Ir para conteúdo

[ Reprovado ]Dicas Para Quem Está Começando A Mappear


HisashiitYamaguti

Posts Recomendados

Ola Xtibianos

Gostaria de começar falando que o meu nome é Hisashi e eu sou mapper há muito tempo.

Não digo que a experiência que faz o mapper,

mas sim seus mapas próprios.

 

Neste tópico irei lhes trazer dicas de como ser um mapper de sucesso, dicas das quais

a maioria dos mappers estão cansados de saber, já outros não!!!

 

Primeiramente, para você começar a mappear precisa escolher uma versão tibia, já que você começará de baixo até em cima, não fique achando que pode pular algumas etapas, nem digo que se chame pular, pular é quando você tem a capacidade de passar, as pessoas que passam de etapas, se arrependem e depois fica postando tópicos de bug no mapa, obviamente, a maioria foi por causa do baiak ou do tibia 8.7

 

A primeira coisa que você deve saber, é que o tibia 8.7 não é recomendado para o uso, o remeres map editor não foi feito para suportar essa versão, mesmo ela funcionando, os bugs no mapa, ocorrem com frequência em 8.7, por isso é difícil de você encontrar um mapa no ot server 8.7, recomendo o tibia 7.0 ou o 8.5 ou 8.6, pois são versões fáceis de serem mappeadas, a menos que você pegue um baiak 8.6, existem alguns baiaks 8.6, que quando você edita o tile da house que está bugado, o mapa buga e a maioria das vezes, você nunca o abre, no baiak 8.7, é a mesma coisa, só que mais frequente, então não recomendo mappear baiaks. Também depende se você quer ser um mapper profissional (trabalhar para o global) ou um mapper intermediário (trabalhar pra ot servers de pequeno porte) ou um mapper iniciante (aprender o básico, para fazer mapas e postar no xtibia).

 

Quando você começa a mappear, obviamente você não vai chegar achando que vai conseguir fazer um mapa próprio bonito de primeira não é mesmo? Se você acha isso, para de ler esse tópico agora!!!

Você precisa saber que o mapa que serve de grande exemplo e que a maioria dos mappers usam de exemplo é o Global.

Ele tem toques simples, normalmente, com muitas plantas (vegetação), mas é ai que você vai ver como os mappers profissionais se aperfeiçoaram...

 

Dicas para mappers que querem ser profissionais quando crescer:

Comece do mais baixo até o maior, veja um mapa 7.0 global depois vá subindo, você vai ver as mudanças que aconteceram do mais baixo até o mais alto, assim você tem conhecimento em apenas 6 meses ou 3 meses que um mapper profissional tem em muito mais tempo, isso se deve-se, pois os mappers antigos até hoje, viveram nesses ot servers 7.0, eu até hoje me lembro, obviamente sou da época do tibia global 8.0 não do 7.0, mas eu vivenciei o ot server 7.0, quase desde o seu lançamento, pois o ot server demorou pra ser criado. Se você não é da época dos mappers do tibia 7.0, não é necessário, desde que você saiba o que tinha acontecido, das mudanças drásticas no tibia, tem pessoas ai, que nunca abriram o 8.0, o 7.0 nem se fala, alguns mappers novatos ai, ficariam impressionados com as mudanças do 8.5 e 8.6, com as mudanças do 7.0.

 

Obs: essas dicas não servem só pra mappers, mas também pra scripters, pois se um deles jogarem um ot server 7.0 e ver os scripts, vai surtar, não vai nem saber mexer nos scripts, xD.

E ai script de 8.5, encara o desafio do 7.0?

xD.

 

Créditos a mim por ter feito este tópico.

Os que jogaram o 7.0 não precisam dizer a mentira,

essa foi a melhor época que já existiu, mas o tibia evoluiu, e o ot server também, com essa evolução,

o certo seria nascer melhores mappers e scripters,

mas parece que ocorreu um erro, os scripters novos são bem piores que os antigos e os mappers, vish, nem se fala.

 

Podem dizer que estou falando besteira (os noobs), mas se você tivesse jogado um ot server 7.0,

falaria que estavá jogando o tibia 70.0 e não o 7.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

estou com uma duvida!

Eu baixei um Mapa Bryaan 8.6 e qeria mappear com Remeres 8.7. e não tá.

 

Tem como isso?

 

Eu tbm queria saber, assim. eu baixei um mapa 8.7 e edite com o Rme 8.7. e agora eu quero passar para 8.6. tem como??

 

Dou +REP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, obviamente tem como, mas você precisa importar ele no remeres, o único problema é que tem alguns itens do 8.7 que não tem no 8.6, ou seja, vai ter alguns itens estranhos que vao ficar se você extrair o 8.7 no 8.6, então não é recomendado.

Já importar o mapa 8.6 no 8.7, obviamente tem como, mas não é recomendado o uso de novatos editando o 8.7, pois ele é bugado e tem bugs que fazem você nunca mais conseguir abrir o mapa.

Caso queira resolver isso apesar do que eu falei, abra o remeres, clique em file, import, import map... E selecione o map otbm que você quer importar, caso tenha problemas, me adicione no skype ou msn:

hisashiit@hotmail.com

hisashi-it

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, houve uma mudança em relação os sprites da versão 8.7, porém, não é só os sprits que fazem o ot server.

Pega um ot server 8.7 baiak versos um ot server 7.0, qualquer um, não tem importância de qual seja, os scripts do 7.0 são muito evoluídos eu até que sei editar um pouco, mas é difícil, não é algo fácil.

 

Já o 8.6 eu tenho uma enorme facilidade e o 8.7 quase o mesmo tanto pelo 8.6, eu por exemplo, prefiro 8.6 pois é uma versão conhecida e fácil de editar, mappear e todos entrariam nela, já a versão do tibia 7.0, é raro encontrar gente jogando o 8.0, imagina o 7.0, a versão 7.0 é difícil de fazer scripts, porém não impossível, é só não ser preguiçoso, porém, tem que praticar muito, por isso recomendo tutoriais, a maioria dos tutoriais de ot server 7.0 não são do xtibia, acho que é do Tibia King, mas mesmo assim tem pouquíssimos, são raros e excassos, que nem proteção para ot server e programação para desenvolver servidores ot servers (outros tutoriais, tipo cliente próprio).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o mapper souber usufruir corretamente das versões mais novas não vejo algum problema, mas como você disse versão 8.6 é mais fácil.

Editado por Mythusz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim a 8.6, por mim é a mais fácil.

Mas de 8.7 pra cima, tem bugs, eu já buguei 16 mapas na versão 8.7 pra cima, consegui desbugar 12, o resto não deu e tinha que usar o do backup.

Enfim, do 8.7 em diante, vem com bugs que fazem o mapa nunca mais abrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não costumo fazer mapas para poketibia, pois eu acredito que eles nunca iram evoluir as sprites, e mesmo se evoluirem, será muito difícil e spriters é o que falta.

Mas eu posso tentar te ajudar, mas como eu disse antes, mexer com poketibia é quase mexer com o 8.7

Vou tentar te ajudar, por isso me passa seu msn e skype por via pm ou por aqui mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Eu fiz um otserver 8.6 abri todas as portas tanto no firewall e no moden, meu ot fica online, porem demora mt para carregar para entrar, as vezes da até que ta off, alguma dica do que seja? demora mt para carregar e entrar em jogo, aqui em casa já é mais rapidinho, minha internet de é de 15 mega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...