Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Análise: Sites de faculdades de design


Jvchequer

Posts Recomendados

Inspirado por uma tirinha que vi online, decidi dar uma olhada em sites de universidades brasileiras que possuíam cursos de design notáveis. Os cursos podem ser bons, mas e os sites das universidades?

 

 

 

A tirinha em questão foi publicada no XKCD e demonstra a triste e dura verdade dos sites de universidades:

 

sites-universitarios.jpg

 

Quem nunca acessou um site de universidade procurando por uma destas informações só pra descobrir que ela estava a alguns bons cliques de distância? Ou até, não estava em nenhum lugar?

 

Pensando nisto, peguei a lista de vencedores do III Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real de 2007 (que tinha listado o primeiro, segundo e terceiro lugar) na categoria “Artes e design” e resolvi analisar a dificuldade em encontrar algumas informações específicas. São elas:

 

  • Lista de telefones e e-mails para contato
  • Endereço do campus
  • Datas dos exames
  • Valor da mensalidade
  • Caixa de Busca

Quantos cliques será necessário para obter estas informações importantes para futuros alunos? Estas informações estão facilmente acessíveis? É fácil de encontrar estas informações mesmo não sendo época de vestibular? (Data aproximada dos exames, por exemplo), etc.

 

Os sites testados (em nenhuma ordem particular) foram:

 

Os testes foram feitos sem usar a caixa de busca inicialmente, usando só quando tornava-se impossível de achar a informação procurada. Vamos aos resultados:

 

 

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

ufba.jpg

 

Lista de telefones e e-mails para contato – Quantidade de clicks: 1

Link logo no menu inicial e no rodapé. Mas ao acessar a página de contatos, surpresa: uma listagem gigantesca de 77 páginas com telefones de cada setor. Setenta e sete. E creio que o primeiro ítem (“Telefonistas”) seria a central de atendimento onde, espero eu, te informam o telefone do departamento que você quer contatar.

 

E-mails? Não listados.

 

Endereço do campus – Quantidade de clicks: 6

Ok, existe um ítem no menu chamado “Localização”. Mas ali você precisaria garimpar o prédio que você procura, já que a universidade não é centralizada. Outra opção que requer menos procura (mas ainda bastante) é clicar no menu “Graduação – Cursos”, encontrar o curso de design (que está na Área V), acessar a página do curso e finalmente ver o endereço no rodapé.

 

Datas dos exames – Quantidade de clicks: 1

Fácil. Basta clicar em “Graduação > Processo seletivo”. Já na primeira página aparecem todas as informações.

 

Valor da mensalidade – Não encontrado

Sim, sei que é uma universidade federal, portanto não há mensalidade. Mas e se eu fosse novo no país? Como iria saber disto?

 

Caixa de Busca – Presente

Tá lá no topo e funciona bem. Bem disposto e visível.

 

Outros

O site é bonito – pelo menos inicialmente. Cada curos da universidade tem seu próprio site, e nenhum parece seguir a identidade visual inicial. É só comparar o site inicial com a página do processo seletivo e do curso de design (Escola de Belas Artes).

 

Pontuação final

Os telefones e a dificuldade de encontrar o endereço do campus de design tiraram pontos importantes. Três de cinco estrelinhas pra UFBA.

3-5.jpg

 

 

Universidade de São Paulo (USP)

usp.jpg

 

Lista de telefones e e-mails para contato – Quantidade de clicks: 1 – 2

Contato via e-mail é simplificado: já no topo da página tem a opção de “Fale com a USP”. Para conseguir um telefone, precisa de pelo menos dos clicks – um no menu “Lista telefônica” na barra lateral, e mais um para “Telefones úteis”.

 

Endereço do campus – Quantidade de clicks: 3

Embora haja um ítem na barra lateral escrito “Campi da USP”, não há nenhuma descrição de qual campus fica aonde – apenas um descritivo genérico do tipo “Escola de Artes, Ciências e Humanidades”. O design se enquadra neste? Se sim, o site que se abre é confuso. Mas ao acessar a página de “Graduação” (na página inicial da USP) e depois “Design”, descobre-se o endereço da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Por sorte, na página inicial há dois endereços – já que o site é mal feito (ponto negativo – afinal de contas, é uma faculdade de design!). O problema é saber qual dos dois endereços é o das salas de aula. Confuso demais.

 

Datas dos exames – Quantidade de clicks: 3

O menu “Ingresso” leva a uma página com três links. Um deles, o da Fuvest, contém as informações da data de vestibular logo no menu inicial. Ainda bem, pois “eita que site feio” é o que fica na cabeça. Alguém precisa avisar o pessoal da Fuvest que já chegamos em 2010, e que o site deles de 1998 precisa ser refeito.

 

Valor da mensalidade – Não encontrado

Não foi possível encontrar o valor da mensalidade no site da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Mesmo no descritivo do curso, tinha de tudo. Exceto o valor da mensalidade. Sem contar que não há caixa de busca no site da FAU. E na página da USP? Nem com caixa de busca deu pra encontrar.

 

Caixa de Busca – Presente

A caixa de busca tá lá, mas escondida no meio do conteúdo apenas da página inicial da USP. Funciona bem, mas custava colocar em um lugar de fácil acesso?

 

Outros

Como o site da UFBA, todos os outros sites internos de cada curso possuem uma identidade visual própria. No caso do site da FAU, ele falha em ser um site digno de um curso que conseguiu uma qualificação de finalista na categoria de melhor faculdade de design. Lembre-se: há uma linha forte entre o minimalista e o preguiçoso.

 

Pontuação final

O conjunto de erros fez com que a pontuação ficasse lá em baixo para este site. Informação difícil de encontrar, mesmo com o facilitador da página inicial. Uma estrelinha entre cinco, apenas.

1-5.jpg

 

 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

unicamp.jpg

 

Lista de telefones e e-mails para contato – Quantidade de clicks: 3+ – 1

A princípio, encontrei os e-mails na seção de Ouvidoria. Mas o site é confuso e nada intuitivo. Já em “Mapas e ramais”, deu pra encontrar o telefone da central de informações e até o e-mail deles. Não esperava encontrar estas informações em uma seção que não fosse intitulada “Contato”, mas tudo bem. O importante é achar.

 

Endereço do campus – Quantidade de clicks: 1

Fácil de encontrar a universidade através do link “Mapas e ramais”. No entanto, o mapa do campus é tão pequeno que o nome dos prédios é ilegível. Por pouco não acertaram esta ;)

 

Datas dos exames – Quantidade de clicks: 1

Item de menu chamado “Vestibular”. Finalmente um ponto inteiro a favor.

 

Valor da mensalidade – Não encontrado

Universidade estadual tem mensalidade? Sim, eu sei que não. Mas será que não poderiam explicitar isto?

 

Caixa de Busca – Presente

Tá lá em cima, meio escondidinho mas presente. Funciona.

 

Outros

A Unicamp ganhou o prêmio 2007 de melhor faculdade de design do Brasil. Mas…cadê o curso? Nem mesmo o sistema de busca ajuda muito. Sem contar que, se ganhou, poderiam ter colocado alguns alunos para redesenhar o site, né? De longe, o mais mal planejado. No entanto, é seguro de dizer que a Unicamp deve ter ganho por melhor faculdade de Artes já que não há nada sobre curso de design no site deles.

 

Pontuação final

Ganhou três estrelinhas por ter algumas informações de fácil acesso. Se tivesse pelo menos um design mais adequado a uma instituição de ensino, teria conseguido até 5 estrelas. Mas…

3-5.jpg

 

 

Antes de finalizar…

…gostaria de dizer apenas que este teste é subjetivo. Foi de acordo com o meu ponto de vista. Não estou sugerindo que as universidades dêem mais ênfase ao curso de design só por que eu sou designer. No entanto, coisas simples como um telefone e endereço da central de informações no rodapé não mataria ninguém.

 

Valores de mensalidades também poderiam ser um requerimento básico para sites de universidades. Até mesmo em outros sites, de instituições privadas, a informação é difícil (quando não impossível) de encontrar. O processo de ligar para uma central de informações, ser repassado ao departamento certo e finalmente conseguir falar com alguém é tão desgastante quando você quer saber apenas quanto que vai te custar por mês.

 

E pra terminar de vez, devo dizer que o design não é algo que as universidades prezam ou dão muito valor. Sites internos que parecem voltar no tempo, faltando apenas um “Este site é melhor visualizado com Internet Explorer 3 e resolução 800×600″ no rodapé e outros que foram feitos no Front Page pelo sobrinho de 12 anos de algum funcionário. Mesmo sites de universidades públicas poderiam ser mantidos pelos alunos dos cursos de design ou até mesmo programação.

 

Soluções simples que são ignoradas pelos diretores e reitores de universidades do Brasil todo, fazendo com que os sites tenham a mesma cara do sistema de ensino brasileiro – nada agradável de se ver.

 

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.

 

.

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=o8TWCWImh9U:R17H_BKE1h0:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>o8TWCWImh9U

 

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...