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Projetos Com Dev-cpp


yurez700

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Tutorial Feito:

Por Darkigor E yurez700.2 dias demoro o0

Foi Feito Sexta-Feira E Termino Ontem Sabado

 

Bom essa é a primeira aula...Aqui irei ensinar como criar um programa e apresentarei o básico para criar programas no Dev-Cpp e como exibir mensagens na tela

 

Iniciando

 

Criando um novo projeto no Dev-Cpp

 

Caso você não use o Dev-Cpp pule está parte.

 

Bom usando o Dev-Cpp vamos iniciar um novo código fonte...Vá em arquivo->novo projeto, escolha Console, ponha um nome para o programa e dê ok.

Após isso no lado esquerdo você terá a lista de arquivos do seu projeto...Repare que foi adicionado para você um arquivo chamado Main.cpp. Delete-o clicando sobre ele com o botão direito e escolhendo deletar, na janelinha que aparecer aperte não...

Agora adicione um novo arquivo no projeto do seguinte modo: na lista de arquivos clique com o botão direito do mouse no nomezinho do seu projeto e escolha novo arquivo ou novo código-fonte.

Clique com o botão direito no arquivo criado e renomeie-o com o nome que quiser, mas ponha .cpp no final.

 

Bom agora você já sabe criar um projeto no Dev-Cpp

 

Primeiro programa

 

Bom crie um novo projeto, e no seu código fonte adicione o seguinte código (não copie e cole, porque digitando você fixa os comandos na sua cabeça)

 

Código:

 

#include <iostream.h>

 

int main()

{

cout << "Primeiro programa\n";

system("pause");

return 0;

}

 

 

 

Compile e rode seu programa...o resultado será:

 

Citação:

 

Primeiro programa

Pressione qualquer tecla para continuar...

 

 

 

Explicando o código

 

Na primeira linha temos o comando #include que "libera" comandos e funções não-próprios do C++ para seus programas incluindo livrarias ao mesmo, nesse caso estamos usando o arquivo iostream.h, que libera o cout e o system() além de outros que não estão sendo usados.

Logo após isso temos o int main() que é uma função, estudaremos funções mais para frente...É importante ressaltar que todo programa de C++ têm funções e todo programa de console começa na função main, o que a torna obrigatória. Uma função é delimitada por chaves ( { e } ).

Também temos o comando cout que exibe mensagens na tela que aprofundaremos ainda nessa aula.

A seguir temos a função system() que faz com que o programa execute comandos de console no programa...O comando pause é um comando do Prompt De Comando do Windows que faz com que a execução do programa seja interrompida e a mensagem Pressione qualquer tecla para continuar... seja exibida.Essa função, diferente do int main não é obrigatória.

Por fim o comando return que retorna o valor da função...iremos estudar mais sobre ele em outras aulas...

 

Repare que quase todos os comandos em C++ usam ; (ponto-e-virgula) no final, então fique ligado na hora de escrever seus programas!

 

 

O comando cout

 

Como ja foi dito o cout é um comando utilizado para exibir mensagens na tela. Sua sintaxe é a seguinte:

 

Código:

 

cout << "Sua mensagem";

 

 

 

Sua mensagem deve ser substituido pela mensagem que deseja exibir e/ou por sequências de escape.

 

É um comando extremamente simples mais que tem suas armadilhas...Como por exemplo as setas (<<) que simbolizam a tranferência de bytes, mais para facilitar raciocine da seguinte forma: setas << imprime, setas pra >> recebem assim fica mais fácil (cout não recebe dados dos usuarios)

Também temos as sequências de escape que são sequências de teclas que são utilizadas para fazer algum efeito. Como o \n que fez com que o programa pulasse uma linha no primeiro programa.

 

Aqui temos uma lista dos mais famosos:

 

\a - Faz um som na CPU

\n - Nova Linha

\b - BackSpace

\r - Apaga linha atual

\t - Tabulação Horizontal

\v - Tabulação Vertical

\' - Apóstrofe

\" - Aspas

\\ - Barra invertida

 

As sequências de escape são usadas entre as aspas (") do cout.

 

Exercicio

 

Teste todas a sequências de escape até se famializar com elas e com o cout .

 

Bom essa foi a primeira aula, espero que tenham gostado...Dúvidas podem postar aqui mesmo.

 

Aula 2

 

Começando

 

Variaveis

 

Variaveis são usadas para armazenar valores, por isso são muito importantes. Existem vários tipos de variaveis, cada uma com sua função e tamanho.

 

Aqui temos uma tabela mostrando os tipos de váriaveis padrão do C++, seus

 

É importante ressaltar que float e double são para valores decimais(fracionários) e são os unicos que trabalham com esses numeros

bool trabaha com true ou false(ou entaum 1 e 0) apenas com esses valores.

char trabalha com código ASCII que são valores correspondentes as teclas do teclado, ou seja mesmo que você use um numero nele, ele trasnformara em letra.

 

Inicializando, modificando e fazendo operações com variaveis

 

A sintaxe para inicializar e/ou modificar uma váriavel é muito simples...E pode ser feito de duas formas:

 

Código:

 

 

int a; //Inicializa uma váriavel int com o nome 'a' (lembre-se que você usara o nome da vaariavel para se referir a mesma)

a = 4; // e modifica

 

ou

 

int a = 4; // Inicializa uma váriavel int com o nome 'a' (lembre-se que você usara o nome da vaariavel para se referir a mesma) e modifica

 

 

 

Além do mais, podemos fazer operações algébricas com as variaveis:

 

Código:

 

 

int a,b,c; //Inicializa 3 variaveis int na msm linha

 

a = 2;

b = 3;

 

c= a*b // entaum c = 6 ;)

 

 

 

E isso pode ser feito com sinais de +(adição), -(subtração), /(divisão) e %(resto)

 

Armazenando valores do úsuario em variaveis

 

Aqui entrara mais uma função da biblioteca iostream.h

 

Para ler os dados do úsuario e armazena-los em variaveis podemos usar 2 'comandos':

 

o 'cin' que é recomendado para todos os tipos de variaveis com excessão do char:

 

Código:

 

int idade;

 

cout << "Digite a sua idade: ";

cin >> idade;

 

 

 

Muito facil...Agora idade ira assumir o valor que o usuario desejar...Cuidado com as setas...lembram-se de que >> é entrada e << saída de dados.

 

O outro modo é o cin.get que é recomendado para ler o tipo de variavel char, pois o cin.get lê espaços e o cin não:

 

Código:

 

char nome[10]; //Cria uma variavel char que suporta 10 digitos graças a ARRAYS...Irei explicar mais sobre ARRAYS em outra aula, por enquanto tenha em mente que é o numero de letras que a variavel suporta

 

cout << "Digite seu nome: ";

cin.get(nome,10);

 

cout << "Seu nome é " << nome << "\n";

system("pause");

 

 

 

Pronto...agora a variavel nome tem o nome do usuario...e com espaços =]...

 

 

Mostrando o valor de variaveis para o usuario

 

Para fazer isso vamos usar o cout mesmo...

 

É muito simples você usa a mesma sintaxe que para exibir mensagens com a difereça que você não usa aspas("") e ao inves de uma mensagem voce escreve o nome da variavel

 

Por exemplo:

 

Código:

 

char mensagem[20] = "oi, eu sou alquimista";

 

char << mensagem;

 

ou

 

int a,b,c;

 

cout << "Escreva um numero: ";

cin >> a;

 

cout << "Escreva outro para multiplicar com o primeiro: ";

cin >> b;

 

c = a*b;

 

cout << "A multiplicação de " << a << " * " << b << " = " << c;

 

ou então

 

cout << "A multiplicação de ";

cout << a;

cout << " * ";

cout << b;

cout << " = ";

cout << c;

 

 

 

 

Pronto...a primeira aula de variaveis acaba por aqui...mais pra frente veremos coisas mais complexas...

 

Exercicio

 

Tente fazer uma calculadora que consiga fazer adição ou subtração ou multiplicação ou divisão e se possivel todas juntas\o/

 

Lembre-se de usar o #include <iostream.h>, a função main() e o system("pause"); para mais informações veja a aula 1

 

Um código fonte estara na proxima aula mostrando um jeito simples de se fazer usando apenas o que aprendemos até aqui.

 

Obrigado pela atenção...Qualquer duvida, sugestão, critica ou correção postem aqui por favor...

 

Aula 3

 

Bom aqui estou eu postando a 3ª aula de C++ do Xtibia...Para começar vou por aqui o código da calculadora da 2ª aula utilizando apenas recursos apresentados até agora:

 

Código:

 

#include <iostream>

 

using namespace std;

 

int main()

{

cout << "Calculadora da Aula 2 =] \n\n";

int num1,num2;

 

cout << "Esse programa segue a seguinte sequencia:\nSoma, Subtracao, Multiplicacao e Divisao\n\n";

 

cout << ":::: Soma ::::\n\n";

cout << "Digite 1 numero: "; cin >> num1;

cout << "Digite outro numero para somar ao primeiro: "; cin >> num2;

cout << num1 << " + " << num2 << " = " << num1+num2 << "\n\n";

 

cout << ":::: Subtracao ::::\n\n";

cout << "Digite 1 numero: "; cin >> num1;

cout << "Digite outro numero para subtrair do primeiro: "; cin >> num2;

cout << num1 << " - " << num2 << " = " << num1-num2 << "\n\n";

 

cout << ":::: Multiplicacao ::::\n\n";

cout << "Digite 1 numero: "; cin >> num1;

cout << "Digite outro numero para multiplicar com o primeiro: "; cin >> num2;

cout << num1 << " * " << num2 << " = " << num1*num2 << "\n\n";

 

cout << ":::: Divisao ::::\n\n";

cout << "Digite 1 numero: "; cin >> num1;

cout << "Digite outro numero para dividir com o primeiro: "; cin >> num2;

cout << num1 << " / " << num2 << " = " << num1/num2 << "\n\n";

 

cout << "Aqui acaba a calculadora da Aula 2...See you Later\n\n";

 

system("pause");

 

return 0;

}

 

 

 

Começando

 

Clausula If

 

Bom nessa aula vocês vão aprender um dos mais importantes e usados comandos de qualquer linguagem de programação...o If.

 

Como a própria tradução já diz ele é usado para fazer comparações para que o programa possa seguir direções diferentes dependendo do valor de algo...Por exemplo:

 

Se eu tivesse mais de 18 anos, poderia dirigir, mais como não tenho, ando de bicicleta...

 

Além de importante o if é super simples de ser usado, porém pode se complicar em alguns casos.

 

Sua sintaxe é a seguinte:

 

Código:

 

if(expressão){

bloco de comandos

}

 

 

 

No lugar de expressão podemos colocar, variaveis, funções (que retornem algum valor) e os operadores lógicos...

 

Em bloco de comandos podemos colocar qualquer comando que quisermos, porem esse só será executado se a expressão for verdadeira.

 

Para continuarmos com a aula de If terei que explicar os Operadores lógicos entaum...

 

Operadores lógicos

 

Os operadores lógicos usados na clausula if são os seguintes:

 

== Igual a

!= Diferente de

> Maior que

< Menor que

>= Maior ou igual a

<= Menor ou igual a

&& AND (e)

|| OR (ou)

! NOT (não)

 

Os primeiros são simples de serem compreendidos, por isso agora darei um exemplo da utilização de um, para que fique mais simples para entender ( lembrando que a sintaxe é a mesma para os outros):

 

Código:

 

int a = 5;

 

if(a == 5) //se a for igual a 5...

{

cout << "A eh igual a 5..."; //exibe dessa msg

}

 

 

 

Agora o ||, && e !, são mais complicados e irei explicar mais profundamente agora.

 

O || (OR - ou) é usado para verificar mais de uma variavel/função e que pelo menos uma esteja correta para que o bloco de códigos seja executado, exemplo:

 

Código:

 

 

int a = 5;

int b = a+1;

if(a > 5 || b > 5){

cout << "a ou b sao maiores que 5...";

}

system("pause");

 

 

 

O && (AND - e) é usado para verificar mais de uma variavel/funcao e todas tem que ser verdadeiras para que o bloco de códigos seja executado...Exemplo:

 

Código:

 

int a = 5;

int b = a;

 

if(a == b && b == 5){

cout << "a e b sao iguais e iguais a 5..";

}

system("pause");

 

 

 

O ! (NOT - não) é usado para verificar variaveis ou funções do tipo bool(que só podem ser true ou false)...Ao inves de você fazer a verificação da seguinte forma:

 

Código:

 

bool a = false;

if( a == false) // errado

 

 

 

Voce deve faze-la da seguinte forma:

 

Código:

 

bool a = false;

 

if(!a)

 

 

 

O operador ! verifica de a função/variavel tem o valor FALSE...Se for FALSE ela executa o bloco de códigos se for true ela pula o bloco de códigos...Exemplo:

Código:

 

 

bool a = false;

 

if(!a){

cout << "a eh falso";

}

system("pause");

 

ou então

 

bool a = true;

 

if(a){

cout << "a eh verdadeiro";

}

system("pause");

 

 

 

Finalizando

 

Só falta uma coisa a aprender antes de sair testando o comando if...Quando o if aparece no código ele só é executado se for verdadeiro, do contrario, o processador o pula é vai para o comando depois da sua ultima chave (}), caso ele seja executado, o programa continua sua execoção normal...por exemplo:

 

Código:

 

 

if(5 ==5){

codigo

}

cout << "llalalal"; //não importa se o if for ativado ou não...essa linha aparecerá de qualquer jeito...

 

 

 

Agora, qui vai um exemplo de programa utilizando if:

 

Código:

 

#include <iostream>

 

using namespace std;

 

int main()

{

int GolsBR, GolsArg;

 

cout << "BRASIL X ARGENTINA!!!!!!\n\n";

cout << "Digite os numero de gols do Brasil: "; cin >> GolsBR;

cout << "\nDigite o numero de gols da Argentina: "; cin >> GolsArg;

 

if(GolsBR == GolsArg){

cout << "\n\nAff empatamo com los Hermanos -.-\n\n"; }

if(GolsBR > GolsArg){

cout << "\n\nMais los Hermanos ja sao fregueses pls!\n\n"; }

if(GolsBR < GolsArg){

cout << "\n\nPerder pra franca tudo bem...mais pra argentina?????\n\n"; }

 

system("pause");

return 0;

}

 

 

 

 

Agora treinem o novo comando o máximo possivel =]

 

Dúvidas, Sugestões, criticas ou correções, podem postar que sou a todos ouvidos!!

 

Aula 4

 

Apos De Pegar Do Documento De Texto Feito Sexta-Feira

 

Começando

 

O comando else

 

Para complementar o comando IF, que aprendemos na ultima aula, vou aprosentar a vocês o comando else.

 

A sintaxe dele é simples, e é obrigatório o uso o if antes dele.

 

Código:

 

 

if(condição)

{

bloco de código

}

else

{

bloco de códigos que será executado caso if não for válido

}

 

 

 

O else serve para que se o if não tenha o resultado esperado, o programa execute um bloco de códigos que só acontecerá se o if não for válido...Exemplo:

 

Nesse exemplo quero que caso o o numero seja par, apareça par, se for impar apareça impar...Primeiro vamos testar sem o uso do else:

 

Código:

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

int num;

cout << "Digite 1 numero: ";

cin >> num;

 

if((num%2) ==0){

cout << "\n\nO numero e par!";}

 

cout << "\n\nO numero e impar";

system("pause");

return 0;

}

 

 

Nesse exemplo, por mais que você ponha um numero par, a mensagem de que o numero é impar, aparecerá do mesmo jeito...É aí que entra o else...Veja:

 

Código:

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

int num;

cout << "Digite 1 numero: ";

cin >> num;

 

if((num%2) ==0){

cout << "\n\nO numero e par!";}

 

else{

cout << "\n\nO numero e impar";}

system("pause");

return 0;

}

 

 

 

Bom acredito que todos tenham entendido como funciona o else...

 

Operador Condicional Ternário

 

O Operador Condicional Ternário é um comando que nos possibilita simplificar o uso do if-else...Sua sintaxe é a seguinte:

 

Código:

 

condição ? expressão1 : expressão 2;

 

 

 

A condição é avaliada e ser for verdadeira a expressão toda assume o valor da expressão1, se for falsa a expressão assume o valor da expressão2...

 

Exemplo:

 

Código:

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

int num;

cout << "Digite 1 numero: ";

cin >> num;

 

(num%2)==0 ? cout << "\n\no numero e par" : cout << "\n\no numero e impar";

 

system("pause");

}

 

 

 

ou até mesmo:

 

Código:

 

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

int num;

string msg;

cout << "Digite 1 numero: ";

cin >> num;

 

msg = (num%2)==0 ? "\n\no numero e par" : "\n\no numero e impar";

cout << msg;

system("pause");

}

 

 

 

 

Bom espero que tenham enmtendido e gostado de mais essa aula...Caso haja duvidas, sugestões ou criticas postem por favor...

 

Aula 5

 

Loop Switch

 

O switch é um comando muito util, principalmente para criação de menus ou para checagem de uma variavel em que o programador precisa cubrir um numero grande de valores possiveis. A principio ela é um pouco parecida com o if e com o else...Exemplo:

 

Código:

 

switch(variavel){

case 1:

bloco de comandos;

break;

case 2:

bloco de comandos;

break;

default:

bloco de comandos;

break;

}

 

 

 

O Switch funciona da seguinte maneira: ele avalia a variavel e checa se o valor contido nela é equivalente à o valor do 'case', e se for, executa o bloco de comandos até achar a palavra-chave break, então o programa irá pular para o fim do switch.

Se o valor da variavel não for igual à o primeiro case, no caso 1, irá checar se a variavel é equivalente à o segundo 'case', cujo o valor é 2. E se for, irá executar o bloco de comandos até achar a palavra-chave break.

Finalmente, de o valor da expressão não foi equivalente à nenhuma constante especificada anteriormente (você pode especificar quantos comandos case como valores você quiser), o programa irá executar as instruções incluídas na seção default: se existir, já que é opcional.

 

O uso do break é estremamente importante como veremos a seguir a não ser que você queira que caso a variavel tenha 2 valores diferentes ela execute o msm bloco de comandos, como veremos no Exemplo.

 

Perceba que o que o switch faz, é possivel que o programador faça usando o if e o else...Porém o Switch deixa o trabalho mais simples e organizado.

 

O switch pode verificar todos dos tipos de variaveis, char, int, long, float, bool, etc...Exemplo:

 

Código:

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

char a;

cout << "(I)mprimir msg\n(S)air\n";

cin >> a;

 

switch(a){

case 'I': /*Não usei o break porque quero que sendo I ou i o programa execute o msm bloco de codigos*/

case 'i': // Quando verificamos caracteres, é obrigatorio o uso do '

cout << "Mensagem\n\n";

break;

case 's':

case 'S':

return 0;

break;

default:

cout << "Opcao invalida....\n\n";

break;

}

system("pause");

return 0;

}

 

Ou então

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main(){

 

int a;

cout << "1) Mostrar Msg\n2)Sair\n";

cin >> a;

 

switch(a){

case 1: //Quando verificamos numeros, não precisamos usar '

cout << "Mensagem\n\n";

break;

case 2:

return 0;

break;

default:

cout << "Opcao invalida....\n\n";

break;

}

system("pause");

return 0;

}

 

 

 

 

 

O loop While

 

O while é utilizado basicamente para repetir um bloco de codigos enquanto a expressao for verdadeira. Exemplo:

 

Código:

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

int a = 0;

while(a <= 0){

cout << "Digite um valor > que zero\n";

cin >> a;

}

cout << "\n\nSaindo...\n";

system("pause");

}

 

 

 

Primeiramente iniciei a variavel a com o valor 0, pra que o while tenha a expressao verdadeira e seja ativado, logo apos isso, o usuario digita um valor, caso seja maior que 0, ele sai, do contrario o programa repete o while ate ele digitar o valor pedido...

 

É possivel criar um loop infinito, colocando a expressão simplesmente como true:

 

while(true)

 

É possivel usar o comando break e continue no while, assim como no switch, o break é normalmente usado para caso seja preciso, um loop while infinito seja terminado

 

break

 

Usando break, podemos deixar um loop mesmo que a condição para o fim não seja satisfeita. Pode ser usado para terminar um loop infinito, ou forçá-lo a terminar antes de seu término natural. Um exemplo foi quando eu mostrei o exemplo do switch, quando o case termina, para que outro case seja executado, o break é chamado para que o comando switch termine. Exemplo:

 

Código:

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

int a = 0;

cout << "Contando ate 10!!\n";

while(true) //loop infinito

{

a++;

if( a == 9){

cout << "Cansei de contar...";

break;

}

cout << a << "\n";

}

system("pause");

return 0;

}

 

 

 

continue

 

A instrução continue faz com que o programa ignore o resto do loop que esta sendo executado como se o final do bloco de conteúdo tivesse sido alcançado, fazendo com que vá para a próxima repeticão. Por exemplo, iremos ignorar o número 5 em nossa contagem até 10:

 

Código:

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

int a = 0;

cout << "Contando ate 10!!\n";

while(a == 10)

{

a++;

if( a == 5){

continue;

}

cout << a << "\n";

}

return 0;

}

 

 

 

Exercicios

 

Bom, nessa aula proponho a criação de um programa que utilize um menu, usando o switch e um outro programa (ou o mesmo) que use uma repetição com o uso do while, como por exemplo um cronometro (nesse caso, use a função Sleep() da biblioteca windows.h)

 

Espero que tenham gostado de mais essa aula!!!

 

Creditos:

 

4 + Aula Extra Aulas Feitas 70% DarkIgor E Yurez700 2 Aulas Feita 30%

 

Aula Extra

 

A pedidos irei mostrar aqui comandos para você poder deixar sua aplicação customizada...Aqui irei ensinar comandos para alterar as cores de fundo e do texto tanto da aplicação inteira como de linhas em particular e também ensinarei como posicionar o cursor para vocês imprimirem mensagens onde desejarem

 

Começando

 

Apagando todo o conteúdo do console

 

Para isso é muito simples...Mas temos 2 opções:

Usar o comando de console cls, atraves do comando system();

Ou então usar o comando clrscr(); da biblioteca conio.h;

 

Exemplos:

 

Código:

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

cout << "Oi\n";

system("pause");

system("cls");

system("pause");

return 0;

}

 

 

 

ou

 

Código:

 

#include <iostream>

#include <conio.h>

using namespace std;

 

int main()

{

cout << "Oi\n";

system("pause");

clrscr();

system("pause");

return 0;

}

 

 

 

A diferença entre os 2 modos, é que o clrstr() também apaga as mudanças feitas nas cores de background e foreground do programa...Ou seja, se você tiver mudado as cores, ao usar o clrstr() eles voltarão ao tipico preto e branco do prompt de comando...Já com o system("cls") não temos este resultado.

 

Mudando as cores do console

 

Para mudar as cores do console, também temos 2 alternativas...usando o comando color do prompt de comando do windows com o comando system() ou usando a API do Windows SetConsoleTextAttribute();

 

A diferença entre elas é que o comando color muda as cores de back e foreground do programa inteiro, tanto do que já foi escrito quanto do que será escrito e é usado quando se quer definir um background fixo para a aplicação...

Já o SetConsoleTextAttribute(); muda as cores de foregound e background apenas para o que será escrito, sem interferir no que já foi escrito, além de mudar o background só para a linha que será escrita, ou seja, com ele você pode criar um efeito "arco-iris" no background do seu programa, só que a utilização do mesmo é um pouco mais dificil....Exemplos:

 

Código:

 

#include <iostream>

using namespace std;

 

int main()

{

system("color 0C"); //0C deixa a letra vermelha com fundo preto

cout << "Cores trocadas!\n";

cout << "Para saber mais sobre o comando color, ";

cout << "abra o prompt de comando do seu computador e ";

cout << "digite color help...\n";

system("pause");

return 0;

}

 

 

 

ou

 

Código:

 

#include <iostream>

#include <windows.h> //biblioteca que libera o SetConsoleTextAttribute();, o typedef HANDLE e as macros #define que iremos utilizar

using namespace std;

 

int main()

{

HANDLE ConHan; //Tipo de variavel da API do Windows;

ConHan = GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE); // Inicializa a variavel ConHan com outra função do WinApi;

SetConsoleTextAttribute(ConHan, BACKGROUND_GREEN|FOREGROUND_BLUE);

cout << "Fundo verde...\n";

SetConsoleTextAttribute(ConHan,BACKGROUND_RED);

cout << "Fundo vermelho...efeito arco-iris...\n";

system("pause");

return 0;

}

 

 

 

Também temos a possibilidade de juntar os 2 comandos.

A principio o SetConsoleTextAttribute() parece complicado, mais mais para frente vocês verão que não é não...A seguir vai uma tabela dos tipos de background e foreground que podemos botar no segundo argumento do comando:

 

FOREGROUND_BLUE

FOREGROUND_GREEN

FOREGROUND_RED

FOREGROUND_INTENSITY //Deixa a cor foreground escolida mais clara

BACKGROUND_BLUE

BACKGROUND_GREEN

BACKGROUND_RED

BACKGROUND_INTENSITY //Deixa a cor background escolida mais clara

 

Para juntar mais de um dos tipos, faça como fiz no exemplo, use o |.

 

Mudando o cursor de posição

 

Agora irei ensinar a modificar o cursor para que vocês possam escrever aonde quiserem do console...Iremos usar o comando SetConsoleCursorPosition(); que tambem pertence a WinApi...

 

Exemplo:

Código:

 

#include <iostream>

#include <windows.h> // Biblioteca que libera o SetConsoleCursorPosition();, o typedef HANDLE e a estrutura COORD;

using namespace std;

 

int main()

{

COORD pos;

pos.X = 7;

pos.Y = 9;

cout << "Escrevendo na posição tipica\n";

SetConsoleCursorPosition(GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE),pos);

cout << "Escrevendo em outro lugar da tela\n";

system("pause");

}

 

 

 

O próximo passo é de vocês...Treinem, porque o certo era que eu ensinasse isso após algumas aulas, mais tudo bem...

 

Qualquer dúvida, sugestão, correção ou critica, postem aqui...

Editado por yurez700
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  • 3 months later...

Olá Xtibiano,

 

Parabéns, seu tutorial foi aprovado.

 

Estarei movendo ele para a área de tutoriais.

 

Obrigado por trazer conteúdo para o Xtibia.com e espero que continue com o ótimo trabalho.

 

 

Atenciosamente,

JV Chequer *Diretor Xtibia.com*

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