Ir para conteúdo

[Nivél:básico] Fazendo Quest


SkyDangerous

Posts Recomendados

Muitos irão dizer esse tutorial já existe , porém não tão explicado quanto o meu e o meu é sempre melhor :worriedsmiley:

Algumas pessoas estavam com dificuldade em fazer as quests , então vamos ao tutorial.

 

 

Vá na pasta actions do seu servidor e abra a pasta scripts.

Crie um arquivo chamado quest.lua.

function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)

  	if item.uid == XXXX then
  		queststatus = getPlayerStorageValue(cid,XXX)
  		if queststatus == -1 then
  			doPlayerSendTextMessage(cid,22,"MENSAGEM QUE ENVIARA PARA O PLAYER.")
  			doPlayerAddItem(cid,ID DO ITEM QUE VAI RECEBER,QUANTIDADE)
  			setPlayerStorageValue(cid,XXX,1)
  		else
  			doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Mensagem caso o player ja tenha feito.")
      	end
else
	return 0
  	end

  	return 1
end	

 

Como configurar?:

 

Essa linha seria o id da action , lugar de XXXX coloque qualquer número que não tenha nemhum igual

if item.uid == XXXX then

 

Essa linha seria verifica a storage do player , no lugar de XXXX um número , mas tome cuidado para não colocar repetido.

queststatus = getPlayerStorageValue(cid,XXXX)

 

Essa linha será a mensagem que o player receberá quando ele fazer a missão , so trocar a frase no lugar que está escrito.

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"MENSAGEM QUE ENVIARA PARA O PLAYER.")

 

Essa linha ele vai atribuir um novo storage ,coloca o mesmo numero que você pois antes no getplayerStorageValue

setPlayerStorageValue(cid,XXXx,1)

 

Essa linha irá adicionar o item ao player , caso queira adicionar mais de um item , só adicionar uma linha a mais , e edite do seu jeito.

doPlayerAddItem(cid,ID DO ITEM QUE VAI RECEBER,QUANTIDADE)

 

Essa linha seria a mensagem que retornará para o player caso ele ja tenha feito a missão , mude para qualquer frase.

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Mensagem caso o player ja tenha feito.")

 

2- Agora vá em action.xml e adicione essa tag

 

Essa linha pode adicionar qualquer linha , no lugar de XXX você bota o numero que colocou nessa linha "if item.uid == XXXX then".

No lugar de quest , seria o nome do arquivo que você criou.

<action uniqueid="XXX" script="quest.lua" />

 

3- Abra o RME , faz um bau clique no botão direito nele e vai em "Properties" e adiciona o numero que colocou nessa linha "if item.uid == XXXX then"

 

25793405.png

 

4 - Testando :)

 

12783753.png

 

 

Eu tentei explicar detalhado , mas alguma coisa posso ter passado e se tiverem dúvidas podem perguntar

Editado por SkyDangerous
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, mais como você disse, já deve conter milhares desse, mais creio que nenhum recente ou tão bem explicado!

 

Por mim, APROVADO!

Editado por TonyHanks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito bom e bem explicado!! Mas como o AdminNecrox disse, acho que seria legal vc criar outro ou até mesmo editar esse ensinando fazer a quest com mais baus e outras coisas. Mas o tutorial ficou legal! Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...

ótimo tutorial,me ajudou muito!! ganhou meu rep+ warn.gifbutton_ok.png

 

Cuidado ao reviver topicos inativos, leia as regras!

 

nao deu akie D:

 

vc nao fez correto entao!

 

e lembrando q vc nao precisa poe no map editor os dois tipos "action" e "unique id" apenas o q esta na sua tag, como no exemplo dado pelo Sky é Unique Id, intenda o pq abaixo:

 

<action uniqueid="XXX" script="quest.lua" />

 

"<action " é o incio de onde esta sendo adicionado a tagm, no caso actions.xml e " uniqueid="XXX" " é onde mostra o ue deve ser coloca e onde, no caso dos " XXX " é onde seriam os numros de unique id!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...

Sei que passou 30 dias, mas sera considerado flood comentario sem sentido.

Porém tenho uma duvida, se eu modificar por exemplo o uid de uma estatua tera o msm efeito certo ? o player ira clicar e ganhr o item ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...