DiogoTemporario 91 Postado Março 11, 2012 Share Postado Março 11, 2012 (editado) Debatemos aqui o ato de não comer carne, ou nem carne nem derivados, independente do motivo. Qual sua posição? Por quê você a acha certa? Tópico aberto também para xingar o DiogoTemporário por dar uma de pastor vegetariano e tentar converter vocês. Aberto também para darem uma de pastores da carne e tentar me converter de volta à carnificina. Todas informações que posto aqui provém de artigos científicos, ensaios ou teses de mestrado/doutorado/pós-doutorado, notícias, livros ou documentários, todos com as respectivas fontes citadas. Ficou quase um mini-ensaio. Vou editando o post conforme lembro de mais informações. Minha visão: Não como carne porque acho que a vida de um animal vale tanto quanto a vida do homem - outro animal. Todos os vertebrados, e possivelmente os invertebrados*1*2, do reino animalia e com cérebro, por menor que seja, sentem dor*3*4, e tem pelo menos sinais de senciência*5. Os que comemos, a exemplo do boi, possuem também vida social. Há estudos que indicam que as vacas tenham até melhores amigas e sofrem quando são separadas delas - o que também é observado por fazendeiros*6. Há também o bônus da redução dos gastos com água, do desmatamento e das emissões de CO2. A maneira como os animais de fazenda - bois, porcos, galinhas... - são criados e mortos é cruel na maioria dos casos. Eles demonstram stress e se debatem antes de serem abatidos - isso quando não são abatidos clandestinamente, onde o gado ou o porco são postos de cabeça para baixo e tem a garganta cortada, morrendo lentamente enquanto o coração bombeia o sangue para fora.*7 As galinhas são confinadas em gaiolas do tamanho do seu corpo, para não se mexerem, deixando a carne mais macia - o que acontece de forma semelhante com os bois. Além disso, elas [as galinhas] são criadas com a luz sempre acesa nas chamadas factory farms - fazendas que criam animais em linha de produção - para que não durmam - o que as estressa. Consequentemente, comem mais, e engordam mais rápido. *8 Isso sem falar dos maus tratos aos animais, a marcação do boi à ferro, entre outros abusos. Os camarões e outros mariscos são mortos ou por choque elétrico ou por congelamento*7. Há o mito de que peixes não sentem dor, porém, estudos demonstram que isso não é verdade. *9 http://3.bp.blogspot...actory+farm.bmp Há quem fale na necessidade nutricional do homem comer carne e da importância que essa teve no desenvolvimento de nosso cérebro. É verdade que a carne contribuiu à evolução do cérebro humano. Isso pois, com ela, o homem primitivo conseguiu nutrientes de diversas frutas, cereais, e verduras difíceis de se coletar, reunidos em uma só refeição - afinal, o que o boi come senão o verde?Hoje em dia, porém, encontramos facilmente todas as proteínas e nutrientes necessários para manter um corpo e cérebro saudáveis em qualquer restaurante de qualidade. Um vegetariano com uma alimentação balanceada pode ser mais saudável que a grande maioria dos comedores de carne.*10 Não entrarei em detalhes sobre a desinformação que ocorre na necessidade de proteína e outros nutrientes, nem na toxicologia da carne e na nossa suposta evolução para onívoros, pois é um assunto muito amplo. Porém, se alguém quiser, posto aqui as informações. Gostaria de lembrar também o fator da hipocrisia, ou da falta de desinformação ou conformismo, que leva as pessoas a acharem inaceitável matar um cachorro e ao mesmo tempo comer um bife de almoço. Ambos, cachorros e bois, apresentam elevados níveis de senciência e sociabilidade. Há também quem diga que é uma utopia fazer com que todos parem de comer carne, que não adianta nada só ele(a) parar. Porém, há cada vez mais vegetarianos no mundo, e cada vez mais famílias ensinando desde cedo às crianças a significância de matar para comer. "Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que não fazemos." https://fbcdn-sphoto...780507970_n.jpg Há quem fale em hipocrisia, principalmente depois de uma imagem*11 ter começado a circular na net. Os produtos citados como feitos à partir de origem animal, são nos dias de hoje, por motivos de custo e qualidade, de origem sintética. Poucas raquetes ainda são feitas de tendões animais, ou pincéis de pelo. As "pragas" das plantações - os insetos - apesar de se enquadrarem no grupo dos invertebrados, que apresentam apenas indícios de dor e senciência, nem precisam ser mortos. Cada vez mais cresce o mercado dos orgânicos e dos hidropônicos.*12 *1 "painless, a Drosophila Gene Essential for Nociception" W. Daniel Tracey, Rachel I Wilson, Gilles Laurent, Seymour Benzer, California Institute of Technology http://www.cell.com/...7403002721?cc=y *2 "Can Insects Feel Pain?" Brian Tomasik http://www.utilitari...nsect-pain.html *3 Responder a um stimuli que ameaça o ser não quer dizer necessariamente sentir dor. Bactérias e plantas, que não possuem sistema nervoso, respondem à agressividades, buscando escapar ou se recuperar das mesmas para não se prejudicarem. Um conceito amplamente adotado para dor é: "Possuir a sensação de medo, ansiedade ou nervosismo perante a situações de risco, além da resposta ao stimuli provocado pelas mesmas." *4 "Are Bigger Brains Better?" Lars Chittka, Queen Mary University of London, Jeremy Nirven, University of Cambridge http://www.cell.com/...960982209015978 *5 Diversos são os valores atribuídos à palavra senciência. Uso-a aqui com o significado de "sentir, perceber, ou ser consciente." *6 Krista McLennan, PhD, Northampton University http://www.dailymail...-separated.html *7 Earthlings, Shaun Monson youtube.com/watch?v=R06Imw4Zzy0 *8 "Território e sociedade no mundo globalizado, geografia geral e do Brasil - Vol. Único" Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco, Cláudio Mendonça. p. 297 *9 "Do fishes have nociceptors? Evidence for the evolution of a vertebrate sensory system" Sneddon L U, Braithwaite V A and Gentle M A, Proc. R. Soc. Lond. B (2003) 270, 1115–1121 *10 "O papel da carne na evolução humana", prof. Rui Murrieta à revista VEJA http://veja.abril.co...evolucao-humana *11 http://www.underflas...riano-chato.jpg *12 Mercado de orgânicos cresce cada vez mais, EPNotícia/OGlobo, 01/04/2011 http://eptv.globo.co...a+vez+mais.aspx Editado Março 11, 2012 por DiogoTemporario Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
masquente 15 Postado Março 11, 2012 Share Postado Março 11, 2012 Na minha opinião, deixar de comer carne não vai salvar nenhum animal. É a cadeia alimentar... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Março 11, 2012 Autor Share Postado Março 11, 2012 Na minha opinião, deixar de comer carne não vai salvar nenhum animal. É a cadeia alimentar... Em resposta fica este trecho do meu post, que acrescentei após você postar: Há também quem diga que é uma utopia fazer com que todos parem de comer carne, que não adianta nada só ele(a) parar. Porém, há cada vez mais vegetarianos no mundo, e cada vez mais famílias ensinando desde cedo às crianças a significância de matar para comer. "Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que não fazemos." Sobre o "cadeia alimentar": É uma visão com a qual não posso discutir. Se, mesmo depois de ler todas as informações que postei, ainda se ache aceitável, moral ou justo matar para comer, então simplesmente não há o que se discutir. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
masquente 15 Postado Março 11, 2012 Share Postado Março 11, 2012 Ainda assim acho extremamente cruel o que fazem com os animais... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Menezes 24 Postado Março 11, 2012 Share Postado Março 11, 2012 Não gosto da ideia de ter que matar animais para me alimentar. Mas, infelizmente, desde cedo sempre fui acostumado a comer carne. Estou tentando mudar este meu habito e virar vegetariano. E já não gosto muito mais da ideia de matarem animais para fazerem casacos. Isso é uma violência imensa! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Março 11, 2012 Autor Share Postado Março 11, 2012 (editado) Todo mundo deixa pra depois e fica no comodismo, quem realmente quer mudar, muda. Começa comendo só peixe e frango, depois só peixe, depois mais nada; mas começa. Editado Março 11, 2012 por DiogoTemporario Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
masquente 15 Postado Março 11, 2012 Share Postado Março 11, 2012 Quem não come carne tem uma falta de proteínas infernal. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Março 11, 2012 Autor Share Postado Março 11, 2012 Quem não se informa tem uma falta de inteligência monumental Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
masquente 15 Postado Março 11, 2012 Share Postado Março 11, 2012 sei que pode ser substituída facilmente Diogo, mas carne > all. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Menezes 24 Postado Março 11, 2012 Share Postado Março 11, 2012 Todo mundo deixa pra depois e fica no comodismo, quem realmente quer mudar, muda. Começa comendo só peixe e frango, depois só peixe, depois mais nada; mas começa. Sim, eu concordo, e infelizmente estou nesse comodismo Estou sendo um puta de um hipocrita, mas também tem a questão de que eu estudo manha/tarde aí nos restaurantes aí, nunca tem nada além de carne e afins Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lordfire 309 Postado Março 11, 2012 Share Postado Março 11, 2012 Ser humano não é carnívoro????? Porque seria ruim comer animais? Não li o tópico todo, faz um tldr pra mim se eu falei algo que foi citado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lolksky 17 Postado Março 11, 2012 Share Postado Março 11, 2012 Quem não come carne tem uma falta de proteínas infernal. todos nutrientes existentes em carnes podem ser encontrados em vegetais terrestres e/ou marinhos, e outra, existe também suplementação extrínceca, que sai mais barato do que comprar carne num açougue hoje em dia. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Março 11, 2012 Autor Share Postado Março 11, 2012 Ser humano não é carnívoro????? Porque seria ruim comer animais? Não li o tópico todo, faz um tldr pra mim se eu falei algo que foi citado. O ser humano tolera a carne, não é que foi feito para comer carne. Posso detalhar, se necessário, mas estou sem o livro da onde peguei as informações, então vai ficar sem fonte. Motivos porque seria ruim comer animais: 1. Saúde: Existem benefícios e malefícios no consumo de carne vermelha, em termos de saúde. É um alimento gorduroso com altas doses do "colesterol ruim", e tem relação comprovada com diversos tipos de câncer. Por outro lado, contém uma grande diversidade proteica e mineral que você só consegue tendo uma dieta rica em cereais e legumes - ou seja, você pode excluir os malefícios tendo uma dieta balanceada, sem carne. 2. Fator ambiental: Quem já estudou ecologia sabe que a energia se perde conforme o nível trófico aumenta, e é muito mais sustentável obter alimento à partir dos níveis mais baixos - os produtores, isto é, as plantas. Além disso, a pecuária consome quantidades absurdas de água e espaço - causando assim o desflorestamento -, além de que as emissões de uma vaca contribuem mais para o efeito estufa do que as de um carro. 3. Moralidade: Porém, o motivo mais importante, em minha opinião, pelo qual seria ruim comer animais é que é imoral. Se eu não mataria um homem para comer, então também não mataria um boi. Leia os dois primeiros parágrafos do meu primeiro post e entenderá. Tem uma discussão bem legal que é, de modo grosseiro: Se vale a lei do mais forte, por que práticas como a escravatura são erradas? A lei só vale entre espécies, que nem são lá tão diferentes? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Folspa 26 Postado Março 12, 2012 Share Postado Março 12, 2012 Se tolera: coma. Se não tolera: não coma. Se for assim... matamos os vegetais, afinal, eles são seres vivos também. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Março 12, 2012 Autor Share Postado Março 12, 2012 (editado) Pelo mesmo raciocínio: Seu organismo tolera nicotina, fume. Plantas não tem sistema nervoso, não sentem dor, não são senciências nem conscientes. São seres vivos, como são as bactérias. A questão aqui é matar seres vivos que possuam senciência/consciência, sintam dor, prazer, angústia... para comer. O conceito de vida é muito amplo. Existem simulações de I.A. em supercomputadores onde os programas competem, evoluem, reagem... Procure no TED, lá tem a palestra sobre o assunto. Editado Março 12, 2012 por DiogoTemporario Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados