Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Novidades no Design Blog

Jvchequer

Posts Recomendados

Como alguns puderam notar, o Design Blog foi alterado para ficar mais harmônico. Degradês removidos, tamanho de fonte redefinido, tempo de download diminuído. Entenda tudo que foi feito para melhorar o blog.

Redesign não, realinhamento

Este último layout do Design Blog demorou para sair. E quando saiu, decidi que seria o definitivo por um bom tempo. O layout me agradava – a estruturação, cores, etc – logo achei desnecessário mudar tudo isto. E com isto em mente, optei por fazer um realinhamento do blog.

001-02.jpgLayout prévio

Ou seja, pequenas coisas foram mudadas: o principal sendo o alinhamento das informações. Embora antes seguisse uma sequência matemática lógica, ele ainda dava a impressão de estar um pouco bagunçado. Alinhei tudo novamente, desde o logo até o texto dos artigos para que ficasse tudo em paz.

001-01.jpgFortificação da estrutura do blog através do realinhamento

Barra lateral

O tamanho das caixas da barra lateral foram diminuídos em altura. Mais compacto, porém ainda deixando bem definido cada seção.

Outra diferença notável foi a remoção quase que total dos gradientes no blog. Quando criei a versão anterior, achei que deu mais profundidade ao visual, mas com o passar do tempo passou a me irritar (sem contar os vários leitores que também não gostavam muito do efeito). Substituí por cores chapadas, além de um leve efeito nas bordas – tudo em CSS.

Página inicial

Uma das alterações mais significantes foi na página inicial. Antes, os artigos possuíam uma aba mostrando a categoria. No entanto, a maioria das pessoas que acessam o blog vêem ele como um todo, e não apenas os artigos que lhes interessa. Mesmo assim, após uma rápida pesquisa usando o Twitter, decidi manter a diferenciação por cores para facilitar a identificação da categoria do artigo. Com isto feito, foi removido a barra superior com os “breadcrumbs” que estava redundante, devido a escassez de páginas internas e cliques necessários para chegar a uma determinada página.

001-04.jpgPágina inicial, separado em cores

O tamanho das fontes dos textos também foi levemente alterado. Agora, em tamanhos que seguem uma harmonia com o título e sub-título do texto, a leitura fica muito mais confortável.

Rodapé

No rodapé, as caixas de BlogBlogs, Google Friend Connect e Twitter foram substituídos por ícones de acesso. Como estes serviços (com excessão do Twitter) são pouco populares entre os leitores do blog, removi eles para diminuir outro fator importante:

Tempo de download

Devido aos vários scripts que rodavam no blog – contador de assinantes de feed, contador de seguidores no Twitter, lista de últimos tweets, lista de seguidores do BlogBlogs, Google Friend Connect, etc – o tempo de download do blog era imenso.

001-06.jpgLayout anterior analisado pelo Y!Slow

Muita coisa não deu para melhorar (por exemplo, plugins do Wordpress que tem código muito complexo), no entanto tudo que foi possível, foi melhorado. E com isso, o tempo de download do blog caiu drásticamente. De um “D” para “B”.

Eu até tive que criar um plugin de Wordpress para pegar o valor dos assinantes de feed e seguidores no Twitter e atualizar apenas duas vezes ao dia, para eliminar o problema anterior da barra lateral não carregar direito caso o Twitter estivesse fora do ar (em breve disponibilizo o plugin para uso geral!)

001-07.jpgVelocidade maior de acordo com o Y!Slow

Agora o blog está muito mais rápido e bonito. Espero que gostem!

Uma última coisa…um pedido!

Para finalizar, gostaria de fazer um pedido a todos os leitores, seguidores no Twitter, assinantes de feed e soldados do Exército do Design:

O Design Blog está concorrendo este ano ao prêmio Top Blog na categoria “Comunicação”. Quero pedir para que todos votem pelo menos uma vez.

Orgulho-me em dizer que o conteúdo deste blog não é apenas copia-e-cola de outros blogs, que aqui não tem apenas tutoriais de Photoshop ou imagens inspiracionais* – afinal de contas, como designer, sei que design não é só isso. Design é informação, é leitura, é educação. E isto é algo que tento trazer desde o início, seja com artigos exclusivos ou seja com artigos traduzidos, adaptados e comentados.

Eu e os outros colunistas deste blog temos lucro zero com este blog. Os anúncios são quase inexistentes – salvo pelos anúncios do HotWords, que me rendem no máximo R$ 50 por mês, usado para pagar a hospedagem – e o blog não é recheado de anúncios do AdSense ou outro tipo de publicidade agressiva.

Portanto, se o Design Blog te ajudou em alguma tarefa de faculdade, te tirou de alguma enrascada, te educou um pouco mais ou forneceu qualquer tipo de dica que você aplicou no seu dia-a-dia, colabore conosco também! Ajude-nos a levar o troféu do Prêmio Top Blog.

O voto é rápido: basta acessar o site do Top Blog, clicar no botão “Votar”, preencher seu Nome e E-mail e em seguida confirmar o voto, clicando no link enviado para você via e-mail. Não custa nada e é rapidinho.

001-08.jpgSuper fácil votar!

Em nome de toda a equipe Design Blog, eu agradeço desde já!

* Não estou menosprezando os blogs que fazem isto – apenas quero deixar claro que o objetivo deste blog é outro.

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.

.

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=KMOB-p5C_Y0:X8f5FIUC-7s:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>KMOB-p5C_Y0

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...