esse npc consiste em o cara fala hi e ser curado tem outras forma de se fazer ....mas decide usar uma spell nova para fazelo. 
  
------Npc Heal By Maca_vi------ 
  
entre na pasta data/spell do seu ot serv e copie qualquer arquivo la dentro com a extensao .lua apague tudo que esta dentro e cole isto \/ 
local combat = createCombatObject() 
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_HEALING) 
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_EFFECT, CONST_ME_MAGIC_BLUE) 
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_AGGRESSIVE, 0) 
setCombatFormula(combat, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, 1.0, -10, 1.1, 0) 
  
function onCastSpell(cid, var) 
return doCombat(cid, combat, var)end 
salve com o nome de cure.lua ok segue abaixo \/ 
 
va em spells .xml e adicione isto 
<!-- instant spells --> 
<instant name="Npc Heal" words="heal" selftarget="1" aggressive="0" lvl="2" maglv="1" mana="10" soul="0" exhaustion="1" prem="0" enabled="1" script="cure.lua"><vocation id="2"/><vocation id="1"/><vocation id="3"/><vocation id="4"/><vocation id="6"/><vocation id="5"/><vocation id="8"/><vocation id="7"/></instant> 
 
ok continuando a parte da magia do npc esta pronta ! 
  
no mesmo diretorio da data va até pasta npc/em seguida copie qualquer arquivo la e dentro e cole isto 
  
<?xml version="1.0"?> 
<npc name="Heal Friend" script="data/npc/scripts/cure.lua" access="5"> 
<look type="57" head="79" body="79" legs="79" feet="79"/> 
</npc> 
salve com o nome de Heal Friend nao eskecendo de mater a extensao Heal Friend.xml 
 
  
agora em data/npc/scripts copie qualquer arquivo e cole isto dentro \/ 
  
--npc de cura by maca_vi-- 
  
local target = 0 
local focus = 0 
local talk_start = 0 
  
function onThingMove(creature, thing, oldpos, oldstackpos) 
  
end 
  
  
function onCreatureAppear(creature) 
  
end 
  
  
function onCreatureDisappear(cid, pos) 
  
end 
  
  
function onCreatureTurn(creature) 
  
end 
  
  
  
function onCreatureSay(cid, type, msg) 
msg = string.lower(msg) 
  
if ((string.find(msg, '(%a*)hi(%a*)')) and (focus == 0)) and getDistanceToCreature(cid) < 5 then 
selfSay('Bem Vindo! ' .. creatureGetName(cid) .. 'Oque Voce Deseja ?') 
focus = cid 
talk_start = os.clock() 
  
elseif (string.find(msg, '(%a*)bye(%a*)') and focus ~= 0) then 
selfSay('At e Mais ' .. creatureGetName(cid) .. '!') 
focus = 0 
talk_start = 0 
  
elseif (string.find(msg, '(%a*)cura(%a*)') and focus ~= 0) then 
selfSay('heal' .. creatureGetName(cid) .. ' Skva Skva Chi Chi') 
focus = cid 
talk_start = os.clock() 
  
else 
selfSay('desculpa amigo meus poderes se esgotaram..') 
end 
end 
end 
  
function onCreatureChangeOutfit(creature) 
  
end 
  
  
function onThink() 
if (os.clock() - talk_start) > 30 then 
if focus > 0 then 
selfSay('alguem mais ...') 
end 
focus = 0 
end 
if focus ~= 0 then 
if getDistanceToCreature(focus) > 5 then 
selfSay('Que o Deus Te Guie....') 
focus = 0 
end 
end 
end