Ir para conteúdo

Acessibilidade Para Daltonicos


gkaonicx72

Posts Recomendados

Olá Xtibianos,

Descobri hoje algo especial para Daltônicos no Photoshop.

Se estivermos desenvolvendo desenhos ou imagens para um site da web precisamos ter em mente que é necessário torná-lo o mais acessível a pessoas daltônicas. O Adobe Photoshop CS4 introduziu o soft proofing para daltonismo, uma grande ajuda para esta tarefa.

 

Os novos filtros de cores Soft proofing foram desenvolvidos para simular a visão de pessoas daltônicas e foi feito em conjunto com corporação japonesa Color Universal Design, foi desenvolvido levando em consideração diversos tipos de pessoas com problemas com cores, para permitir que informações sejam transmitidas com precisão ao maior numero possível de pessoas.

 

Adobe Photoshop CS4 tem dois filtros para simular a visão de daltônicos, as duas formas mais comuns:

  • Protanopia (Vermelho)
  • Deuteranopia (Verde)

daltonicos-ps4.jpg

 

Para determinar se o arquivo é CUD-compliant ou não, siga os seguintes passos:

 

1. Converta o documento para o modo de cor RGB, que possibilita a mais precisa Soft proofing mais precisos daltônicos.

 

2. Para visualizar simultaneamente o documento original e o com Soft proofing, vá em Window > Arrange > New Window (opcional).

 

3. Vá em View > Proof Setup > Color Blindness e, em seguida, escolher Protanopia-type ou Deuteranopia-type.

 

Para cumprir CUD, você tem que verificar o seu documento em ambos os profiles.

 

Se você é um fotografo / web designer, não esqueça de verificar as suas imagens estão acessíveis a usuários daltônicos. O Photoshop CS4 é uma das ferramentas que podem ajudá-lo a fazer isso, como o color blindness simulator Coblis um simulador de visão com problema. Você pode encontrar algumas outras ferramentas úteis na lista de 15 ferramentas para verificar se você é ou não daltônico.

 

Você pode ver mais informações sobre as opções de acessibilidade do Photoshop CS4 aqui, aqui e aqui. E sobre acessibilidade em geral para daltônicos nesse artigo do Revolução ETC

Até mais, espero que tenham gostado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...