irá usar o Easy PHP 1-7 (disponível para download aki no forum ;P), ou o OTstraid, ou o Xumpp...

 

Finalmente, é imprescindível que você tenha um bom conhecimento de HTML. Se não for este o seu caso, é provável que você pire. Se você preencheu todos os requisitos, então está pronto para entrar no mundo do PHP. Providencie um caminhão-tanque de café, um balde de senso de humor e uma dose de perseverança nunca antes imaginada pela humanidade... e comece a hackear

 

Pare um pouco, estique os braços, e vamos retomar ^^

 

O mais Simples dos Scripts:

 

Nesta lição, logo de cara, vamos partir para um script. A primeira coisa é verificar se o software instalado está funcionando corretamente. Para isto, vamos fazer um pequeno teste. Pegue seu editor de texto favorito e digite o seguinte:

 

<?php

phpinfo();

?>

 

Salve este arquivo como info.php e faça o upload do arquivo para o diretório raiz do seu site. Chame o arquivo no seu navegador (http://www.seusite.com.br/info.php). O que é que você vê? Se não estiver vendo nada, das duas, uma: ou seu serviço de hospedagem não dá suporte ao PHP ou alguma coisa não está legal com a configuração PHP/servidor web do serviço. Na segunda hipótese, Entre em contato com a hospedagem e peça esclarecimentos. Basta dizer que você colocou uma página PHP simples no diretório raiz que não está dando leitura.

 

Caso você seja um daqueles corajosos que resolveu instalar servidor web e PHP na máquina em casa, salve o arquivo info.php no diretório raiz do seu servidor web. Depois abra seu browser e digite 'http://localhost/info.php', sem as aspas, é claro. Se não aparecer nada ou der erro, verifique o que está acontecendo com a dupla dinâmica Apache/PHP ou consulte a FAQ dos sites onde você fez o download do software.

 

Agora, se você estiver vendo uma pá de informações sobre o PHP, parabéns! Você acaba de rodar com sucesso seu primeiro script. Bem, então vamos às explicações (meio ######, né? mas vá se acostumando ).

 

Quando escrevemos um script PHP, SEMPRE começamos com . Existem algumas outras formas de indicar o início e o fim de um script como, por exemplo, , porém a usada no exemplo é a mais correta e mais comum. Portanto, esta será a forma utilizada em todo o tutorial.

 

Este treco estranho no meio, phpinfo(), é apenas uma função nativa do PHP. Não se preocupe, vou explicar o que são funções mais adiante. No momento, tudo o que você precisa saber é que esta função caça um monte de informações a respeito da configuração atual do PHP instalado na máquina.

 

Você provavelmente deve ter notado a gracinha de ponto-e-vírgula após phpinfo(). O ponto-e-vírgula indica o final de uma declaração. Mas o que é exatamente uma declaração e porque precisa terminar com ponto-e-vírgula? Encare da seguinte forma: com a declaração você fala com o interpretador de PHP e diz o que ele deve fazer; com o ponto-e-vírgula você informa o interpretador que parou de falar e que ele pode cumprir a ordem. É isso aí.

 

Bããõoo, missão cumprida. Vamos tentar fazer alguma coisa um pouco mais emocionante...

 

Nunca pode faltar um "Hello World"

 

Podes crer, vão aparecer um monte de situações em que você vai querer mostrar algum texto na tela. Não é legal começar com o tradicional 'Hello world'? Éééca, mas estou sem uma idéia melhor.

 

<?php

echo ("Hello world");

?>

 

Salve este arquivo como hello.php no diretório raiz do seu servidor web ou do seu site e chame-o no navegador. UAU!!! Apareceu Hello world na telinha! Também, pudera, a função echo() funcionou e ecoou o texto indicado entre aspas conforme a declaração pedia. O texto precisa estar entre aspas duplas, se bem que aspas simples ('Hello world') também é aceito. Acostume-se, porém, a usar aspas duplas. Explico mais tarde porque.

 

Brinque um pouco com a função echo. Adicione algumas linhas de texto e observe que belo resultado.

 

<?php

echo ("Hello world");

echo ("Mamãe, ói eu aqui!");

echo ("+ q gracinha!");

?>

 

Belo resultado coisa nenhuma! Ficou uma nhaca de texto todo embolado, tudo numa linha só. Pois é, lembra que eu falei que íamos precisar de HTML? Agora é a hora de começar a usá-lo, neste caso utilizando a tag <br> de quebra de linha:

 

<?php

echo ("Hello world<br>");

echo ("Mamãe, ói eu aqui!<br>");

echo ("+ q gracinha!");

?>

 

Bem, agora ficou um pouco melhor . Mas dê só uma olhada no código HTML... tá todinho embolado. Se você quiser debugar seu código, e ele for meio longo, vai ser complicado. O jeito é indicar uma quebra de linha também para o código HTML. Isto é possível usando o caracter de escape '\n'.

 

<?php

echo ("Hello world<br>\n");

echo ("Mamãe, ói eu aqui!<br>\n");

echo ("+ q gracinha!\n");

?>

 

Faça o upload (ou salve) e teste. Agora parece que está tudo em riba. Mas, o que vem a ser um caracter de escape?

 

Caracteres de escape são muito utilizados em programação. \n significa nova linha e não é o único caracter de escape que existe. Veja abaixo alguns dos caracteres de escape mais utilizados (à frente há o Caracter de escape, e após o Significado):

 

\a Alarme

\cX Control X, onde X pode ser qualquer caracter.

\e Escape

\f Form Feed (alimentação de formulário)

\n Nova linha

\r Retorno de cabeçote

\t Tab

\xHH Código hexadecimal (HH) de caracter

\DDD Código octal de caracter

 

Não tem importância se você não entender alguns destes códigos de escape. À medida que forem sendo necessários, serão usados nos exemplos. Depois, você sempre pode voltar e dar uma recapitulada.

 

Na próxima aula, irei ensinar:

 

*Variáveis

*Tipos de Dados

*String e Integer

*Condições e Operadores

 

 

Tópico ficou grande, mas é isso msm ^^

 

PHP e grande.... Mas depois v6 irão aprender tudo direitinho

 

Créditos:NumaBoa

Editado por yurez700
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DE NOVOOO??????????????

Pqp, bota os créditos certos!

 

http://www.numaboa.com/content/view/457/180/

CRÉDITOS CERTOS PARA NUMABOA!

 

Bota os créditos certos ¬¬

Roubou o tutorial do plagiador do plagiador, e ainda não tem os créditos certos i.i

 

Ah, só pra avisar, a dona do site de onde pegaram esse tutorial tem + de 60 anos =]

Desrespeitando idosos? ><

 

Além de que, você copiou COMPLETAMENTE igual ao do ######, não teve nem o bom senso de tirar o negócio de doação de OT$, aff..

 

Flwwww!

PS: Pra ninguém dizer que to mentindo:

provala0.jpg

http://img369.imageshack.us/img369/2109/provala0.jpg

Editado por Rikezenho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pô cara, mesmo que o tuto não seja seu, me ajudou muito!

Tô querendo aprender PHP agora, tô indo com tudo, e finalmente algum tuto me ajudou ;)

 

Abraços.

 

 

 

----

Lucas Rap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...