Ir para conteúdo

Conhecendo O Gimp


guilhermes26

Posts Recomendados

:arrow:

Introdução



O GIMP é o software para manipulação e criação de imagens mais popular do Linux. Na verdade, ele pode ser considerado o único aplicativo Open Source que pode ser comparado com softwares da mesma categoria a nível comercial, em se tratando de suas funções e requisitos para profissionais.

 

Ele é o software mais indicado para quem trabalha com Photoshop, no Windows, e deseja migrar para o Linux. Especialistas comparam a versão 1.2 do GIMP com a versão 3.0 do Photoshop. Mas cada um dos softwares possui suas vantagens e desvantagens em relação ao outro.

 

A história do GIMP segue o roteiro da maioria dos softwares Open Source. Dois estudandes da Universidade da Califórnia, Spencer Kimball e Peter Mattis, começaram um projeto para a faculdade e acabaram dando continuidade a ele após se formarem. E, é claro, o lançaram sob a licença GNU, na Internet. Sendo assim, programadores de todo o mundo - surpresos e interessados pela grande qualidade do software e de seu código-fonte - resolveram juntar-se ao projeto e começaram a enviar relatos de bugs, adicionar novos recursos e melhorar a performance. O GIMP se tornou um movimento, tanto que continua firme e forte até hoje, mesmo com os autores originais tendo deixado o projeto.

 

 

:arrow:

A Interface

 

Os usuários mais acostumados com o ambiente e os programas Windows terão um pouco de dificuldades em se acostumar com a interface do GIMP, já que esta não conta com o esquema padrão de uma janela principal, onde ficam todas as outras janelas do programa.



gimpnb5.jpg

 

No GIMP, existe uma pequena janela, onde ficam o menu e os principais botões necessários para as tarefas de manipulação de imagem. Além dela, existem a janela de desenho e as outras janelas, que podem ficar visíveis de acordo com o gosto do usuário. Algumas janelas importantes são as de camadas, opções de ferramentas, pincéis e degrades.

 

Janela principal do GIMP Outro detalhes muito importante é com relação ao menu, outra coisa meio diferente no GIMP. Você precisará colocar na cabeça que para acessar qualquer menu principal do GIMP, basta um clique do botão direito do mouse sobre a janela de desenho. O mesmo vale para acessar menus específicos de outras janelas. Com o tempo, é bom ir se familiarizando com as teclas de atalho, que agilizam em muito o trabalho.

 

Tome cuidado para não se perder em meio a seus trabalhos. Devido a natureza da interface do GIMP, sem uma "janela-mãe", você pode acabar fazendo confusão ao ter muitas imagens abertas.



gimp2zb7.jpg

 

:arrow:

Tutorial rápido, apenas para mostrar o basico do GIMP

 

Das várias janelas, com certeza a que você mais irá usar é a de Camadas, Canais e Caminhos (Ctrl+L). É importante no GIMP você ter uma certa noção sobre como trabalhar com camadas. Elas são muito úteis para edição de imagens e criação de efeitos, como sombra e borda nos textos, como veremos a seguir.

 

gimp3dw2.jpg

 

Primeiro precisamos criar uma nova imagem, tamanho 300x100, tipo RGB, fundo branco. Feito isso, crie uma nova camada transparente e nomeie-a de "logo". Insira agora o texto desejado, no caso deste exemplo, simplesmente "Logo", com fonte Verdana, tamanho 64 em tom qualquer de laranja.

 

Agora, com a camada "logo" marcada, aplique o comando Layers > Alpha to Selection, sempre lembrando que para acessar o menu basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem. O próximo passo é aplicar Selection > Grow, com 2 pixels. Crie uma nova camada, coloque-a abaixo da camada "logo" e nomeie-a de "borda". Preencha-a com preto.



gimp4ge3.jpg

Como toque final, vamos aplicar uma leve sombra. Duplique a camada "borda" (clique no ícone que são duas folhas na janela de camadas). Você terá a camada "borda" original e uma camada "border copy". Renomeie a camada "border copy" para "sombra" e mova-a para baixo. Agora aplique Filters > Blur > Gaussian Blur RLE, com valor 12.



gimp5jv1.jpg

 

Pronto! Viu como é fácil criar um logotipo para sua página? Salve agora seu arquivo no formato XCF, padrão do GIMP, o qual preserva as camadas, para uma futura edição. Depois, é só salvar como GIF, ou outro formato qualquer, e colocar na sua página.

 

:arrow:

Conclusão

 

O GIMP foi criado por usuários de Internet para usuários de Internet, logo suas funções são mais voltadas para a criação de gráficos para a Web. Se você quiser facilitar o trabalho, pode usar os famosos Script-Fus, que contém ações pré-definidas para a criação de logos, botões e outros gráficos. × único problema é que, como muita gente usa, sua página acaba ficando meio sem originalidade.

Vimos aqui o básico do GIMP.

 

 

 

Créditos:

Davi ferreira 90%

www.baixaki.com.br 7%

Guilherme Souza 3%

 

 

Todas as imagens levam para o download da ultima versão do GIMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja usei o GIMP uma vez, e é muito bom, bem fácil de usar, de editar fotos, etc, mas é claro que o Photoshop tem muitos mais recursos que o GIMP.

 

Continuo com meu Fireworks CS4, a escolha do Designer :smile_positivo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro amiguinho, ja te edito e te passo.

 

 

http://baixaki.ig.com.br/tecnologia/busca.asp?q=gimp

 

 

Ta aew amiguenho :)

Tem varios tutorias bem locos ai, quando fizer posta ai pra gente ver como fico.

Editado por Guilherme Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, ja me aconteceu varias vezes isso.

O GIMP, o que ele tem de bom, tem de traiçoeiro, mexa bastante com ele, clique em varios lugares para ir conhecendo ele aos poucos :)

Isso dai pode ser porque você selecionou a seleção continua, dai as vezes dependendo da opção, ele some alguma coisa. Ou pode ser outra coisa, mas quando aconteceu comigo, era isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá no bloquinho, tem uma especi de rede, é so clicar nela e ir selecionando a imagem, como se você um recorte, depois copia ela e começa a cria tua imagem :)

 

 

Na segunda imagem do Tópico mostra, é o 3º.

Editado por Guilherme Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...