Ir para conteúdo

[ChL Design] Entrevista: Alan23

Jvchequer

Posts Recomendados

Música maestro!

Pããããnããããninininãnnn, Fónfónfóóóónfinnnn Tum-tispá Tadáááááááá!

Uôi! É com muita satisfação que trago aqui no palco no Chocola Design o nosso entrevistado de hoje. Com vocêêêês:

Alan23!

[E a platéia vai ao delírio!]

ClapClapClapClapClapClapClapClapClap!

ChocolaDesign: Seja muito bem vindo, Alan23!

Alan23: Obrigado!

CD: Em que momento da sua vida você parou e disse: “Eu quero ser ilustrador?â€

A23: Desde pequeno eu gostava de desenhar. Mesmo que fosse um rabisco, era diferente das outras crianças. Minha mãe percebeu que eu tinha jeito para o desenho e começou a me incentivar e comprar gibis e revistas de colorir nas quais eu olhava e tentava desenhar. Ela não me deixava copiar, eu tinha que olhar e tentar redesenhar. Foi assim que comecei minha vida no desenho. E assim fui evoluindo, sempre tentando fazer coisas novas, pintava camisetas, etc… Até que comecei a gostar de tatuagem e isso foi uma mudança radical que me ajudou muito. Desde então sempre tento me aperfeiçoar.

-1.jpg-CD: Creio que a grande maioria das pessoas que trabalham nessa área tem suasreferências e artistas em quem se inspiram. Você tem essas referências? Quem são?A23: Bom, referências eu sempre tive. Quando via um desenho que fosse além do que conseguiafazer, esse ilustrador já era minha referência. Sempre admirei vários artistas como Alex Ross,Todd Macfarlane e muitos outros. Conhecendo o Flickr, tive contato com vários artistas que,assim como eu, estão começando e pude trocar idéias com eles. Todos são pessoas muitotalentosas e com um coração imenso, dispostos a ajudar você sem pedir nada em troca. Nãovou citar nomes para não ser injusto e esquecer alguém, pois todos são grandes artistas.-2.jpg-CD: Como você faz quando chega a hora de sentar e começar um novo projeto? Qual oprocesso criativo?A23: Na área que trabalho tudo depende de um briefing (sou ilustrador na área têxtil) que nos dáum direcionamento. Trabalhamos em parceria com as estilistas, onde o trabalho depende demuita pesquisa, definição de tema, criação de personagens, estudo de traços e efeitos deestamparia. Com isso tudo definido, começamos a criar as estampas.-161.jpg-CD: Todos os profissionais de criação enfrentam, uma hora ou outra, o temido bloqueiocriativo. Como você lida com ele?A23: É complicado, pois temos de criar desenhos diferentes todos os dias. Quando o bloqueiochega, tento fazer pesquisas contrárias ao que estou fazendo. Saindo do briefing, começo avisualizar toda a minha lista de referências de Ilustradores. Isso me ajuda a renovar as ideiase eliminar o bloqueio. Outra coisa que utilizo muito é meu Sketchbook, onde consigo libertar acriatividade e fugir desses bloqueios.-4.jpg-CD: No Choco La Design, recebemos muitas perguntas de pessoas que estão começandona área, sempre querendo saber onde procurar, onde fazer cursos e como seguirna carreira. Que dica você daria a elas?A23: Vou citar meu exemplo. Primeiro, sempre curti desenhar. Quando pensei em fazer algum curso,queria que fosse algo relacionado a desenho. Foi quando descobri o curso de design gráfico,que preenchia todos os requisitos para minha evolução profissional. Mas o que facilitou muitofoi já trabalhar na área, assim eu conciliava o conhecimento adquirido na faculdade com arealidade do meu dia-a-dia. E isso foi o que me ajudou a seguir e crescer no trabalho. Por fim,ser sempre criativo e se atualizar, pois o mercado de trabalho está atrás de pessoas que fazema diferença.-5.jpg-CD: Qual sua formação acadêmica e que cursos você tem no seu currículo?A23: Sou formado em Design Gráfico e fiz cursos de programas como Photoshop, Illustrator,Freehand e Painter. Como ilustrador não tenho muitos cursos, mas cresci profissionalmenteconhecendo outros artistas, aprendendo técnicas diferenciadas com eles e praticando muitotodos os dias.-6.jpg-CD: Se você pudesse comparar sua carreira atualmente a um chocolate, qual seria?Porque?A23: Difícil essa, mas acho que um chocolate caseiro, artesanal, porque é um bom chocolate maspode ser aperfeiçoado diariamente, acrescentando ingredientes que possam torná-lo umchocolate nobre futuramente.-7.jpg-CD: Como você vê a área de ilustração no Brasil? Você acha que está caminhando para orumo certo?A23: A ilustração cresceu muito e se amplia a cada dia. Vários artistas estão mostrando seustalentos e, com a internet, ficou muito mais fácil divulgar portifólios e trabalhos. Achoque o Brasil está revelando muitos talentos tanto aqui como no exterior. Tem brasileirofazendo um grande sucesso lá fora, ilustrando quadrinhos ou criando animações em 3D.Estamos caminhando para o rumo certo e cada vez mais as portas se abrem para quemestá começando. Várias agências estão sempre procurando ilustradores, designers e novostalentos. Enfim, a ilustração no Brasil está em constante evolução.-8.jpg9.jpg

10.jpg

11.jpg

121.jpg

13.jpg

14.jpg

151.jpg

171.jpg

Twitter do Alan23

Agradecimentos: André Rafanhin, que me ajudou com a revisão do texto, vale um pastel e uma caçulinha.

Entrevista: Alan23 is a post from: Choco la Design

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...