Ir para conteúdo
  • 0

Meta-tabelas e Meta-métodos


LuckOake

Pergunta

Olá galera :)

 

Recentemente eu consegui entender a lógica da Programação Orientada a Objetos, mas não consegui compreender o uso de meta-tabelas e meta-métodos. Então a dúvida é a seguinte:

 

Como funcionam meta-tabelas e meta-métodos?

 

Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

@GabrielSv

 

Vejo que você tentou ajudar, mas, nada contra, esse tutorial do Skydangerous simplesmente é ridículo.

 

@LuckOake

 

Certo, você entendeu a Orientação a Objetos, ou seja, de modo redundante, aprendeu a programar um modo de interação entre várias unidades de programação, os objetos.

 

Então, primeiro, preciso confirmar que você sabe e compreende cem porcento das definições de classe, objeto, atributo e método para te ensinar como funciona a orientação a objetos em Lua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

@GabrielSv

 

Vejo que você tentou ajudar, mas, nada contra, esse tutorial do Skydangerous simplesmente é ridículo.

 

@LuckOake

 

Certo, você entendeu a Orientação a Objetos, ou seja, de modo redundante, aprendeu a programar um modo de interação entre várias unidades de programação, os objetos.

 

Então, primeiro, preciso confirmar que você sabe e compreende cem porcento das definições de classe, objeto, atributo e método para te ensinar como funciona a orientação a objetos em Lua.

 

Não cara, você não entendeu. Eu disse que entendi a LÓGICA da programção, não disse em momento nenhum que aprendi a programar.

 

O máximo que ainda consigo fazer é algumas funções simples como um sistema de banco, por exemplo.

 

Pra prosseguir, eu preciso aprender meta tabelas e meta métodos, sem isso eu não aprendo OOP de maneira eficiente.

Editado por LuckOake
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vamos começar do zero, então.

 

Orientação a Objetos, é um tipo de programação, onde você desenvolve o código, como "ações" de algo, um objeto. Essas "ações" podem ser chamadas, de maneira grossa, de métodos.

 

Lua não é uma linguagem tipada como C++, certo? Tão pouco é uma linguagem orientada a objetos. Mas existe um sistema da biblioteca Lua que dá a possibilidade de desenvolver Lua orientada a objetos - este é o sistema que chamamos de meta-tabelas. As funções de meta-tabelas, são simplesmente, funções que transformam tabelas normais da linguagem Lua em objetos.

 

Para aprofundar, precisamos, primeiro, de algumas definições da POO, ou, programação orientada a objetos.

 

Classe - Classe é a definição que usamos para um grupo de objetos com características em comum. Tomando como exemplo, cachorros, são várias raças, mas todos tem características em comum, certo? Latem, uivam, têm pelos, quatro patas... logo, pegaremos a classe dos cachorros.

 

Objeto - É um integrante de uma classe, tomando o exemplo anterior, vamos considerar um objeto como um Rottweiler.

 

Atributos - Uma definição de fácil compreensão para atributos - são as características de um objeto.

 

Métodos - São as ações de um objeto, o que o objeto "sabe fazer", em poucas palavras.

 

Agora em Lua, vamos pensar na classe do nosso exemplo anterior, te disse que a biblioteca das meta-tabelas transforma tabelas em objetos.

 

Continuo a explicação daqui a pouco, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...