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Aula De Mapping Part. 1


Lopoi2

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Aula de Mapping Part. 1



Introdução

 

Nesta série de aulas, que eu (Lopoi2) e BruMatt iremos postar, falaremos sobre os 3 tipos principais de mapping: RPG, Beleza, Jogabilidade.

Neste primeiro tutorial estarei apenas informando os conceitos basícos que um Mapper precise ter.

 

-Areas de Mapping:

O mapping eestá dividido em 3 principais partes:

1)RPG: Se trata do enredo de um mapa

2)Beleza: Se trata do detalhamento de um mapa

3)Jogo: Se trata de ver se o mapa é bom para um ot

 

-Principais Map editors:

Atualmente existe 2 principais map editors de tibia:

 

1)Remeres Map Editor (RME):

Um dos mais ultilizados map editors. Ele contém um amplo estoque de auto-borders e auto-preenchimento. Sua interface é de fácil entendimento, e aceita mais de uma versão de tibia.Sua ultilização é melhor para criar as estruturas de mapas, pois nem todos os campos e paredes estão com auto-preenchimento e auto-border.

Interface do RME:

 

rmeinterface.jpg

 

2)Simone Map Editor:

Não tem divisões de guias, mas sim de tipos de IDs. Os solos ficam no ground, items em item, etc. É melhor para detalhes, por ser necessário o conhecimento das IDs. As partes ruins são: ele só aceita uma versão de ot, não tem zoom que nem o RME.

Interface do Simone:

 

simonemapeditorinterfac.jpg

 

-Zonas:

1)Protection zone: área utilizada em dps e templos, nela não é posível o ataque de players e de monstros, nem utilizar runas de combate.

2)NO PVP zone: área onde players não podem se atacar, mas monstros podem, pode se utilizar runas de combate nela.

3)NO Logout zone: área onde não se pode dar logout.

4)PVP zone: área onde players podem morrer sem perder nada, nem virar PK.

5)Spawn zone (Spawn): área onde pode ser colocado monstros.

 

-Floor(Andares):

Na maioria dos ots o solo é no floor 7em relação ao zero, para ter um espaço igual de cima pra baixo, vale ressaltar que o RME classifica os Floors em relação ao máximo, sendo o mais alto 0 e o mais baixo 14, e o Simone, pega em relação ao solo, e considera o 7 Ground floor (ou 0) para cima é possitivo, e abaixo é negativo.Um atalho no RME é usar as teclas PgUp, para subir, e PgDown, para descer. Neste tutorial vou usar o metodo do RME como referência para explicar uns detalhes. Do floor 0 é possível ver abaixo até o floor 7, no 7 não se vê nada em baixo, no 8 se vê até o 14, e do 14 não se vê nada em baixo. Por isso se deve ultilizar o 7 como solo.

 

-Pequenos tutoriais:

1)Juntando mapas (RME): clique no canto do mapa editor, num botão que muda de pincel para seletor (está no cruzamento das barras de movimento) segure shift, selecione a área a ser copiada, clique Ctrl+C para copiar, e depois Ctrl+V para colar.

2)Criando um mapa: começe pela área que será ultilizada, passe para a parte de jogo, o RPG e por fim o enfeitamento do mapa.

3)Criando amplas áreas quadradas (ou redondas): com o pincel selecionado, segure shift e mova o mouse até formar a área desejada, para circulos mude a forma do pincel para redondo.

 

Por enquanto é isso. Espero que aproveitem.

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