Ir para conteúdo

[Dsg Blog] O que clientes esperam que web designers saibam


Jvchequer

Posts Recomendados

Enquanto os web standards continuam a crescer, novas técnicas e tecnologias aparecem, fazendo com que a expectativa dos clientes que contratam designers aumente. Seja efeitos em degradê bem-bolados, atenção ao detalhe ou ilustrações incríveis, sempre há uma expectativa por parte do cliente em relação ao o que ele espera do design. Abaixo, oito coisas que clientes esperam que web designers já saibam fazer.

 

 

clients.jpg

 

 

Programação em PHP

Muitos clientes procuram por designers que podem fazer design e desenvolver em PHP para eliminar a necessidade de contratar mais de uma pessoa para fazer o trabalho. Vamos analisar por que e como é importante.

 

A clientela vem de vários nichos diferentes, desde micro a grandes empresas, mas todas tem algo em comum em relação as suas necessidades. Muitos dos sites de hoje possuem formulários de contato, galerias de imagens ou até mesmo um display de produtos.

 

Mesmo que seja possível encontrar formulários e galerias gratuitamente online, conhecimento básico de PHP é algo necessário para modificar ou personalizar os scripts para suprir a necessidade dos clientes. Muitas vezes eles querem poder administrar o formulário de contato, controlar quais de seus produtos são mostrados ou escolher quais imagens ficarão visíveis através de um painel centralizado. Sem um conhecimento em PHP, é algo difícil de se fazer.

 

 

Onde aprender?

Eu aprendi PHP na marra, fuçando em script disponíveis para download. Naquela época, a documentação ainda era difícil de encontrar. Hoje em dia, existem milhares de sites que ensinam a linguagem. No entanto, como qualquer coisa na web, o ideal é ter um domínio bom do inglês. Um site que ensina bem é o Tizag – que além de PHP, ensina outras linguagens de programação. Para quem tem dificuldades no inglês, o wiki português Aprenda PHP é uma boa escolha.

 

 

Ilustração

Muitos designers podem criar gradientes e patterns incríveis, porém não conseguem criar uma ilustração básica para dar um toque pessoal a um projeto. Muitos dos clientes de hoje assumem que a ilustração faz parte do conhecimento básico de um designer, coisa que pode dar um ar diferenciado ao seu site. Com uma infinidade de tutoriais gratuitos e de qualidade sobre como fazer ilustrações básicas e avançadas, não há motivo pelo qual você não deve aprender.

 

desenhe.jpg

 

 

Onde aprender?

Você acha vários tutoriais no Google, mas o melhor jeito mesmo é pegar um papel e lápis e começar a rabiscar idéias. Desenhe o que tem na sua mesa, depois desenhe coisas da natureza. Apenas a prática vai levar você para a perfeição.

 

 

Criatividade

Embora não há nada de errado em navegar a internet procurando por designs inspiradores, clientes querem que seus projetos fiquem diferentes do restante, com idéias originais para aumentar a originalidade de seu site. Na verdade, com tantos designs pré-feitos lá fora, convencer seu cliente que ele fez a escolha certa ao te contratar tem sido cada vez mais difícil; portanto, você precisa demonstrar sua criatividade. Ao se adaptar a um ambiente criativo ou aprender a pensar de forma criativa, você fica um passo a frente do seu cliente e pode impressioná-lo toda vez.

 

 

Onde aprender?

Aqui no Design Blog tenho dois artigos sobre criatividade: “Verdades sobre a criatividade” e “5 maneiras de quebrar bloqueios criativos“. Existem vários outros artigos na web, basta procurar.

 

 

Design de logos

O design de logo cabe na categoria de ilustração e criatividade, já que um logo é um ícone único a cada cliente. Embora não seja certo um cliente achar que o redesign inclue um logo novo, eles podem achar que isto está incluso no pacote. Se estiver, ótimo. Se não estiver, ofereça como adicional. Logos são elementos visuais que são mais bombardeados nas mentes das pessoas hoje em dia. E é uma ótima forma de expandir o seu próprio banco de dados de potenciais clientes.

 

logos.jpg

 

 

Onde aprender?

Novamente, o Design Blog tem vários artigos sobre design de logos. O Webdesigner Depot tem um ótimo artigo sobre isto também. No entanto, vale ressaltar que criar um logo não é apenas abrir o Photoshop ou Illustrator e sair criando algo na louca! Se você não sabe nada sobre teoria do design, você estará fazendo errado.

 

 

PSD limpo, código limpo

Muitos clientes querem ter a segurança de que, se no futuro eles precisarem contratar alguém para modificar o trabalho que você começou, o novo profissional consiga entender o que você fez e como fez. Com isto dito, está no seu melhor interesse organizar seus arquivos PSD por grupos e camadas, além da utilização de labels. Código limpo e comentado também é algo importante, pois além de facilitar um desenvolvedor no futuro, pode te ajudar a se encontrar e quem sabe até facilitar para o cliente mais aventureiro que quer trocar algo mínimo.

 

 

Onde aprender?

Não tem muito segredo. Para mudar o nome de uma camada no Photoshop, basta clicar duas vezes sobre o nome da camada. Para agrupar várias camadas em uma “pastinha”, basta selecioná-las e apertar CTRL+G (ou CMD+G no Mac). Para deixar comentários em seu código HTML, use a tag <!– para abrir e –> para fechar.

 

 

CSS 3

A demanda por CSS 3 tem aumentado com a “alfabetização digital” dos clientes. Embora o Internet Explorer e outros navegadores similares ainda não suportem o CSS 3, focar seu design no navegador que o cliente usa é o que você precisa fazer até certo ponto. Se o cliente usa Chrome ou Firefox, você pode agilizar o processo de criação de bordas arredondadas e sombras usando o CSS 3, e em navegadores como o IE, o design não fica comprometido, apenas um pouco limitado. O uso de CSS 3 também dá espaço ao seu cliente para que ele possa mudar coisas sem se preocupar em ter que recriar a borda arredondada.

 

css.jpg

 

 

Onde aprender?

Antes de aprender CSS 3, você precisa aprender CSS. O melhor lugar para isto é no site do Maujor. Depois que você tiver domínio disto, o site CSS 3 Info fala apenas sobre CSS 3.

 

 

Javascript e Frameworks de Javascript

Efeitos em Javascript estão se tornando notáveis na web, dando mais personalidade e vida a um site. Portanto, aprendendo a codar em Javascript está se tornando algo quase que obrigatório a designers, pois ele influencia no comportamento do seu design. Existem vários frameworks de Javascript web afora que facilitam na hora de criar efeitos complicados, fazendo com que você gaste poucos minutos nele – mesmo se você for novo à língua.

 

É interessante você testar vários frameworks diferentes e escolher o que melhor se adequa as suas necessidades (e a dos clientes também), expandindo seu conhecimento sobre ele. Geralmente um cliente não se importa com qual framework você vá usar, mas se importa com os efeitos que você gera.

 

 

Onde aprender?

O W3Schools trata muito bem de Javascript (JS para os íntimos), assim como o Tizag. Quanto a frameworks, o JQuery tem uma documentação bem completa (além de ser um dos mais populares frameworks e o meu predileto), no entanto existem vários outros no mercado. Como falei, basta ir testando e encontrar o que você prefere.

 

 

Desenvolvimento para aparelhos móveis

É inegável: mesmo no Brasil, o uso de aparelhos móveis está se tornando cada vez mais popular. Recentemente, a operadora móvel Tim passou a cobrar apenas R$ 0,50 ao dia para acesso a internet ilimitada…para aparelhos pré-pagos! Um avanço, considerando que até semana passada pagava-se por kilobyte baixado – em celulares pré-pagos, assistir um vídeo online de 3 minutos poderia acabar com R$ 15 de crédito rapidinho.

 

mobile.jpg

 

Isto sem contar na popularização dos smartphones e os celulares touchscreen e iPhone’s da vida. Entendendo como fazer design para aparelhos móveis está se tornando um diferencial forte no mercado, pois design móvel é muito diferente de web design tradicional. Vou revelar um segredo de mercado aqui: web designers que souberem como fazer interfaces para aparelhos móveis irão se destacar no mercado brasileiro.

 

 

Onde aprender?

O blog Small Surfaces trata apenas de interface para aparelhos móveis. Já o UX Booth fala muito sobre design de interfaces no geral, mas sempre relacionando com interfaces móveis também.

 

É sempre importante manter-se a par das novas tecnologias e demandas como designer, enquanto você expande seu conhecimento continuamente. Isto não aumenta apenas o seu conhecimento, mas também afeta seu portfólio de um modo positivo e abre o leque para o tipo de projetos e clientes que você pode aceitar.

 

 

Inspirado no artigo do Design Reviver

Ajude o Design Blog! Vote em nós no prêmio Top Blog 2010! Não custa nada e demora menos de dois minutos!

 

 

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=Y7wf6cAOMhc:FG3qofnNlvg:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>Y7wf6cAOMhc

 

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...