Nostradamus 6 Postado Setembro 23, 2006 Share Postado Setembro 23, 2006 Para o primeiro algoritmo, é desejável que o iniciante tenha lido o tópico deste fórum explicando como funciona um algoritmo e só então voltar aqui e fazer junto com a gente esse algoritmo. Descrição: Precisamos orientar um robô para trocar verificar a lâmpada da sala e se tiver queimada, a lâmpada deve ser trocada. Solução: - Início - Vá até a sala - Se a luz estiver desligada * Então: | - Vá até a chave | - Ligue a luz | - Se a luz não ascender | * Então: | | - Desligue a chave | | - Vá até a garagem | | - Pegue a escada | | - Volte para a sala | | - Abra a escada | | - Coloque a escada abaixo da lâmpada | | - Suba a escada | | - Retire a lâmpada | | - Desça a escada | | - Leve a lâmpada até o lixo | | - Coloque a lâmpada no lixo | | - Volte para a sala | | - Vá até o armário | | - Abra o armário | | - Pegue uma lâmpada nova | | - Feche o armário | | - Vá até a escada | | - Suba a escada | | - Coloque a lâmpada nova | | - Desça a escada | | - Vá até a chave | | - Ligue a luz | | - Se a luz ligou | | * Então: | | | - Está tudo ok | | * Senão: | | | - Procure o responsável | | | - Avise sobre o ocorrido | | - Vá até a escada | | - Feche a escada | | - Leve a escada até a garagem | | - Guarde a escada | | - Volte para a sala | * Senão: | | - Está tudo ok | - Vá até a chave | - Desligue a luz * Senão: | - Está tudo ok - Volte para o seu lugar - Fim Explicação do algoritmo: Vamos analisar agora o código. - Perceba primeiro que ele está como descrito no tópico falando o que são algoritmos, é uma sequência de comandos lidos de cima para baixo que devem ser obedecidos rigorosamente. - O algoritmo tem um Início e um Fim porque é uma lista de comandos FINITA - Veja que os comandos são bem detalhados, para ter certeza de que o robô vai fazer exatamente o que pedimos para ele fazer. - Algumas palavras estão em negrito porque são palavras-chave que marcam pontos estratégicos no nosso algoritmo para que o robô siga as instruções de acordo com o que estiver acontecendo, nesse algoritmo estamos usando uma estrutura de decisão com duas possíveis ocorrências (Se acontecer isso, faz aquilo, senão faz esse outro) - Por fim, veja que alguns comandos estão mais distantes dos outros (mais para a direita). Estes comandos estão dentro do bloco de ações que a decisão teve que tomar e só serão executados caso aconteça o que foi testado no SE, ou seja, se for verdadeiro. Para quem usa o Windows Explorer ou qualquer programa que demonstre uma árvore de diretórios parecido com o WE, já deve estar acostumado com uma estrutura parecida onde os diretórios mais a direita estão dentro dos outros diretórios. Exercício Escolha um dos exercícios abaixo(caso não saiba como fazer um ou outro) ou faça os dois(recomendado): - Faça um algoritmo que oriente um robô a fazer arroz tradicional. - Faça um algoritmo que oriente um robô a trocar o pneu de um carro. Boa prática. ________________________________________ Informação adicional Essas condições podem variar de linguagem para linguagem, veja aqui alguns exemplos: PHP Se = if Então = { Senão = else Final da condição = } Sintaxe: <? if ($variavel == "Alguma coisa") { $outravariavel = "Alguma coisa diferente"; } else { $outravariavel = "Alguma coisa diferente ainda"; } ?> ________________________________________ Visual Basic Se = if Então = then Senão = else Final da condição = end if Sintaxe: if text1.text = "Alguma coisa" then text2.text = "Alguma coisa diferente" else text2.text = "Alguma coisa diferente ainda" end if ________________________________________ C/C++ Se = if Então = { Senão = else Final de condição = } Sintaxe: if ( text == "Alguma coisa" ) { answer = "Alguma coisa diferente"; } else { answer = "Alguma coisa diferente ainda"; } ________________________________________ LUA Se = if Então = then Senão = else Final de condição = end Sintaxe: if text == "Alguma coisa" then answer = "Alguma coisa diferente" else answer = "Alguma coisa diferente ainda" end Bom, essas são as linguagens de que tenho conheçimento. Compare e veja a semelhança entre elas. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Yosef002 0 Postado Setembro 23, 2006 Share Postado Setembro 23, 2006 Aew mt bom, gostei mt: Ou vc podia complementar botando assim: que em arquivos do computador, como ot essas funções compoem a maioria dos scripts, sendo: else=senão if=se then=então end=fim isso ajuda quem esta mexendo com scripts de o que quer que seja ( de itunes até otserv) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Nostradamus 6 Postado Setembro 23, 2006 Autor Share Postado Setembro 23, 2006 Bom o tópico é Programação Non-Open Tibia. Mas atualizei o post. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Rap 8 Postado Setembro 23, 2006 Share Postado Setembro 23, 2006 nuss ótimo tutorial mas ond vo pegare sse talrobô e como vo mandar ele fazer essas coisa????? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
xurumelous 0 Postado Setembro 24, 2006 Share Postado Setembro 24, 2006 @Lucas Rap Isso foi uma ________ (esqueci o raio da palavra =/).... ele colocou o robô como se fosse o programa. //XurumelouS Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caidera 2 Postado Setembro 24, 2006 Share Postado Setembro 24, 2006 É impressionante como as linguagens se parecem... Alguns termos diferentes mas é sempre a mesma base, if/else/elseif/then... Em mrcS(mIRC Scripting) é a mesma coisa , com apenas algumas mudanças... Parabéns Nostradamus Excelente sua explicação Ciao Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Nostradamus 6 Postado Setembro 24, 2006 Autor Share Postado Setembro 24, 2006 @Caidera Você poderia nos mostrar como é em mirc scripting para mim editar o post. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kamimura 0 Postado Dezembro 5, 2006 Share Postado Dezembro 5, 2006 Olá, agora eu estou entendendo melhor essas coisas, acho que Lógica de Programação é muito importante, ela é a "base" de todas as linguagens... É impressionante como as linguagens se parecem... Alguns termos diferentes mas é sempre a mesma base, if/else/elseif/then... Concordo plenamente Abraços, kamimura Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dendriel Rozsantares 0 Postado Abril 2, 2007 Share Postado Abril 2, 2007 (editado) Vou fazer os exercicios e seguir nas praticas para ver ate onde eu chego. Entendi tudo o que você escreveu, não tem muito misterio mesmo. <noobzin da turma> ---------Editado------- Fiz o exercicio do arroz, achei que ficaria grande mas ao final nao pareceu tanto. Proxima aula. Editado Abril 2, 2007 por Dendriel Rozsantares Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Raphael Lion 2 Postado Maio 5, 2007 Share Postado Maio 5, 2007 (editado) Nossa, espetacular. Estou lendo tudo sobre lógica, acho que foi isso que me atrapalhou no início. OBS : Não sei trocar Pneu de carro. - Início - Vá até o porta-malas - Abra o porta-malas - Tire o carpete que cobre o stepe - Tire o stepe - Se estiver preso | - Utilize as ferramentas que estão no banco traseiro - Tire o pneu com problemas - Coloque o stepe - Se o stepe estiver furado. | - Ligue para o "José" - Se estiver tudo bem | - Guarde as ferramentas | - Guarde o pneu com problema - Fim //Raphael Lion Editado Maio 5, 2007 por Raphael Lion Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dark Lost 2 Postado Agosto 17, 2007 Share Postado Agosto 17, 2007 (editado) Ahuahua Fera De Mais To Tbm Lendo Logica de Progamaçao O Nao Sei Troca um PNEu Direito Tbm Nao =P Solução: - Início - Saia do carro - Se o carro estiver ligado * Então: | - Vá até o carro | - Rode a chave | - e tire | * Então: | | - Saia do Carro | | - Vá ao portamala | | - Pegue o estep | | - Volte ao Carro | | - Pegue as ferramentas | | - Coloque o estep no lado do pneu que ia trocar | | - Pegue a Ferramenta | | - Ponha nos Parafusos do Pneu | | - Rode-a | | - Rode-a | | - Rode-a | | - Tire a ferramenta | | - Va ao Porta mala | | - Pegue o Macaco | | - Leve ele ao Pneu | | - Feche o Porta mala | | - Coleque o debaixo do Carro | | - Faça Presao Ate Voce Poder Trocar o Pneu | | - Tire o Pneu | | - Pegue o estep | | - Tire o Pneu Furado | | - Ponha no Porta mala | | - Aperte os Parafusos | | * Então: | | | - Está tudo ok | | * Senão: | | | - Procure o Mecanico | | | - Avise Sobre o ocorido | | - Pegue as Feramentas Coloque no Carro | | - Pegue as Chaves | | - Abra a Porta,Entre | | - Fecha a Porta | | - Ligue o Carro | * Senão: | | - Esta Tudo ok - Volte para o carro - Fim Ve se Ta Bom Editado Agosto 17, 2007 por Dark Lost Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
darksoul0 0 Postado Setembro 18, 2007 Share Postado Setembro 18, 2007 Queria mt aprender um pouco di programaçao pois soh um grande zero a eskerda xD sei um basico pq mecho com ot mais pra fazer msm nao consigo,no max um editada.... Oke seria o | ou || ? o resto eu intendi soh nun itendi issu ai xD Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
victor bacchi 0 Postado Novembro 2, 2007 Share Postado Novembro 2, 2007 Como estou querendo aprender sobre programação... FIz o exercicio do arroz.... FIcou assim: - Inicio - Pegue um fósforo - Ligue o Gaz - Risque o fósforo para acendelo - SE o fosforo não acender pegue outro - Então acenda o fogo - Vá até o armario - Pegue a panela - Vá até o fogao - Ponha a panela no fogao - Vá até o armario - Pegue o Oleo - Vá até o fogao - Ponha o oleo na panela - Va até a geladeira - Pegue a cebola - Vá até a pia - Ponha a cebola na pia - Abra a gaveta no armario - Pegue uma faca - Corte a cebola com a faca - Depois de cortar a cebola ponha a faca na pia - Pegue a cebola picada - Va até o fogao - Jogue a cebola picada na panela - Volte no armario - Pegue o arroz - Abra o saco de arroz com a faca que você pois na pia - Deixe o arroz aberto encima da pia - Vá até o armario - Pegue um copo - Ponha o copo encima da pia - Pegue o saco de arroz aberto - Encha o copo de arroz - Ponha o saco de arroz no armario - Pegue o copo de arroz - Coloque todo o arroz do copo na panela - Pegue este copo - Vá até a pia - Abra a torneira - Encha ele de agua na torneira - Feche a torneira - Despeje a agua do copo na panela de arroz - Encha de novo o copo de agua - Dispejeo na Panela - Ponha o copo na pia - Vá ao armario - Pegue a tampa da panela - Volte ao fogao - Tampe a panela com a tampa - Espere 20 minutos - Até secar a agua - Desligue o fogo - FIM Acho que é assim... Ja entendi a logica.. agora quero saber como ponho isso na pratica.. Até mais Nostra Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Briggzin 0 Postado Novembro 3, 2007 Share Postado Novembro 3, 2007 Acho que o programa varia dependendo do tipo de carro ou do gosto do usuario pelo arroz. Begin Va até a cozinha. If não tem arroz pronto then ligue o gas do fogão acionar o primeiro bico acender o primeiro bico If primeiro bico não acender then desligar o primeiro bico acionar o segundo bico acender o segundo bico If segundo bico não acender then desligar o segundo bico acionar o terceiro bico acender o terceiro bico If terceiro bico não acender then desligar o terceiro bico acionar o quarto bico acender o quarto bico If quarto bico não acender then desligar o quarto bico finalizar o processo e entrar em contato end if end if end if end if va até o armario pegue uma chaleira coloque 500ml de agua na chaleira ponha a chaleira no fogo acione o segundo bico acenda o segundo bico If segundo bico não acender then desligar o segundo bico acionar o terceiro bico acender o terceiro bico If terceiro bico não acender then desligar o terceiro bico acionar o quarto bico acender o quarto bico If quarto bico não acender then desligar o quarto bico finalizar o processo e entrar em contato end if end if end if va até o armario pegue uma panela e ponha no fogo va até o armario pegue uma colher pegue uma chicara pegue um pote de oleo coloque 3 colheres de oleo na panela pegue o pote de arroz If não tem arroz cru then va até a dispensa pegue um saco de arroz ponha arroz no pote ponha o saco vazio no lixo end if coloque o 3 chicaras de arroz na panela va até o saleiro pegue 1 pitada de sal e ponha no arroz com a colher mexa o arroz na panela desligue o fogo da chaleira pegue a chaleira despeje a agua da chaleira sobre o arroz aguarde até a agua evaporar desligue o fogo desligue o gas leve a panela até a mesa end if End OBS: desculpe os possiveis erros mas ta tarde e eu queria mostrar aqui como um algoritimo memso sendo para uma tarefa simples deve ter uma grande complexidade tudo para evitar que hajam erros. Pois afinal estamos mexendo com fogão então ja imaginou se você chega em casa achando que o arroz esta pronto quando na verdade sua casa pegou fogo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tyrur 1 Postado Novembro 28, 2008 Share Postado Novembro 28, 2008 Muito bom o Post! eu acho que o logaritimo é fundamental em qualquer linguagem de programação. O cara que sabe fazer Algorítimo, aprende qualquer linguagem de sistema como facilidade. resumindo: Vai ajudar muitas pessoas iniciando com a programação C++ aqui no xtbia. Sem mais Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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