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Fazendo A Superfície Do Seu Mapa


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Fazendo a Superfície do seu Mapa



 

Talvez mais de 70% de um mapa, fique na superfície. Ela é composta por cidades, locais para caça, montanhas, algumas construções e florestas... Mas e o resto?

 

Provavelmente todos já jogaram Tibia (*), e já perceberem que em uma viagem de Carlin para Thais, uma boa parte do mapa não tem nada! Ou melhor, não tem nada mais que alguma decoração, e é exatamente isso que vou ensinar a fazer:

A superfície do seu mapa, as partes teoricamente inúteis, mas que fazem muita diferença no seu mapa

 
Tutorial feito por Vufusuf e FezZinN e revisado por Lambix.

 

Parte #1: As Bordas.

 

O problema mais comum nesta primeira parte são as famosas bordas quadradas:

 

imagem1im5.png

 

Na foto acima temos um exemplo bem nítido de bordas quadradas, o que não é muito comum de se encontrar por aí, mas que AINDA existe, infelizmente.

 

imagem2xb4.png

 

Talvez você esteja pensando: "Mas estas bordas NÃO estão quadradas!"

Realmente... elas não estão quadradas, mas isso é o que eu chamo de borda "escadinha", aonde o mapper traça uma diagonal em uma direção e faz as bordas.

Não é uma borda ruim, mas hoje em dia, o que conta é a diferença, então você pode ser um pouco mais ousado...

 

imagem3uc6.png

 

Nesse caso temos uma borda bem irregular, nada geométrico. Assim seria uma borda IDEAL, mas uma dica: Não exagere demais! Bordas muito irregulares também são feias.

 

Parte #2: A Vegetação.

 

Outra parte muito importante de uma superfície, se não a mais importante: A vegetação.

Ao contrário do que muitos pensam uma paisagem natural não depende exclusivamente de árvores. Uma grande planície composta por arbustos, árvores, pedras e pedregulhos pode ser um grande diferencial. Na foto abaixo, coloquei algumas árvores espalhadas randomicamente pelo mapa, que é o que vemos em GRANDE parte dos mapas atualmente.

 

Sim, ainda costumam errar muito neste ponto... Na imagem acima vemos um exemplo TOTALMENTE errado de vegetação, até para uma floresta: Árvores em todos os pontos do mapa e com intervalos regulares (quase todas as árvores têm o mesmo espaçamento entre uma e outra). Isso é um erro extremamente comum.

 

O Certo seria basicamente isso:

 

imagem5bu3.png

 

Pouca quantidade de árvores (lembrem-se: não estamos fazendo uma floresta), separadas em intervalos irregulares e com quantidades diferentes de árvores em cada "grupo".

Queria deixar claro que essa distribuição de árvores não é regra, mas temos que pensar que nenhum jardineiro plantou essas árvores, logo uma distribuição irregular seria muito mais correta.

 

E obviamente, uma superfície não é composta apenas de árvores, também encontramos alguns arbustos e plantas baixas:

 

imagem6wg7.png

 

Lembrando, como no exemplo das árvores, nada de espaçamentos regulares entre os arbustos!

 

Mas não podemos esquecer também das rochas e pedras! São essenciais no seu mapa e dão um toque muito bonito. Como nossa superfície é imperfeita, adicionei outro tipo de solo, um rochoso (você também pode usar outros tipos de solo: como outras variações de grama e terra). Mas também não exagere!

 

imagem7uv7.png

 

Nossa superfície está quase pronta, ela já tem uma vegetação muito bem distribuída, pedras e solo diferenciado. Mas ainda existem algumas áreas "peladas", por isso adicionei outros tipos de plantas, flores e até um tronco:

 

imagem8ln5.png

 

Finalmente nós podemos finalizar nossa superfície, colocando os detalhes finais: Randomizar o solo e adicionar aqueles pequenos tufos de grama.

 

Obs.: Escolhi randomizar a superfície depois de acabar a vegetação, mas isso varia de pessoa pra pessoa.

 

imagem9oi8.png

 

Pronto! Sua superfície está pronta! E agora que você já aprendeu como fazer, poste aqui o resultado.

 

Se você ainda acha sua superfície monótona e quer colocar algo diferente, você pode adicionar uma montanha, uma floresta mais densa ou até uma casa abandonada.

 

E lembre-se: Partes inúteis no seu mapa são muito mais do que você imagina!

 

Espero que vocês tenham gostado,

 

Abraços.

 

Créditos:

 

FezZinN - Texto

Vusuf - Texto

Lambix - Imagens

Editado por FezZinN
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Cara, você fez uma estalagmite no mapa, Estalagmites são formações que crescem a partir do chão de uma gruta ou caverna que vão em direção ao teto, formadas pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto.(Wikipedia)

Muitos jogadores cometem este erro de colocar uma estalagmite em pleno terreno aberto.

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Se eu não me engano, já tem esse tutorial no xt. E creio que o tutorial não foi feito por você para por seus créditos como criado do texto.

É sempre bom dar uma pesquisada antes para ver se não tem o tutorial na comunidade.

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Bom eu também achava que tinha esse tutorial aqui no XTibia, porem eu procurei, procurei, e não achei, mas como eu sempre digo tutorial "bom" nunca é demais né... ;]

 

Parabéns pelo tutorial FezZinN ficou bem bacana, com certeza ajudará muita gente!

Tutorial aprovado e movido para a área correta! :button_ok:

 

Obrigado por trazer conteúdo ao XTibia.com!

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