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Codding4Life

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  1. Colega, não teria como eu tirar por mensagem privada ou aqui no tópico mesmo? Digo porque meus tempos vagos são poucos e aleatórios, eu trabalho... Mas se não tiver como eu te adiciono lá e quando der conversamos, Abraços
  2. Olá, fiz umas adaptações em duas apostiladas e professores doutores para passar uma ideia geral sobre as sub rotinas que sao os procedimentos e as funções... Definição Um conceito simples seria: Subrotina é um parcela de código computacional que executa uma tarefa bem definida, sendo que essa tarefa pode ser executada (chamada) diversas vezes num mesmo programa. Motivação para criação:  A aplicação das subrotinas surgiu da necessidade de dividir um problema computacional em pequenas partes.  Os programadores verificaram que muitas destas pequenas partes se repetiam. Assim pensaram em implementá-las apenas uma vez e fazer várias chamadas ao código.  Ex.: Impressão de mensagens, zerar um vetor, fazer uma operação matricial, etc Utilização de subrotinas Deve-se usar subrotinas sempre que objetiva-se:  Utilizar uma parte do código em várias partes do programa;  Vários programas irão utilizar os mesmos códigos (bibliotecas);  Abstrair a complexidade e facilitar o entendimento do programa. Utilização de subrotinas Facilita a programação estruturada:  dada as fases previstas nos refinamentos sucessivos decompõe-se o programa em módulos funcionais  tais módulos podem ser organizados/programados como subrotinas. Ou seja: viabiliza a modularização. Características das subrotinas  Executam uma tarefa bem definida  Não funcionam sozinhas: devem ser chamadas por um programa principal ou por outra subrotina  Facilita a legibilidade do código através da: ◦ estruturação (subrotinas são agrupadas fora do programa principal) ◦ enxugamento (através de diversas chamadas da mesma subrotina)  Permite a criação de variáveis próprias e a manipulação de variáveis externas (devidamente parametrizadas) . Tipos de subrotinas Existem dois tipos de subrotinas:  Procedimentos: não retornam nenhum valor. São usadas para realizar alguma operação que não gera dados.  Funções: retornam valor. São utilizadas para realizar uma operação e retornam alguma resposta relativa à operação realizada. Procedimento - forma geral A sintaxe de declaração de um procedimento é: Função - forma geral A sintaxe de declaração de uma função é: Passagem de parâmetros por referência: utiliza-se a construção VAR antes dos identificadores para indicar a passagem por referência. Os identificadores são separados por vírgula. Parâmetros: Entre um mesmo tipo de dados usa-se a separação por vírgula. Entre tipos de dados a separação é feita com ponto-e-vírgulas ';'. Tipo de retorno da função: Real, Inteiro, Lógico ou Caractere. Declaração de variáveis locais: idêntica à declaração de variáveis globais. As variáveis declaradas localmente tem validade dentro do escopo da função Retorne: local onde é colocado a variável de retorno. EXEMPLOS: Procedimento: Função: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Créditos: Helen Helena Codding4Life
  3. Muito bom, pra quem ta começando as apostilas dão uma boa base... como dica sugiro para os iniciantes após criarem seus primeiros algoritmos, tentem otimizá-los, organizando em funções e procedimentos e tratando de validações dos campos... Att
  4. De certa forma concordo com você, porém para usuários que não possuem base nenhuma e onde essa maioria ainda nao domina o inglês, uma linguagem em portugês pode facilitar a compreensão da lógica, ponto mais importante para se tornar um programador, pois a preparação para linguagens de alto nível é sim necessária mas se o programador não tiver uma boa lógica não adianta estar preparado para seguir. Devido à isso a maioria das faculdades optam por ensinar primeiramente uma linguagem baseada em "Portugol"... Abraços
  5. Olá pessoal, sou programador nível intermediário, faço Ciência da Computação na UEL, porém sou novo no fórum.... Gostaria de ter uma ideia do conhecimento dos usuários que frequentam a área de programação e tive a ideia de criar um tópico para que cada usuário que "manje" de programação, faça um jogo e poste-o aqui. Porque VisualG? R:Bom o visualg, para ingressantes na área de programação que não possuem base e não faziam ideia do que significava uma linguagem de programação é uma ótima linguagem para aprender Dicas:Para você que vai participar, utilize vetores, matrizes, laços de iterações, condições, procedimentos, funções, variáveis e sempre, sempre comentando seu código e edentando ele. OBS:Use sua criatividade, você pode fazer até mesmo um rpg. Bom trabalho! Vejam alguns exemplos de sources existentes na internet: Jogo da Forca - Edilson Spalaor Jogo da Forca - Thiago Aguiar Jogo da Velha
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