-
Quem Está Navegando 0 membros estão online
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
-
Conteúdo Similar
-
- 0 respostas
- 65 visualizações
-
- 0 respostas
- 143 visualizações
-
- 0 respostas
- 320 visualizações
-
- 2 respostas
- 489 visualizações
-
- 0 respostas
- 51 visualizações
-
Pergunta
Lordfire 309
Uma placa de vídeo cria imagens tridimensionais e bidimensionais de acordo com as instruções de um jogo ou programa. Essas imagens tridimensionais são uma sequência de luzes, texturas, polígonos, e outros tipos de efeitos gráficos. Por exemplo, para representar um cenário de tiroteio, a placa de vídeo precisa criar polígonos - na sua grande maioria, triângulos - para representar os objetos (árvores, casas, armas, balas) e os personagens (policiais, bandidos, reféns), então ela cria luzes para ambientar o cenário (lanternas, lâmpadas), usa texturas para "pintar" este cenário (parede de tijolos, roupa camuflada, calçada de pedras) e adiciona efeitos visuais para aumentar o realismo (fumaça, pó, pegadas).
Aí temos dois modelos de placas de vídeo: as integradas e as dedicadas. Placas de vídeo integradas são aquelas que costumam vir com computadores montados, por exemplo, computadores Positivo, HP, Microboard, entre outras. Essas placas de vídeo são realmente muito simples, já que usam parte da memória RAM para armazenar texturas e usam o processador para calcular polígonos. Como resultado, temos uma imagem lenta ou de baixa qualidade. Somando ao fato de que, por ser uma solução barata e mais um "quebra galho" para computadores simples, elas costumam não ter um desempenho mais do que insignificante para jogos. Uma placa de vídeo dedicada tem sua própria memória e seu próprio processador para criar apenas imagens, portanto aqui poupamos memória e processador principais.
<b>Tecnologias
As placas de vídeo dedicadas dispõem de muitas tecnologias para melhorar a jogabilidade. Podemos citar o PhysX da NVIDIA, que adiciona detalhes realistas como folhas no chão, bandeiras tremulando, rasgos em plástico, etc. e a tecnologia Eyefinity da AMD que permite usar até 6 monitores por placa dando uma visão completa do jogo, e com resoluções altíssimas. Outras tecnologias são o 3DVision (da NVIDIA), que permite jogar usando óculos 3D, e as tecnologias SLI (NVIDIA) e CrossFireX (AMD), para usar mais de uma placa de vídeo simultaneamente. Excluindo as duas últimas, isso tem um impacto na performance, já que essas tecnologias usam do processamento da placa de vídeo para criar cenas mais realistas. Em placas topo de linha, como a GTX480 ou a HD6870, essas diferenças são menos sentidas, por serem placas desenvolvidas especialmente para imagens perfeitas com o máximo possível de qualidade gráfica e jogabilidade "lisa", sem travamentos.
O SLI e o CrossFireX são tecnologias de múltiplo processamento, e fazem vários tipos de divisões de trabalho entre as placas. São eles: SFR ou Scissors, que divide uma imagem pela metade e cada placa processa uma das metades; AFR, que enquanto uma placa está produzindo a imagem atual, a outra está produzindo a próxima; e Chessboard (somente AMD), que divide a imagem em quadrados de 32x32 pixels e cada placa se encarrega de uma parte deles (isso para mais de duas placas). Ambas as tecnologias permitem até quatro placas de vídeo, mas é necessário uma placa mãe com suporte a essas tecnologias. Para o SLI, são necessárias placas iguais (mesmo de marcas diferentes), mas para o CrossFireX podem ser usadas placas diferentes, embora o desempenho da mais rápida seja limitado ao da mais lenta.
Assista em HD se possível:
iyP6dN8lp8k
Neste exemplo, um vídeo do jogo Mirror's Edge. Pense em quantos polígonos, texturas e efeitos constam nesses 2 minutos e meio de vídeo. São canos, paredes, caixas, armas, outros personagens. Neste caso, o jogo usa a tecnologia PhysX, então a placa também processa as bandeiras laranjas e os furos nas proteções de plástico.
FPS e Vsync
A sigla FPS significa frames per second, ou quadros por segundo. Um quadro é uma imagem, ou seja, FPS representa a quantidade de imagens que o monitor exibe por segundo. A maioria dos monitores atualmente possui essa taxa limitada em 60 Hz, alguns também em 75 Hz, temos alguns monitores para jogos que chegam a 100 Hz e monitores 3D que passam de 120 Hz até os 200 Hz. Para comparar, o olho humano enxerga normalmente 25 Hz, ou 25 atualizações por segundo. O problema é que, quando um jogo mais leve está sendo processado em uma placa boa, a taxa de quadros que a placa cria pode passar do limite do monitor, e quadros são descartados, mas às vezes o monitor pode receber um quadro novo antes de terminar de exibir o atual, e exibir metade de cada um, produzindo um efeito chamado de tearing.
É aí que entra o Vsync. Vertical Synchronization é um sistema que limita a produção de quadros de acordo com o limite de exibição do monitor. Se seu monitor pode exibir até 75 FPS, o Vsync faz com que a placa de vídeo tente criar os quadros nessa velocidade, sincronizando a recepção de quadros com a atualização do monitor.
Programas necessários para placas de vídeo dedicadas:
Driver atualizado - um driver é um "programa" que explica ao sistema operacional como usar a placa de vídeo. Sem um driver, o sistema vai tratar a placa de vídeo de forma genérica, e vai perder muito desempenho.
DirectX - "o DirectX é uma interface de programação desenvolvida pela Microsoft exclusivamente para jogos. Sua função é facilitar a comunicação do jogo com o hardware do micro: ao invés do jogo ter que conhecer todos os dispositivos do mercado -- como placas de vídeo 3D e placas de som -, ele passa a usar comandos do DirectX. O DirectX, por sua vez, faz a conversão dos comandos enviados pelo jogo para acessar o hardware específico, melhorando o desempenho e facilitando a programação do jogo, que passa a ser mais simples." (fonte
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Travamentos, erros, artefatos:
- Verifique se o driver está atualizado;
- Verifique se o driver/DirectX é versão beta (versões beta costumam ter problemas);
- Verifique se o driver da placa mãe está instalado;
- Verifique a integridade da memória RAM;
- Verifique se a fonte tem potência adequada e de sobra para o computador, principalmente em caso de overclock;
- Em caso de overclock, verifique as voltagens (voltagens baixas ou clocks muito altos podem ter problemas);
- Verifique se o jogo está atualizado corretamente;
- Verifique se a placa é compatível com o jogo.
Performance baixa:
- Verifique se o driver está atualizado;
- Verifique se algum programa em segundo plano está interferindo (anti-vírus, firewall, Folding@Home);
- Verifique se as configurações gráficas estão no nível de sua placa (placas antigas não suportam jogos novos em gráficos máximos);
- Verifique se o jogo está atualizado corretamente;
Para atualizar os drivers, basta desinstalar os antigos e instalar os novos. Em caso de troca de fabricante (AMD -> NVIDIA, NVIDIA -> AMD) ou mudança de um driver muito antigo para um novo, siga os passos à seguir:
ATUALIZANDO DRIVER
1) Desinstale o driver pelo Adicionar/Remover Programas normalmente;
2) Reinicie o computador e entre em modo de segurança apertando F8. AVISO: NO MODO NORMAL O COMPUTADOR REINSTALA OS DRIVERS AUTOMATICAMENTE;
* Desligue todos os programas de segurança do seu computador. Anti-vírus, anti-spyware, firewall, todos esses interferem no programa.
3) Use um programa limpador de drivers para remover arquivos de sobra (7/Vista: execute como Administrador);
*Clique aqui para baixar o Driver Sweeper 2.6.0;
4) Instale normalmente o driver atualizado. No Windows 7, espere ele instalar um "Controlador compatível com VGA", se necessário.
Editado por LordfireLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
0 respostass a esta questão
Posts Recomendados