Diogo 29 Postado Março 28, 2009 Share Postado Março 28, 2009 (editado) Lógica para Programação Aula 1Breve introdução e conceitos básicos Introdução Quando falamos em programação no Open Tibia, muitos já pensam logo em códigos prontos para baixar, modificar meia dúzia de palavras e usar. Alguns nem fazem por mal, simplesmente não têm tempo para aprender a fazer por si mesmos, acham inútil recriar a roda ou ainda nem saberiam como fazer. As aulas/tutoriais que ministrarei no XTibia de Lógica de Programação e Algoritmos para quem quer aprender a programar e não tem nem noção por onde começar. São aulas básicas, e no campo da Lógica de Programação iremos ver desde o que é uma preposição até chegar ao ponto de você será capaz de resolver qualquer problema lógico. Sobre a matéria Lógica para programação não tem nada a ver com programação no sentido de criar programas ou afins, e ao mesmo tempo tem tudo a ver. Aqui você não trabalha diretamente com programação, mas o que você aprende faz com que sua programação seja muito mais fácil. No decorrer do curso pode parecer que não, mas acredite, mesmo as coisas básicas e aparentemente bobas que aprenderemos aqui são muito úteis na hora de programar. Então sem mais delongas, vamos começar. Preposições Uma preposição é, a grosso modo, uma afirmação. Por exemplo: Marcos é legal. Quando usamos preposições para fazer uma representação lógica, temos que definir uma letrinha para ser essa preposição lá. Por exemplo: A: Marcos é legal.A ^ B Acima temos uma representação lógica de alguma coisa que ainda desconhecemos, mas já sabemos uma coisa: a letra A representa Marcos é legal. E é só isso que precisamos saber sobre preposições por enquanto. =] Símbolos lógicos Como vimos ali em cima, existe o simbolo lógico ^. Esse simbolo representa E no nosso português, AND no inglês, && em algumas linguagem de programação e assim por diante. Por exemplo: A ^ Bquer dizer que Marcos é legal E alguma outra preposição. Então se eu pedir: Represente logicamente a frase "Marcos é legal e Marcos é gordo".Teríamos: A: Marcos é legal B: Marcos é gordo A ^ B Fácil, não? Vamos adicionar agora alguns símbolos a mais: v representa OU~ representa NÃO Ou seja: Marcos não é legalA: Marcos é legal ~A Marcos é gordo ou Marcos é feliz A: Marcos é gordo B: Marcos é feliz A v B Acho que já pegaram o espírito da coisa, certo? E como um bônus, viram que estamos usando "Marcos é" duas vezes? Como estamos escrevendo em português, podemos utilizar as regras da língua vigente, ou seja, suprimir esse "Marcos é": Marcos é gordo ou felizA: Marcos é gordo B: Marcos é feliz A v B Vejam que como gordo e feliz se referem a Marcos, eu tenho que colocar o "Marcos é" em ambas as preposições. Fazer:A: Marcos é gordo B: feliz Está ERRADO, ainda que o resultado final nesse caso seria o mesmo que fazendo certo, A v B. Por que? Como eu disse, uma preposição é uma afirmação. Tem lógica uma afirmação: Feliz. Acho que não, né!? E se não tem lógica, não podemos usar na matéria de lógica! Exercícios Então para finalizar essa aula inicial, façam e mandem por PM ou postem usando a ferramenta de Spoiler: Represente logicamente: João é legal e Carla é feliz ou Paula é milhonária. Eu sou programador e professor. O peito do pé do padre Pedro é preto ou vermelho. João é legal e feio. Maria não sabe ler e nem escrever. Ana não toma banho ou toma banho. ---- Escreva em português: A: Sou legal B: Marcos é chato C: Maria é bonita A ^ B A ^ B v C A v B ^ ~C ~(A ^ B) v ~~C Os últimos de cada exercício são pegadinha/desafio, vamos ver quem acerta. Dúvidas, sugestões e críticas são muito bem vindas. =] E assim que postar a aula de algoritmo eu coloco o link aqui. Editado Março 28, 2009 por VaL Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/110210-aprendendo-l%C3%B3gica-para-programa%C3%A7%C3%A3o/ Compartilhar em outros sites More sharing options...
Merchant 0 Postado Março 28, 2009 Share Postado Março 28, 2009 Nossa Incrível Parabéns VAL, estou tentando engraçar neste ramo de programador e com isto vai ser o inicio do que eu quero. Com certeza irá facilitar muitos usuários da programação e aprendiz. Vamo que vamo.. Abraços Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/110210-aprendendo-l%C3%B3gica-para-programa%C3%A7%C3%A3o/#findComment-715600 Compartilhar em outros sites More sharing options...
0300 0 Postado Maio 2, 2009 Share Postado Maio 2, 2009 Resposta =] Sou legal e Marcos é chato Sou legal e Marcos é chato ou Maria é bonita Sou legal ou Marcos é chato e não Maria é bonita não Sou Legal e marcos é chato ou não não Maria é bonita Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/110210-aprendendo-l%C3%B3gica-para-programa%C3%A7%C3%A3o/#findComment-732771 Compartilhar em outros sites More sharing options...
selfarion 0 Postado Maio 4, 2009 Share Postado Maio 4, 2009 (editado) Olá Val !! Muito bom seu tutorial.. Acho que entendi mais ou menos ... Veja como fico as minhas respostas.. Exercício 1: A: João é legal B: Carla é feliz C: Paula é milhonaria A ^ B v C ------------------------------ A: eu sou programador B: eu sou professor A ^ B ------------------------------ A: O peito do pé do padre pedro é preto B: o peito do pé do padre pedro é vermelho A v B ------------------------------ A: joão é legal B: João é feio A ^ B ------------------------------ A: Maria não sabe ler B: Maria não sabe escrever A ^ B ------------------------------- A: Ana não toma banho B: Ana toma banho A v B ------------------------------- Exercício 2: Sou legal e Marcos é chato sou legal e marcos é chato ou Maria é bonita Sou legal ou Marcos é chato e Maria não é bonita. Não sou legal e marcos não é chato ou Maria não é bonita. Editado Maio 4, 2009 por selfarion Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/110210-aprendendo-l%C3%B3gica-para-programa%C3%A7%C3%A3o/#findComment-734273 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eu sou a lenda II 1 Postado Maio 4, 2009 Share Postado Maio 4, 2009 (editado) Represente logicamente: 1. João é legal e Carla é feliz ou Paula é milhonária. 2. Eu sou programador e professor. 3. O peito do pé do padre Pedro é preto ou vermelho. 4. João é legal e feio. 5. Maria não sabe ler e nem escrever. 6. Ana não toma banho ou toma banho. 1. João é legal e Carla é feliz ou Paula é milhonária. João é legal Carla é feliz {ou} Paula é milhonáriaA: João é legalB: Carla é felizC: ou Paula é milhonáriav: ou~: nãoR: A ^ B v C 2º Eu sou programador e professor.Eu sou programador e professor.A: eu sou programadorB: eu sou professorR: A ^ B3º O peito do pé do padre Pedro é preto ou vermelhoA: O peito do pé do padre Pedro é pretoC: O peito do pé do padre Pedro é vermelho {Dificil né}R: A v B4º João é legal e feio.João é legal e feioA: João é legalB: João é feioR: A ^ B5º Maria não sabe ler e nem escrever. Maria não sabe ler e nem escrever.A: Maria não sabe lerB: Maria não sabe escrever R: ~A ^ ~B6º Ana não toma banho ou toma banho.Ana não toma banho ou toma banhoA: Ana não toma banhoB: Ana toma banho R: A v B -------Corrige aí profº VaL.Organizei bem o post pra ajudar =)Nossa cara achei muito show nisto estarei fazendo os outros sempre que possível.ÓTIMO! = Fato.#Edit;Adicionado em Spoiler. Editado Maio 4, 2009 por Eu sou a lenda II Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/110210-aprendendo-l%C3%B3gica-para-programa%C3%A7%C3%A3o/#findComment-734404 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mesuko 0 Postado Outubro 30, 2010 Share Postado Outubro 30, 2010 Mesmo sendo antigo ajuda muita gente Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/110210-aprendendo-l%C3%B3gica-para-programa%C3%A7%C3%A3o/#findComment-951022 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados