Ir para conteúdo

Coletânea De Exercícios De Scripting

Eventide

Posts Recomendados

Dicas e exercícios de scripting

de uns tempos pra cá, sempre vejo pessoas comentando:

li vários tutoriais, mas não consigo fazer meu primeiro script..
não sei como começar em scripting! T.T
e após ver muitos reclamarem, decidi enfim ajudar, ou pelo menos tentar...

O primeiro passo é largar o uso do bloco de notas, isso facilitara seu entendimento dos ends, e evitara bugs com parâmetros e arrays(tabelas).

eu recomendo o uso do notepad++. [clique aqui e baixe]

Exercícios:

exercício do lol:

1° exercício

faça uma talkaction em que o player diz "lol" e o lol saia colorido, porem, do lado do "lol" colorido, sairá um numero entre parênteses, esse numero deve ser o numero de "lols" já falados desde que o server está ligado.

2° exercício

faça com que o lol acima só possa ser feito uma vez.

3° exercício

faça o mesmo que o primeiro, porem com a cor do lol mudando a cada vez.

4° exercício

faça quase o mesmo que o segundo, porem especificando que cada player só poderá usar o lol uma vez, e não uma vez de forma generalizada.

5° exercício (só tente depois que fizer todos os "lols")

faça com que quando o player diga lol, o lol saia com cores aleatórias, esse lol só poderá ser usado a cada dois segundos do lado dele aparecera uma contagem de quantas vezes tal player usou o lol.

exercícios abstratos:

pura lógica.

1° exercício

declare uma variável X, que será igual a 1, e uma y que será igual a 2, faça com que x se torne 2 e y se torne 1, e que depois, y se torne 0 e x se torne 3, e depois que y se torne 1 e x se torne 4, o numero máximo que a variável pode atingir é dez, caso ultrapasse ela volta na contagem, sucessivamente, e x nunca pode ser igual a y, caso for, um dos dois deve:

* ou voltar na contagem

* ou ser nulo até que o outro passe

* ou começar a pular de 2 em 2

2° execício

declara uma variável X que seja igual ao numero de itens contidos em uma tabela arr1, faça uma variável Y que insira na tabela um texto que será aleatório por meio de outra tabela, chamada arr2, e depois de alguma forma, pegue o ID do item da tabela arr2, porem, pegue pelo texto, e não pela ID.

obs:

não é bem um tutorial, mas não achei outro lugar pra por.

Editado por Eventide
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ser sincero, meu maior problema com o .lua é a falta de familiaridade com as funções já existentes, e como o executável entende algumas linhas.

Tenho interesse em aprender, mas tenho muita dificuldade =|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...