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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 04/17/15 em todas áreas
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Carlin revamp
bandos e um outro reagiu a Administrador por um tópico no fórum
http://i.imgur.com/Ne9bsl1.png Tudo o que você precisa é de uMapinha! http://i.imgur.com/bRkveZE.png Carlin Revamp http://i.imgur.com/I7SBZod.png http://i.imgur.com/bRkveZE.png • Informações Gerais http://tecnocomp.com.br/wp-content/uploads/2014/06/infraestrutura.pngVersão do Mapa: 10.35 (v1.8) http://tecnocomp.com.br/wp-content/uploads/2014/06/infraestrutura.pngPeso: 444kb http://tecnocomp.com.br/wp-content/uploads/2014/06/infraestrutura.pngTempo de desenvolvimento: 5-6 semanas. http://i.imgur.com/o7126Xp.pngDesenvolvedores: Daniel & Gothehell http://i.imgur.com/bRkveZE.png Imagens http://i.imgur.com/bRkveZE.png http://i.imgur.com/o7126Xp.pngDownload: MediaFire http://i.imgur.com/o7126Xp.pngScan: VirusTotal (0/54) http://i.imgur.com/bRkveZE.png Bugs? Reporte no tópico que arrumaremos2 pontos -
Carlin revamp
bandos e um outro reagiu a Gabriel Couto por um tópico no fórum
Galeria 1 - Simplesmente FANTÁSTICA. Nunca tinha gostado de um mapa com essas sprites, nunca. Mas o jeito como tudo foi feito deixou essa parte incrível, acho que é o mapa de cidade que mais me agradou até hoje. Galeria 2 - Subsolo bem feito e diferente do que é em Carlin na realidade, e me lembrou muito das forgotten islands no global! Galeria 5 - De novo! Essa área portuária ficou muito bonita também, não mudaria nada! Galeria 8 - Destaque pra essa primeira foto, esses caminhos dentro do prédio ficaram geniais! O resto também ficou bom, mas decidi escolher os pontos que pra mim foram os mais bonitos. É um privilégio pra qualquer um que deseja criar um servidor poder ter esse mapa disponível. Parabéns.2 pontos -
Servidor pokemon dash 2.0 by ricardo + source + level system Versão 1.1: Versão 1.1_a: Versão 1.1_b: Versão 1.2_a: Versão 1.3: Versão 1.3_a: Versão 1.3_b: Versão 1.4: Versão 1.4_a: Versão 1.4_b: Versão 1.4_c: Versão 1.4_ Versão 1.4_e: Versão 1.4_f: Downloads Servidor Sources Client Scans Servidor Sources Client Prints Créditos Ricardo budamunky1 ponto
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Como funciona: Bom, basicamente, é um comando sem parâmetros, que marca um lugar na zona de proteção e volta para esse lugar depois que usa o comando pela segunda vez, Em caso de local parceiro = true deixando um portal que some em aproximadamente 3 segundos, para que possam seguir ele... Caso não queira isso, coloque false. Bom, o script é esse: depois irei adicionar mais coisas (talkactions/scripts/checkpoint.lua) local parceiro = true -- false vai tirar o teleporte que o player deixa de rastro function onSay(cid, words, param) if param == "" then local cidpos = getThingPos(cid) if not getTileInfo(cidpos).protection then return doPlayerSendCancel(cid,"You need stay in a protect zone ( PZ ). ") end if(tonumber(getPlayerStorageValue(cid,"Checkpoint"))) then setPlayerStorageValue(cid,"Checkpoint", "{x = "..cidpos.x..", y = "..cidpos.y..", z = "..cidpos.z..", stackpos = "..cidpos.stackpos.."}") doPlayerSendTextMessage(cid, 27, "You put a checkpoint here.") doSendMagicEffect(cidpos, 9) else local str = "return "..getPlayerStorageValue(cid, "Checkpoint") local pos = loadstring(str)() doTeleportThing(cid, pos, TRUE) if "{x = "..cidpos.x..", y = "..cidpos.y..", z = "..cidpos.z..", stackpos = "..cidpos.stackpos.."}" == "{x = "..pos.x..", y = "..pos.y..", z = "..pos.z..", stackpos = "..pos.stackpos.."}" then return doPlayerSendCancel(cid,"You can't do this, please choose another position to come back") and doSendMagicEffect(cidpos, 2) end if parceiro then doCreateTeleport(1387, pos, cidpos) doSendAnimatedText(cidpos, "Removing", 221) local t = { [500] = "in", [1000] = "3", [1500] = "2", [2000] = "1", } for q, w in pairs(t) do addEvent(doSendAnimatedText,q,cidpos, w, 221) end addEvent(function() doRemoveItem(getTileItemById(cidpos, 1387).uid) doSendMagicEffect(cidpos, 2) end,2700) end doCreatureSay(cid, "You reached your destiny.", MESSAGE_EVENT_ORANGE) doPlayerSendTextMessage(cid, 27, "You reached your destiny.") setPlayerStorageValue(cid,"Checkpoint", 0) doSendMagicEffect(cidpos, 67) end end return true end Em (talkactions.xml) <talkaction log="yes" words="/checkpoint" event="script" value="Xcriptis/checkpoint.lua"/> Ao usar o comando para fixar o checkpoint: Ao usar o mesmo comando para voltar ao checkpoint no mesmo lugar: Escolhendo uma nova posição Usando o comando na nova posição: Sugestão: O jogador só pode usar o comando a cada 24 horas, e o tempo é sincronizado com o tempo real (horário real fora do jogo). CASO QUEIRAM COM EXHAUST EM SEGUNDOS, CONFIGURÁVEL !!!, AQUI ESTÁ: local parceiro = true -- false vai tirar o teleporte que o player deixa de rastro local tempo = 24*60*60 -- 24 h em segundos function onSay(cid, words, param) if param == "" then local cidpos = getThingPos(cid) if not getTileInfo(cidpos).protection then return doPlayerSendCancel(cid,"You need stay in a protect zone ( PZ ). ") end if(tonumber(getPlayerStorageValue(cid,"Checkpoint"))) then setPlayerStorageValue(cid,"Checkpoint", "{x = "..cidpos.x..", y = "..cidpos.y..", z = "..cidpos.z..", stackpos = "..cidpos.stackpos.."}") doPlayerSendTextMessage(cid, 27, "You put a checkpoint here.") doSendMagicEffect(cidpos, 9) else local str = "return "..getPlayerStorageValue(cid, "Checkpoint") local pos = loadstring(str)() if not (tonumber(getPlayerStorageValue(cid,"Checkpoint"))) and getCreatureStorage(cid, 10001) - os.time() < 0 then setPlayerStorageValue(cid,10001, os.time() + tempo) else return doPlayerSendCancel(cid,"You can't do this, please wait " .. getCreatureStorage(cid, 10001) - os.time() .." seconds.") end doTeleportThing(cid, pos, TRUE) if "{x = "..cidpos.x..", y = "..cidpos.y..", z = "..cidpos.z..", stackpos = "..cidpos.stackpos.."}" == "{x = "..pos.x..", y = "..pos.y..", z = "..pos.z..", stackpos = "..pos.stackpos.."}" then return doPlayerSendCancel(cid,"You can't do this, please choose another position to come back") and doSendMagicEffect(cidpos, 2) end if parceiro then doCreateTeleport(1387, pos, cidpos) doSendAnimatedText(cidpos, "Removing", 221) local t = { [500] = "in", [1000] = "3", [1500] = "2", [2000] = "1", } for q, w in pairs(t) do addEvent(doSendAnimatedText,q,cidpos, w, 221) end addEvent(function() doRemoveItem(getTileItemById(cidpos, 1387).uid) doSendMagicEffect(cidpos, 2) end,2700) end doCreatureSay(cid, "You reached your destiny.", MESSAGE_EVENT_ORANGE) doPlayerSendTextMessage(cid, 27, "You reached your destiny.") setPlayerStorageValue(cid,"Checkpoint", 0) doSendMagicEffect(cidpos, 67) end end return true end Créditos @@Caronte1 ponto
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Pokemon Adventures - Editado by El Aska
Sweet Raztaman reagiu a Animal Pak por um tópico no fórum
Informações: TM 80% Catch 100% Fly 100% Surf % Ride 100% PVP ONE 100% Novas Sprites PXG 100% Hoen 100% Jhoto 100% Kanto 100% Quests PokeAdventures 100% E mais! Imagens Download Server https://mega.co.nz/#!vBoxFaYC!U5ucsHAaVfgauOiZT_uWqAjGRj025gsFAUOPwxEmbIw Scan Server https://www.virustotal.com/pt/file/811f2857a706299e71fd8f23eed1a2401581c040dba48866410de1df8574a9d6/analysis/1428880302/ Download Client https://mega.co.nz/#!SJgGyagI!MmxCOiYPhCQElJIkXapFMRwJ54cAa2ubNrXjYXyReFo Scan Client https://www.virustotal.com/pt/file/864087a235814aa60e36853ce447d846e39966be202c9226cc1c8708c101a70b/analysis/1428880323/ Créditos GabrielTxu Zeref Shirou LekoDs Guidark21 Equipe Pokemon Galaxy pelo mapa de Kanto betinhownz666 pelo Mapa de Sinooh + Hoen Glauber por edições no mapa El aska por remoção 85% dos bugs1 ponto -
xTibia, o RETORNO!
Felipe Moraes reagiu a Administrador por um tópico no fórum
Sua comunidade de Otsev e Tibia está de volta! Bem vindos, caros amigos! O tão adorado e famoso fórum de Tibia e Otserv está online novamente! Depois de muitas discussões e (algumas?) tentativas, firmamos uma nova era no xTibia. Temos muitas expectativas e esperamos a colaboração de toda a comunidade. Isso vai ser um grande desafio para mim, darei meu máximo para agradar o público total, espero que, juntos, consigamos reviver por completo o que o xTibia já foi e tornar isso melhor. Atualizações • Mudanças visuais; • Reposição de conteúdo; • Reorganização de fóruns; • Revisão e reposição de equipe; • Concerto de falhas antigas no fórum; • Realocamento de tópicos com conteúdo danificado (500+) • Revisão de conteúdo da equipe; • Revisão e reformulação de cargos; • Revisão de permissões de membros. • Novos Icons! Novidades • Novo visual, agora prático. Removido excesso de poluição visual; • Conteúdos atuais (Servidores, mapas, sprites, etc...) disponíveis na comunidade; • Nova equipe (Staff); • Cargo Estágio, caso queira fazer parte da equipe ; • Volta dos projetos apoiados (Se você teve/quer ter um projeto apoiado, envie uma mensagem para *daniel@xtibia.com*). Feedback • Serão bem-vindos, quaisquer sugestões e criticas cabíveis na seção de atendimento (Feedback); • Ainda estamos trabalhando para melhorar o fórum, portanto, seja paciente; • Atendimento 24h ou retorno imediato da equipe; • Nova gestão em andamento, não toleramos nem toleraremos descumprimento das regras. Conteúdo • Os conteúdos do fórum foram atualizados e ainda estão sendo, se você é dono de algum tópico e deseja você mesmo postar reporte que a equipe atenderá. Staff • A equipe é composta por: Administrador; Moderador; Treinamento • @Daniel • • @Danihcv • @Krono • • @Tony •1 ponto -
[Artigos] Inspire-se!
Wend ll reagiu a Gabriel Couto por um tópico no fórum
Fala aí pessoal da área de Design do XTibia! Hoje eu estou criando um tópico que acho que o nome já é bem sugestivo quanto à finalidade! Provavelmente NENHUMA coisa que irei postar aqui é autoral, e sempre estarão com os devidos créditos, quando possível! Irei atualizando com novos posts, pelo menos tentarei isso uma vez por semana e hoje iniciarei com alguns vídeos de um italiano, Marcelo Barenghi, que é um desenhista incrível. Ele tem um canal do YouTube que estará disponível no final do post! E, se não me engano, todos os vídeos chegam à qualidade 1080p. Aqui vão os 5 vídeos que mais me interessaram pela qualidade e realismo, impressionante! Ah, e lembrando, todos são em time lapse e duram de três a quatro minutos! Pessoal, é isso! Primeiro post/artigo aqui nesse tópico e em breve virão mais coisas interessantes aqui mesmo! E o canal do desenhista tem vários outros vídeos e você pode acessar clicando aqui.1 ponto -
[Encerrado] base poketibia
Developer Berg reagiu a Wend ll por um tópico no fórum
Bases de pokemon com source tem várias, cabe a você escolhe a que melhor lhe agrade ^^ umas bases com source ai: http://www.xtibia.com/forum/topic/232978-pokemon-dash-20-source/ http://www.xtibia.com/forum/topic/232971-erondino-v16-bpo-open-source/ http://www.xtibia.com/forum/topic/233057-pda-pokemon-dash-advanced-open-source-2015/ http://www.xtibia.com/forum/topic/232976-pna-pokemon-new-age-open-source/ http://www.xtibia.com/forum/topic/232832-pokemon-dash-com-sources/ http://www.xtibia.com/forum/topic/225935-pokemon-erondino-v14-e-v15/ http://www.xtibia.com/forum/topic/229673-pfield-project-open-source/ http://www.xtibia.com/forum/topic/230011-brpokeot-open-sources/1 ponto -
Low Skills Lock
Krono reagiu a Fir3element por um tópico no fórum
Tu pode fazer assim pra diminuir: for i = 1, 7 do if skillplayer.vocation[i] < skillminimo.vocation[i] then doPlayerAddSkill(cid, skill_axe, skillminimo.vocation.[i] - skillplayer[i]) end end E "getplayerskilllevel" tem que ser "getPlayerSkillLevel". Faltou um "then" nos "if" também. Acho que "[1, 5]" não vai funcionar, tem que ser só um valor ([1]).1 ponto -
[Download] Pack de Wallpapers #1 - Minimalistas (variados autores)
Wend ll reagiu a Gabriel Couto por um tópico no fórum
Fala aí pessoal, postando um pack aqui com algumas wallpapers bem variadas do gênero minimalista. São 30 fotos com diferentes estilos para você que gosta de ter um wallpaper não muito chamativo na sua área de trabalho! Em breve postarei outros tipos de wallpaper e também outros packs com o mesmo gênero. Também estou fazendo alguns minimalistas por conta própria e pretendo postar qualquer dia desses! São de variados autores! Fonte: Google Link: MEGA Scan: VirusTotal - 0/57 Abraços, espero que tenham gostado!1 ponto -
xTibia, o RETORNO!
Administrador reagiu a duasrodas por um tópico no fórum
Tava procurando uma duvida no google,e vi que o Xtibia estava relacionado as pesquisas,achei que era vestigios antigo que tinha ficado na rede,mas cliquei sem esperança(na verdade tinha sim,kk) para ver oque iria dar,e acabei caindo no forum online,confesso que foi uma surpresa,esse sempre foi o melhor forum relacionado a open tibia,esse forum é uma verdadeira biblioteca! Boa sorte a equipe,desejo sucesso!1 ponto -
Logo Editavel [ OTSERVER ] By: MudrocK
Andreselos reagiu a Mudrock por um tópico no fórum
Salve Xtibianos Estava sem nada para fazer, tinha acabado de terminar um Simple Code do meu projeto então criei um Logo Simples para o pessoal que não tem conhecimento em Photoshop Créditos EU http://www.mediafire.com/download/l17d2e5lln32gx9/LogoMuddrocK.psd http://www.mediafire.com/download/l17d2e5lln32gx9/LogoMuddrocK.psd1 ponto -
Client do pxg descriptografado
Developer Berg reagiu a Wend ll por um tópico no fórum
É difícil ver alguém com as novas sprites da PxG agora, mais eu tenho um client da PxG descriptografado acho que poderá te ajudar: http://www.4shared.com/rar/W84-t839ba/pokexgames.html?1 ponto -
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Simple Task 3.0
Administrador reagiu a Vodkart por um tópico no fórum
vc colocou os arquivos na pasta certa? porque diz aí que não está encontrando os arquivos! só isso1 ponto -
[PDA] Adicionar limite de level para usar o item.
Drk Shadow reagiu a zipter98 por uma questão
local level = 250 function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if (item2.itemid == 13860 or item2.itemid == 13810) and (getPlayerGroupId(cid) < 4 or getPlayerGroupId(cid) > 6) then doRemoveItem(item2.uid) return true end if getPlayerStorageValue(cid, 990) >= 1 then doPlayerSendCancel(cid, "You can't use revive during gym battles.") return true elseif getPlayerStorageValue(cid, 52481) >= 1 then doPlayerSendCancel(cid, "You can't do that while a duel.") --alterado v1.6 return true elseif isPlayer(item2.uid) then doPlayerSendCancel(cid, "Please, use revive only on pokeballs.") return true elseif getPlayerLevel(cid) > level then return doPlayerSendCancel(cid, "You can't use this item at this level.") end if item2.uid ~= getPlayerSlotItem(cid, 8).uid then return true end if item2.uid ~= getPlayerSlotItem(cid, 8).uid and not isInArray(getPokeballsInContainer(getPlayerSlotItem(cid, 3).uid), item2.uid) then return true end for a, b in pairs (pokeballs) do if not item2.itemid == b.on or not item2.itemid == b.off then doPlayerSendCancel(cid, "Please, use revive only on pokeballs.") return true end end local pokeball = getPlayerSlotItem(cid, 8) for a, b in pairs (pokeballs) do if item2.itemid == b.on or item2.itemid == b.off then --edited deixei igual ao do PXG doTransformItem(item2.uid, b.on) doSetItemAttribute(item2.uid, "hp", 1) for c = 1, 15 do local str = "move"..c setCD(item2.uid, str, 0) end setCD(item2.uid, "control", 0) setCD(item2.uid, "blink", 0) --alterado v1.6 doSendMagicEffect(getThingPos(cid), 13) doRemoveItem(item.uid, 1) doCureBallStatus(getPlayerSlotItem(cid, 8).uid, "all") doCureStatus(cid, "all", true) cleanBuffs2(item2.uid) --alterado v1.5 --[[if getPlayerStorageValue(cid, storage) > 0 then setPlayerStorageValue(cid, storage, getPlayerStorageValue(cid, storage)-1) end--]] return true end end return true end1 ponto -
Fazendo Um Programa
Newnotwen reagiu a DiogoTemporario por um tópico no fórum
Trago esse tutorial para quem se interessar na área de programação. Não é só um tópico de como fazer um programa, mas também sobre ao que a área da programação pode te levar. Bem, pra começar com programação, sugiro uma linguagem bem simples. Vou passar alguns comandos do windows para você fazer um "programa" em batch ou bat. Que é a "linguagem de programação do windows". Edit: Nota: Batch-scripting é o ato de fazer scripts, pedaços de código, para serem rodados pelo interpretador de comandos do Windows. Não é uma linguagem de programação. Edit: Nota: Batch não é guiado a objetos como a maioria das linguagens mais avançadas, não é multi-plataforma, não suporta regex, e funções avançadas são complicadas, por isso não sugiro continuar mexendo após pegar o básico. O motivo desse tutorial ser sobre batch é porque você não precisa baixar nada para rodar os scripts, e porque os comandos básicos são facílimos de aprender - isso vai te passar o básico de lógica de programação - como funcionam programas de computador. Por que programar? Bem, motivos não faltam. Se você usa o computador com relativa freqüência, seria bom entender mais como os softwares dele funcionam, não? Além disso, conhecimento te ajuda a te proteger de malwares, te ajuda a realizar tarefas relativamente complicadas (você pode fazer um programa, por ex, para renomear arquivos em massa, evitando a chatisse de fazer isso.) e pode servir como um "plus" no currículo mesmo que você não siga essa área. Se você resolver seguir uma carreira nessa linha, é uma "profissão do futuro". É uma área relativamente nova e que promete ser muito explorada no futuro. Mais abaixo tem um post do usuário "noobinho" que é programador por profissão, aos interessados, vale a pena ler. Enfim, ao tutorial em si: Para fazer o programa você vai precisar do seguinte: Windows XP Bloco de notas (talvez funcione no windows vista ou 7) Antes de tudo, para salvar seu programa ao longo do tutorial, que será feito no bloco de notas, faça o seguinte: Clique em salvar como Renomeie seu arquivo para nome_do_arquivo.bat Vá sempre experimentando e salvando seu trabalho. Rode seu programa pra ver o que acontece. Se você errar, não desista. Programação é basicamente tentativa e erro. Para começo de conversa, abra o bloco de notas. Você pode ir pelo menu acessórios, mas vamos fazer de um modo diferente, pra entrar no espírito da coisa. Clique em Iniciar e então em executar. Digite "cmd" (sem as aspas) e clique OK. cmd.exe é o interpretador de comando do windows. Ele recebe os comandos, os interpreta e executa. Para uma explicação técnica, vide wikipédia Abrirá uma tela preta, esse é o cmd. Digite "start notepad.exe" (sem aspas) e presione enter, como no ex. abaixo: Se você fez tudo certo, o bloco de notas deve ter abrido. Deixe a caixinha preta (o cmd) aberto, vamos usar ele mais tarde. Pode minimizá-lo. Você abriu o bloco de notas porque é nele que você vai programar. Na primeira linha escreva o seguinte: @echo off Isso serve para ocultar as mensagens do interpretador de comandos. Ao invés de mostrar toda a interpretação do comando, ele vai apenas executá-lo e exibir o resultado, ou output. Na segunda linha vamos fazer uma label. Uma marcação. Escreva o seguinte: @echo off :inicio Não use acentos. O parâmetro ":" indica uma label. Essa marcação serve para orientar o computador. Se você precisar voltar ao início do programa, você precisará dessa marcação (mais tarde veremos como fazer isso). Edit: Nota: O uso de labels em geral é desencorajado em linguagens de programação mais avançadas. Na terceira linha vamos botar um comando. Você escolhe qual. Para ver uma lista de comandos e suas funções, volte a janela do cmd e digite "help" e pressione enter. Para instruções mais específicas de cada comando, digite no cmd: comando /? Onde "comando" é o nome do comando Se quiser se aprofundar mais ainda, vá na central de ajuda do windows e procure pelo comando. Neste tutorial vou mostrar alguns comandos. O primeiro é o title. Ele define o título do seu programa. Não é necessário entitular o seu prog., mas fica mais bonito. O segundo é echo. Ele imprime uma mensagem na tela. Eles funcionam da seguinte maneira: @echo off :inicio title Meu primeiro programa. echo Bem-vindo ao meu primeiro programa echo seguido de ponto indica quebra de linha Mas se você rodar esse programa ele vai abrir e fechar num piscar de olhos. Isso acontece pois você simplesmente mandou o computador exibir uma mensagem. Não mandou ele parar ou pausar. Para isso utiliza-se o comando pause. O comando pause fará o computador pausar o programa até segunda ordem. Exibindo "Pressione qualquer tecla para continuar". Se você não quiser que essa mensagem seja exibida, digite pause>nul Nosso programa fica assim: @echo off :inicio title Meu primeiro programa echo Bem-Vindo ao meu primeiro programa. echo. echo Se voce quiser continuar, digite qualquer tecla. pause>nul Como acabaram os comandos o programa se fechará. Mas você também pode usar o comando "exit" para encerrar seu prog. Os próximos comandos que veremos serão cls e goto. O cls não é seguido de nada. Sua função é unicamente limpar a tela. O goto é seguido do nome de uma label. Ele fará o programa executar as linhas abaixo de uma label. Introduzindo no nosso programa: Edit: Nota: Como dito anteriormente, o uso de labels é, em geral, desencorajado. Consequentemente, o uso de goto também é, mas é mais simples usar goto então vamos usar apenas para fins didáticos. @echo off [b]:inicio[/b] [b]cls[/b] title Meu primeiro programa echo Bem-Vindo ao meu primeiro programa. echo. echo Se voce quiser continuar, digite qualquer tecla. pause>nul [b]goto inicio[/b] Após o usuário pressionar qualquer tecla, o programa voltará para o início, isto é, serão executadas as linhas abaixo da label ":inicio". A começar por "cls", que limpará a tela. Aí foi formado um "loop". Um loop é uma parte do programa que "da voltas". Se você perceber, esse é um loop infinito. O usuário "não sai do lugar", volta sempre ao mesmo ponto, dá voltas. Esse programa ficou meio inútil, né? Mas é assim que se começa. Se você fez o passo de digitar "help" no cmd viu que existem muitos comandos interessantes. Para começar a dar um "sentido" ao programa precisamos usar variáveis. Variáveis são, explicando de um modo leigo, "objetos com um valor". Por exemplo, se eu setar, isto é, definir uma variável chamada "var" como "DiogoTemporario", toda vez que eu digitar %var%, será exibido "DiogoTemporario". O sinal % em batch, significa que o que está entre % é uma variável. Aí já vimos o comando set. Usa-se da seguinte forma: set variavel=valor Se você quiser que o usuário sete a variável usa-se o parâmetro /p. Isto é chamado de interação com o usuário. Usa-se da seguinte forma: set /p variavel=Digite um valor para a variável. O comando set é grando amigo do if. Que significa "se" em inglês. Um exemplo de uso: if %var1% == %var2% echo Var1 = Var2 ou seja se %var1% for igual a %var2% echo Var1 = Var2 Um uso para isso é a criação de menus. Vide ex. abaixo: set /p confirma=Voce deseja continuar?(s/n) if "%confirma%"=="s" echo Voce optou por continuar if "%confirma%"=="n" echo Voce optou por nao continuar pause experimente o código acima em seu prog. são usadas aspas quando se quer comparar uma variável com uma "string", isto é, um texto. quando se quer comparar uma variável com outra ou com um "int" ou "integer", isto é, um valor numérco, não usa-se aspas. Vamos usar todos os comandos que aprendemos para fazer o programa abaixo. Usarei ainda o comando cd, que define a pasta em que o programa será executado é mais ou menos isso e o comando md, que cria uma pasta. Use o help e comando /? para mais info. Sugiro que faça isso com os comandos set e if Sugestão: Use o comando start (o primeiro que vimos) em seu programa. Alguns processos do windows que sei de cor: calc.exe -> calculador spider.exe -> paciência spider sol.exe -> paciência winmine -> campo minado winword -> word 2007 iexplorer -> internet explorer<7.0 firefox.exe -> firefox chrome.exe -> chrome @echo off :inicio cls title Meu primeiro programa echo Bem-Vindo ao meu primeiro programa. echo. echo Se voce quiser continuar, digite qualquer tecla. pause>nul :confirmacao cls echo Voce decidiu continuar. echo Esse programa criara uma pasta em sua desktop echo. set/p confirmacao=Voce tem certeza que deseja continuar?(s/n) if "%confirmacao%"=="s" goto criar_pasta if "%confirmacao%"=="n" goto nao_criar_pasta cls echo Voce nao digitou uma opcao valida. pause goto confirmacao :nao_criar_pasta cls echo Voce decidiu nao continuar echo. echo Digite qualquer tecla para SAIR pause>nul exit :criar_pasta cls echo Voce decidiu criar uma pasta. cd %userprofile%\Desktop md Pasta_de_testes echo. echo Foi criada a pasta "pasta_de_testes" em sua desktop echo. echo Digite qualquer tecla para SAIR pause>nul %userprofile% é uma variável de sistema, isto é, setada pelo windows. o valor dela é o nome da pasta do usuário. ex: C:\Documents and Settings\Usuário\ Rode e veja o que acontece. Depois, faça você o seu! Qualquer dúvidas poste aqui; e... COMENTE!!!1 ponto