É claro que Linux é mais protegido do que o Windows, mas vou fazer algumas críticas:
"* Windows roda ".exe" livremente, e Linux não, por isso o Linux tem grande chance de nunca pegar grande parte dos virus na rede porque não consegue identificar a função do aplicativo malicioso."
Claro, .exe é a extenção dos programas compilados do Windows, porque funcionaria em outros?
"Linux desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte (compiláveis) via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apóiam o software livre, que ainda são em número inferior aos parceiros de código fechado do Windows."
Como eu posso fazer engenharia reversa em um software aberto?
~~
Sobre o Linux ser mais protegido a ataques pela rede, depende, a maioria das vezes é o software que é o problema, e não o sistema operacional. O Linux não é uma coisa livre de bug's também. Como Guitarmau disse, as vezes é tão facil invadir o Linux do que o Windows.
~~
O Linux é mais protegido e mais leve, mas o Windows tem mais de 70% do total de uso em computadores domésticos, por isso que ninguém faz um OT p/ o Linux, além disso o programa que é usado pra compilar o OT Server, o DevCpp, é único para Windows, passar toda a extrutura que existe agora para um formato que rode em Linux daria muito trabalho.