Ir para conteúdo

[Mini-Tuto] Strings E Math's


Zmovir

Posts Recomendados

~~~~~~> STRINGS <~~~~~~~~

strings são palavras ou numeros geralmente são usadas entre ""

 

vamos aos strings:

string.find(x,y) ele procura uma palavra naquela fraze ou uma letra naquela palavra ou um numero em uma sequencia de numero exemplo

 

local exemplo = "Hail Xtibia"

if string.find(exemplo,"Xtibia") then

print("Verdadeiro")

else

print("Falso")

end

retornaria verdadeiro porque a "Xtibia" na fraze

string.explode(param,",") essa ai e usada para quando você quer usar mais de 1 param sendo assim você declara ela dentro de uma variavel e as falas do playes devem ser separadas pelo simbolo colocado dentro dos ()

string.len(s)

conta quantas letras á dentro doque está em () exemplo string.len("Olá xD") retornaria 6 Obs: espaços tambem contam como letras como underline _

string.lower(S) transforma letras maiusculas em minuscular boas para checkar nome de coisas exemplo string.lower("SOUFODA") retornaria soufoda

string.upper(s) ao contrario do string.lower ela transforma letras minusculas em maiusculas

string.rep(s, n) repete oque estra dentro de () exemplo string.rep("Oi",5) retornaria OiOiOiOiOi

string.reverse(s) ela retorna oque está dentro de () de trás pra frente exemplo string.reverse("Skyforever") retornaria reverofykS

string.sub(s,i,j) digamos que ela corta as letras exemplo string.sub("foda-se",-0,-4) retornaria foda

 

Esses são os strings mais usados

 

~~~~~~> Math's <~~~~~~

math.random(1,100) retornaria um valor randomico entre 1 e 100

math.ceil(3.5) retorna o maior inteiro de 3.5 então retornaria 4

math.floor(3.5) ao contrario do math.floor ele retorna o menor inteiro então retornaria 3

math.max(1,100) retorna o valor maximo de 1 a 100 então seja 100 acho ele inutil

math.min(1,100) retorna o valor minimo de 1 a 100 então 1 acho ele inutil tbm

math.pi retorna o valor do numero pi

math.abs(y)

o math.abs reenvia o valor absoluto (valor positivo) de y. Isto é, este método elemina o símbolo negativo de um número.

print(math.abs(-5))

--> retorna 5

Editado por Zmovir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que deveria mudar o nome do tópico, um tutorial explicaria como usa-las

em um script, acho que isso seria uma 'lista'

 

Aprovo, bom conteúdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tutorial meu camarada, gostei do jeito que você explica o que fazem essas strings, parabéns... e como o Vilden falou se der faça um tutorial encinando como usa-los! REP+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...