Ir para conteúdo

Verdades E Mentiras Sobre Otserv

fsg

Posts Recomendados

Verdades e Mentiras

Olá.

Vamos tirar aqui e agora as diversas dúvidas que muitos tem, acham uma coisa e nem sempre é o que eles acham. Verdades e mentiras sobre o projeto Open Tibia Server, sobre o jogo, sobre a licença de uso GPL, entre outras coisas.

1. OTServ é ilegal?

Resposta: NÃO! O projeto Open Tibia Server (abreviadamente chamado de OTServ) é totalmente legal e protegido por leis internacionais. Ao contrário do que muitos pensam e do que a empresa CIP (criadora do Tibia) fala.

2. Por que então a empresa CIP considera ilegal?

Resposta: Pois o único modo de jogar OTServ (no momento) é atravéz do cliente (tibia.exe) desenvolvido pela CIP. Usa-lo sim é ilegal, portanto são duas coisas diferentes. Criar um servidor e coloca-lo online não é ilegal, usar o cliente tibia.exe para jogar neste servidor é.

3. Serei processado ou podem ameçar meu servidor, se eu vir a criar um?

Resposta: NÃO! Sendo um projeto livre, você tem o livre direito de criar um servidor. Você não estará infringindo nenhuma lei ou licença, portanto estará livre de possíveis processos e/ou intervenções federais.

4. Posso vender premium accounts / vips no meu servidor?

Resposta: NÃO! Qualquer venda feita na internet, o eminente (ou seja você que está vendendo) deve ter registro em nome de alguma empresa com CNPJ válido para vendas na internet. O que pode ser feito é propagar que seu servidor não está vendendo e sim recebendo doações. O ato de receber doação SEM DAR NADA EM TROCA é legal, mas como seu servidor dará beneficios em troca, continuará sendo ilegal. Raramente você irá ter complicações quanto a isso, mas se por ventura houver denuncias pode complicar para o seu lado, para a hospedagem contratada por você e para o dono do domínio que você utiliza.

5. Posso pegar os códigos fontes originais (do projeto Open Tibia Server), modifica-los a meu gosto e divulgar apenas o executável (.exe) ?

Resposta: NÃO! A partir do momento que você faz uso do código fonte de um projeto licensiado pela GPL, você está concordando e será obrigado a usar a mesma licença, tendo assim que divulgar os códigos fontes junto do executável.

6. Um projeto de servidor de otserv pode ser vendido?

Resposta: SIM! Entretanto segundo a licença GPL, junto do produto, deve ter uma garantia de que o mesmo funciona perfeitamente. Lembrando que vender apenas o executável é totalmente ilegal, sujeito a intervenção federal e internacional.

7. Eu sou obrigado a usar a licença GPL?

Resposta: No caso de otservs, SIM! Se você não aceitar usa-la não terá direito de alterar qualquer simples letra do código fonte original.

8. É verdade que ao fazer qualquer coisa ilegal relacionada acima, posso ser processado?

Resposta: SIM, entretanto não é de imediado e muitas vezes passa batido. Há uma certa burocracia quanto a isso, mas entenda que você estará quebrando uma licença internacional. Você estará correndo o risco de além de ser processado, pagar altíssimas multas e ter problemas em relação a sua residência, provedora e rede de telefonia. Tudo que for relacionado com seu ato (um site onde você venderá apenas o executável por exemplo) será retido até segunda ordem.

Links Relacionados

OTServ - Introdução

Créditos

• Dragon Dark

Abraços.

Fonte:

Clique aqui

Editado por FezZinN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria bom se tivesse como provar o que está escrito.

Isto que está escrito, é apenas coisas que pessoas escrevem, e outras pessoas á repassam.

Mesmo se a cipsoft for contra a essa sociedade, não poderá fazer absolutamente nada.

Existe bilhões de otservers rodando pelo mundo há fora, então mesmo se houvesse processo, ninguém iria preso.. não existe cadeia para tantas pessoas. rs

2. Por que então a empresa CIP considera ilegal?

Resposta: Pois o único modo de jogar OTServ (no momento) é atravéz do cliente (tibia.exe) desenvolvido pela CIP. Usa-lo sim é ilegal, portanto são duas coisas diferentes. Criar um servidor e coloca-lo online não é ilegal, usar o cliente tibia.exe para jogar neste servidor é.

Não apenas em usar o cliente.

Qualquer servidor, além de usar o cliente, usa as sprites. (Árvores, Walls, etc.)

De toda forma, é RIP.

Não há como fugir, você terá que criar um jogo por si só, ou alterar todas as sprites do tibia (sem excessão).

Eu acho que essas informações não levam á um dono de otserver á mudar seus costumes.

Eles continuaram a vender Premium, itens, etc. mesmo sem ter uma empresa com CNPJ.

Editado por Tonynh
Link para o comentário

A Cip não tem como não deixar os servidores sem SHOP.

Oque sustenta os servidores praticamante hoje em dia é o SHOP Online!

Tem mais de 100000 servidores de Tibia pelo mundo a fora...

E o servidor de TibiaDBZ não é RIP!

Creio que não...

Abraços.

Editado por FezZinN
Link para o comentário

São boas informações, mas acho que ninguém se importa, eu pelo menos nunca ouvi falar de um processo sobre o assunto.

Quanto ao 2, existe o cliente YATC também, só não é tão bom como o da Cip.

Link para o comentário

• 4 months later...

As respostas foram mais influentes que o codigo *-*

Tópicos com mais de um mês sem respostas são considerados antigos, você reviveu este tópico, mais atenção da próxima vez, trancado.

Té.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...